Discussão:Café

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Aqui minha opiniao: cafe nao e arvore, mas arbusto. O cafe e produzido em paises tropicais nao so pra exportacao, mas para consumo tambem. Diotti 10:17, 20 Nov 2004 (UTC)

Se esse artigo é sobre a planta, não deveria ser movido para Cafeeiro, já que o nome da planta é esse, e não "Café"? -- Monocromático 20:58, 8 Jan 2005 (UTC)

Será este artigo mais um panfleto encomendado pela indústria do café?[editar código-fonte]

É curioso, mas o artigo conseguiu transformar o café em uma panacéia que cura tudo.

É impossível que uma pessoa que se disponha a escrever sobre o café não seja capaz de citar um único malefício do mesmo.

O café é classificado como grão ou ceral?

Café =/= Café![editar código-fonte]

Porque não 2 artigos: Café (bebida) e Café (fruto/grão) ?

Acusações injustíssimas[editar código-fonte]

Prezado usuário OS2Warp:

Acerca das acusações que me foram feitas por si, respondo pelas alterações que geraram comportamento acusativo de sua pessoa na edição de café:

1. substituí a tradução errônea da palavra qahwa de "vinho da Arábia" pelo correto "vinho" (ou seja, se não fui claro, qahwa é "vinho" em árabe, e não "vinho árabe"). Observação importante: para essa alteração, coloquei uma referência que sua reversão fez sumir, empobrecendo o artigo.

2. substituí as letras maiúsculas das palavras em árabe e turco por minúsculas; isto por não serem nomes próprios, mas palavras comuns transcritas diretamente dos léxicos de tais línguas.

3. Mohammad é Maomé em português. O uso da primeira forma configura um estrangeirismo desnecessário.

4. inseri a preposição de entre máquina e expresso, o que foi perfeitamente coerente com as regras gramaticais vigentes da língua portuguesa, coisa que não figurava na forma anterior.

Sendo assim, não propaguei termos ofensivos, não inseri informações erradas ou textos sem sentido e não fiz nenhum tipo de propaganda. Muito antes pelo contrário: acrescentei referências, corrigi incoerências e inconsistências, primei pelo ótimo uso da língua e, por fim, enriqueci o artigo, ato que sua reversão desfez.

Pleno de ciência das minhas ações e das regras e propósitos da Wikipédia, prefiro a minha versão àquela que está vigente, revertida por você.

Aqui sim cabe uma admoestação: se novamente for acusado com tamanha injustiça, pedirei a quem de direito as medidas cabíveis por tal infâmia.

Sem mais, Danielcz (discussão) 06h18min de 1 de Outubro de 2008 (UTC)

Região Norte[editar código-fonte]

Olha que é bem possível que as primeiras plantações tenham sido feitas na Região Norte?…

Vou pesquisar e, conforme os resultados, insiro novas informações ao artigo.

Danielcz (discussão) 11h27min de 8 de Outubro de 2008 (UTC)

Realmente, como desconfiava, as primeiras plantações foram na Região Norte, em Belém. Inseri as informações e as referências no corpo do artigo. Danielcz (discussão) 01h24min de 11 de Outubro de 2008 (UTC)

Bebida mais consumida no mundo?[editar código-fonte]

"O café é, atualmente, a bebida mais consumida no mundo" Não conheço uma única pessoa que beba mais café do que água. o comentário precedente não foi assinado por 201.17.102.56 (discussão • contrib.)

  • He, he… De fato, a coisa soou estranha (embora o café seja o pó + água), o sentido deixa transparecer que se fala de bebida artificial, preparada… Já que foi aventado, vou colocar no texto assim. Conhecer ¿Digaê 15h17min de 23 de Dezembro de 2008 (UTC)

O cafe de qual país é considerado o melhor do mundo?--189.0.16.165 (discussão) 08h38min de 11 de novembro de 2009 (UTC)M.Teresa - 11/11/09 - 06:38hs[responder]

Teresa, aqui não é um fórum, mas uma página de discussão acerca da qualidade e do conteúdo do artigo Café. Danielcz (discussão) 14h53min de 11 de novembro de 2009 (UTC)[responder]

Xícara com Café?[editar código-fonte]

Que analfabeto escreve assim?

Desnecessária e estranha repetição[editar código-fonte]

Este artigo é sobre a bebida feita pela infusão quente dos grãos moídos de café. Mas no topo do atigo está escrito " Nota: Para grão do cafeeiro e da bebida feita com ele, veja Café (desambiguação)." Este artigo já existe para definir a bebida referida, por que a frase transcrita redunda em falar de um artigo sendo que a página onde está é a do próprio artigo?--Gutim (discussão) 16h52min de 12 de abril de 2012 (UTC)[responder]

Ideias contrárias[editar código-fonte]

Está no artigo:

"Com a crise de 1929, a partir do governo de Getúlio Vargas, todo os estoques de café tiveram que ser queimados para os preços não subirem. A escolha foi feita de modo a manter o café como um produto destinado às elites. Ou seja, o governo preferiu queimar o café à vendê-lo por um preço mais baixo, o que o tornaria acessível a qualquer cidadão da época"

Acredito que na quebra da bolsa tudo foi desvalorizado, então na verdade a ação do governo deve ser no sentido de conter a queda do preço, devido à ausência de compradores, do que de diminuir o estoque para evitar a alta dos preços. Na verdade, a diminuição do produto aumenta o preço.

O mal entendido pode ser corrigido substituindo-se "não subirem" por "não descerem" em "...ser queimados para os preços não subirem".

O café no mundo[editar código-fonte]

Nomeei este tópico para atender ao pedido de Catarina Macedo aqui, com esperança de encontrar pesquisadores interessados. O verbete está muito bem escrito mas concordo com o que disse a Catarina e transcrevo a seguir: Luiza Teles Lu 16h47min de 4 de outubro de 2014 (UTC)[responder]

"Tema demasiado centrado num só país que é o Brasil quando isto é um tópico sobre o café à escala global, omitindo a importância dos descobrimentos para a divulgação do mesmo e pouco aprofundado sobre o papel da Europa na divulgação e exploração do mesmo. A existência de uma página intitulada A produção do café no Brasil faz com que a constante referência desse país neste tópico simplesmente designado Café seja despropositado e muito pouco informativo para quem quer aprofundar conhecimentos sobre o tema do café em geral, e a sua história a nivel mundial e não a nível do Brasil. Enviado por: Catarina de Macedo 93.108.101.239 (discussão) 12h01min de 4 de outubro de 2014 (UTC)"[responder]

Tomei conhecimento a partir do catálogo da Biblioteca Nacional de Portugal a existência de livros que podem ser úteis. Não tive acesso à leitura dos mesmos mas com certeza será um bom começo para quem quiser editar o tópico. Passo a citar os livros: - A HISTÓRIA MARAVILHOSA DO CAFÉ / AUGUSTO ISAAC DE ESAGUY - MONOGRAPHIA DO CAFÉ, HISTORIA, CULTURA E PRODUCÇÃO / PAULO PORTO-ALEGRE - HISTÓRIA BREVE DO CAFÉ / RAMOS DE SOUSA - O CAFÉ : NA HISTÓRIA, NO FOLCLORE E NAS BELAS-ARTES / BASÍLIO DE MAGALHÃES - O CAFÉ : UMA VIAGEM ATRAVÉS DA HISTÓRIA, NA LITERATURA E NA SAÚDE / ORG. ANTÓNIO LUÍS MEDEIROS ; REV. MANUELA FELÍCIO - CARTILHA DO AMANTE DE CAFÉ : HISTÓRIA, LENDAS E RECEITAS / MÁRIO VARELA SOARES - ASPECTOS DA HISTÓRIA ECONÔMICA DO CAFÉ / ROBERTO C. SIMONSEN

Espero ter ajudado

Café na Literatura[editar código-fonte]

O café é muito influente na literatura, principalmente na poesia romancista. Recomendo um tópico com esse título. Sr. Filosofeiro (discussão) 14h13min de 27 de janeiro de 2015 (UTC)[responder]

Link da Crise de 1929[editar código-fonte]

Na página "Café" consta o seguinte parágrafo sobre a crise de 1929:

"Nos finais da década de 1930, o Brasil tinha-se visto a braços com outro excedente de produção que foi resolvido com ajuda da Nestlé, quando esta inventou o café instantâneo."

O link [27] mencionado no texto não traz nada sobre a Nestlé e seu produto Nescafé! O link realmente tem informações sobre a relação da crise com o café, mas não cita a empresa e seu produto!

Este tipo de informação propagandística consta na página da empresa, o que não parece adequado para aparecer em artigos da Wikipédia e seus padrões "neutros" de proposição não comercial.

Não seria mais adequado e ético retirar esse parágrafo que cita a Nestlé e colocar a informação real referente ao link mencionado? Se o link não possuir informação fidedigna, é mais apropriado buscar uma outra fonte, sem argumentos dúbios que mostrem uma empresa e seu produto como se fossem soluções econômicas do país e sem viés de propaganda... Aelcius (discussão) 21h00min de 21 de abril de 2024 (UTC)[responder]

Removi a frase agora. Na verdade, ficam dúvidas até em relação a ref utilizada. Imagino que devem ter fontes melhores para falar sobre a crise do café no Brasil. Fronteira diga - veja 00h20min de 22 de abril de 2024 (UTC)[responder]