Discussão:Calcita

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Untitled[editar código-fonte]

Gostaria de fazer um pequeno reparo. O Calcário não é um mineral, ou melhor, não é um outro nome dado Calcite. É sim uma ROCHA que é constituída maioritariamente por cristais de calcite (Carbonato de Cálcio) mas também pode ter uma porção de cristais de Carbonato de Magnésio e outros constituintes em pequenas proporções.

Isto está relativamente bem explicado no artigo sobre o Calcário "Os calcários (do latim "calx -cis" , "cal") são rochas sedimentares que contêm minerais com quantidades acima de 30% de carbonato de cálcio (aragonita ou calcita). Quando o mineral predominante é a dolomita (CaMg{ CO3}2 ou CaCO3. MgCO3) a rocha calcária é denominada calcário dolomítico." Na verdade neste ultimo caso pode-se também atribuir em português o nome de Dolomia.


Aproveito para fazer também um comentário em relação a uma grande quantidade de artigos sobre minerais. A maior parte deles aparece com o nome na terminologia Brasileira que, embora em alguns casos não seja muito diferente, esta errada na terminologia Portuguesa. Como neste caso da calcite que é denominada de calcita (termo Brasileiro). Em alguns casos o nome em português aparece como sendo simplesmente um outro nome dado ao mineral. Sugiro que no nome dos minerais apareça com a designação do nome em português de Portugal e português do Brasil como é caso de muitos artigos presentes na Wikipédia.