Discussão:Calor

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


no fim, é possivel converte uma determida quantidade de energia mecanica em energia termica?

Sim, isso acontece por exemplo quando vc está com frio e esfrega suas mãos. O trabalho do atrito faz a energia cinética do movimento das mãos virar enegia térmica, esquentando-as.


O termo "energia térmica" para referir a energia do movimento de vibração das muitas partículas que montam a estrutura de um corpo é comum e aceitável. Denominar "Calor" como algum tipo de energia é problemático. Isso pode gerar conflitos conceituais. Para o ensino da Física clássica, newtoniana, é suficiente considerar-se apenas duas modalidades distintas de energia: energia de movimento e energia de interação. A energia de movimento, também chamada de “cinética”, é a única forma de energia que pode pertencer, ou estar contida em uma partícula isolada. Para a sua existência basta a partícula possuir massa e velocidade. A energia de interação (ou de força) só se encontra presente em sistemas de duas ou mais partículas, onde há a possibilidade de existir força. Como estabelece a terceira lei de Newton, a força isolada é uma impossibilidade. Só existe força se dois entes materiais interagirem. Essas modalidades básicas ainda podem experimentar tipos particulares dessas energias, conforme existirem diferentes velocidades e diferentes forças. Por exemplo: as partículas ou corpos possuidores de velocidades lineares possuem energia de movimento de translação (cinética de translação). Os sistemas de partículas, ou corpos possuidores de velocidades angulares, possuem energia de movimento de rotação (cinética de rotação). Os sistemas nos quais existe força gravitacional possuem energia de interação gravitacional (potencial gravitacional). Caso a força interativa seja eletromagnética, então a energia será de interação eletromagnética (energia potencial eletromagnética). A energia potencial elástica presente em molas, elásticos e demais sistemas materiais quando tencionados ou pressionados por forças, é energia de interação eletromagnética. Os corpos não elementares são descritos como constituídos por estruturas conhecidas como átomos e moléculas, ou seja, sistemas de partículas menores que geralmente, além de possuírem movimentos, também interagem por forças de ação à distância. Ao somatório de todas as energias de movimento (cinéticas) e de interação (potenciais) dessas partículas e micro-estruturas, dá-se o nome de energia interna. Há quem chame de energia térmica a parcela da energia interna que é apenas energia de movimento dessas partículas. A primeira lei da termodinâmica, na sua forma simbólica mais conhecida,ðU = Q - W nos mostra haver duas formas possíveis para se fazer variar a energia interna de um sistema. Por meio de trabalho ou por meio de calor. Portanto, calor e trabalho são duas formas distintas de se produzir variação na energia de um corpo ou sistema. Não são formas de energia, uma vez que os sistemas não possuem e nem armazenam trabalho ou calor e sim armazenam as energias elementares que somam a sua energia interna. Calor é a forma de variação da energia de um sistema de muitas partículas (corpo), que se vale da diferença de temperatura existente entre corpos.


Resposta: calor é energia térmica em trânsito entre partes de um sistema ou entre sistemas devido à diferença de temperaturas entre tais partes ou sistemas. Lauro Chieza de Carvalho (discussão) 14h42min de 31 de janeiro de 2012 (UTC)[responder]

---

A última edição do artigo já contempla essas observações acima. Há no entanto uma dúvida na afirmação constante no primeiro parágrafo "sem transforte de massa". Pergunto: a transferência de energia térmica por meio de calor (ou seja, por diferença de temperatura) na "convexão", não envolve transporte de massa?

eu tenho uma duvida a seguinte

numa garrafa termica o sistema é isolado com espelho pelo lado de dentro.. para evitar calor por refração se eu colocar nitrogenio liquido a garrafa termina num funciona corretamente ja que passa calor do lado exterior para o interno por refração é isso?

então a garrafa termica so isola(não completamente porque o sistema não é perfeito) corretamente se colocar um liquido em alta temperatura ao inves de baixa?

À comunidade, só para constar, o artigo não foi esquecido não... Estou apenas meio sem tempo para prosseguir com a reforma... Grato pela compreensão. Lauro Chieza de Carvalho (discussão) 22h07min de 3 de março de 2013 (UTC)[responder]