Discussão:Andebol 1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Andebol de 11 era um desporto diferente do Andebol de 7!

Incluir aqui os títulos de Andebol de 11, é o mesmo que confundir Futsal com Futebol de 11 ou Hoquei em Campo com Hoquei no gelo ou Hoquei em Patins.

Fui informado por um IP de que a informação dos títulos estava errada. Como fonte, o IP apresentou o documento http://213.134.51.44/publishing/img/home_275/fotos/2810516501358201215.pdf, cuja origem ainda está por confirmar.

De qualquer forma, tanto o FC Porto como o SL Benfica (os únicos clubes que vi rapidamente) listam os troféus que actualmente estão listados, querendo isto dizer que poderão não saber desta alteração (o que o próprio IP dava a entender). Venho então solicitar ao IP que explique melhor o que se passa, colocando comunicados oficiais que mostrem o porquê desta alteração à contagem de títulos. Vou marcar a secção de títulos com alguma pre-definição para que se saiba de tudo isto.

Agradecido,

Jorl17 (discussão) 14h42min de 2 de abril de 2012 (UTC)[responder]

O Sporting já se lista com 19 títulos, confirmei agora. Quem quer que tenha feito estas alterações às classificações, se for da FPF (e se puder comprovar isso), ditará o que aparecerá nesta página. De qualquer forma não deixam de ser questionáveis estas alterações por parte do pseudo organismo máximo do Andebol nacional. Jorl17 (discussão) 14h48min de 2 de abril de 2012 (UTC)[responder]


Email enviado ao Sporting Clube de Portugal 09:40 (há 15 horas) para drpe

Tendo como base este artigo escrito pelo jornal O Jogo "Andebol - Sporting reforça estatuto de maior na modalidade" http://www.ojogo.pt/28-93/artigo979303.asp

"Com as vitórias do FC Porto nos últimos anos, o Sporting tinha em causa o estatuto de clube português mais ganhador no andebol. Ontem, com a reconquista da Taça de Portugal, derrotando os portistas, essa luta mano a mano ficou mais folgada para os leões, que agora têm 33 títulos (17 Campeonatos, 13 Taças de Portugal, duas Supertaças e uma Taça Challenge) contra 31 dos azuis e brancos (16 campeonatos, sete Taças, cinco Supertaças e três Taças da Liga). Além disso, a equipa de Branislav Pokrajac continua a ser a única que tem possibilidades de ganhar todas as provas que disputa. A Taça já está, no campeonato, mesmo que com algum atraso, ainda está vivo e vai jogar as meias-finais da Taça Challenge, prova que venceu há dois anos."


Verifiquei que na wikipedia existe uma pagina http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Portugu%C3%AAs_de_Andebol#T.C3.ADtulos_por_Clube que fala da Modalidade e nela podiamos ler que o Sporting tinha 17 titulos de campeonatos e o porto vinha logo atras com 16.

Títulos por Clube

  Sporting CP - 17
  FC Porto - 16
  ABC de Braga - 12
  SL Benfica - 7
  CF Belenenses - 5
  SC Salgueiros - 1
  Madeira Andebol SAD - 1


Verifiquei junto da Federação que afinal o Sporting tem 19 campeonatos conquistados (17+2 divisao elite) http://213.134.51.44/publishing/img/home_275/fotos/2810516501358201215.pdf. No site das modalidades do Sporting faz precisamente referencia a esses 19 titulos como se pode constatar aqui http://www.sporting.pt/Modalidades/Andebol/and_palmares.asp

Procedi à alteração do artigo, mas entrei em disputa com o anterior revisor que me exigiu documentação para provar o que estava a dizer. Mencionei o refido link da tabela que agrega todos os campeões de todas as divisões nacionais. E se não obstante o mesmo autor do artigo da wikipedia usou o titulo da Divisão de Elite do porto em 2001/2002 já não considerou os 2 do Sporting. Alem do facto de terem juntado os titulos dos diferntes escaloes para chegar à conclusão que afinal a potencia no andebol em Portugal é o Fc. Porto. Alem de que alguns somatorios de titulos estavam errados.

Títulos por Clube

  Sporting CP - 19
  FC Porto - 14
  ABC de Braga - 10
  SL Benfica - 6
  CF Belenenses - 5
  São Bernardo - 2
  SC Salgueiros - 1


Não sei que versão vai figurar mas era bom que alguem no Sporting estivesse atento a estes fenómenos pois podem não so induzir os adeptos da modalidade, como todos os portugueses ou os orgãos de comunicação nacional que pelos vistos não corroboram as suas informações, com quem de direito. Neste caso o representante da modalidade em Portugal, a respectiva Federação. É que basta uma pesquisa no maior motor de pesquisa da Internet por "Campeonato Português de Andebol" para se chegar logo em 2º lugar a esse link. O 1º link é para o site da federação da modalidade.

Cumprimentos, Saudações Leoninas, o sócio

O documento é certamente da federação e por isso vou deixar as alterações como estão. No entanto, há aqui conclusões falaciosas:
  • Em lado nenhum se diz que a divisão elite é a divisão principal, nem tão pouco se sabe que divisão contabilizar.
  • Não existe nenhum palmarés na FPF e estes dados estão a ser inferidos a partir de um dos seus documentos assumindo subjectivamente que a divisão elite é a que deve ser considerada, bem como o campeonato nacional.
  • Não encontro explicação para o facto de os clubes FC Porto e SL Benfica, bem como alguns media (que fizeram referência a isso no ano passado, uma vez que tanto em 2010-11 o FC Porto fez o pleno, como em 2003-04, o que só é possível se os dados anteriores se mantiverem), utilizarem outros dados que aparentemente são "inventados". Atrevo-me a dizer que se há coisas "estranhas" aqui vêm da Federação. Lembro-me perfeitamente de se celebrar o pleno em 2003-04.
  • Outras wikipédias estão de acordo com este artigo (o que não é falácia nenhuma, apenas uma observação)

Com estes factos tidos em conta, podemos apenas concluir que a página continua problemática, pois não se baseia em dados 100% fiáveis (alguns são inferidos mediante critérios não fiáveis), questionando coisas que eu próprio vivi (o pleno de 2003-04 aconteceu e não o vejo aqui). Por agora as alterações ficam, mas, como disse, a probabilidade de estarem erradas é elevada -- eu sei o que aconteceu em 2003-04. Jorl17 (discussão) 13h55min de 3 de abril de 2012 (UTC)[responder]