Discussão:Canadá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Estrela de artigo destacado Canadá é um artigo destacado; o que significa que ele (ou uma versão anterior) foi identificado como um dos melhores artigos produzidos pela comunidade da Wikipédia. Apesar disso, se puder atualizar ou melhorá-lo, por favor, faça-o.
Etapas passadas por este artigo
Data Processo Resultado
14 de março de 2007 Candidato a artigo destacado Promovido
3 de maio de 2009 Revalidação de artigo destacado Despromovido
23 de novembro de 2010 Candidato a artigo destacado Promovido
Estatuto atual: Artigo destacado

Stock post message.svgLista de tarefas por fazer em Canadá:

  • Criar: Seção sobre saúde
  • Adicionar fonte fidedigna em Demografia no artigo Canadá
  • Inserir versão completa do Brasão, como se vê a wiki anglófona en:Canada e na francófona fr:Canada Lucasmoorim (discussão) 03h09min de 4 de julho de 2012 (UTC)
  • Atualizar: Penúltima frase do terceiro parágrafo da secção sobre Governo e política após as eleições de 2019

Aborígine ou aborígene?[editar código-fonte]

eu havia modificado de aborígene para aborígine. Posteriormente fui conferir no Wikicionário percebi que neste caso o mais adequado seria o "aborígene", pois, "aborígine" se refere aos índios australianos. segue o link http://pt.wiktionary.org/wiki/abor%C3%ADgene Acho que minha primeira correção foi indevida, tentei repor, você corrigiu novamente. Penso que o ideal seria manter o aborígene, pois a própria Wikipédia referencia neste verbete. Agora estou neutro, peço desculpas se errei. Sds. Stuckkey (discussão) 10h47min de 24 de outubro de 2010 (UTC)

Pelo o que observei neste link, o termo "aborígine" é mais utilizado no português brasileiro, enquanto o termo "aborígene" é mais utilizado no português europeu. Ao que me parece, ambos os termos têm o mesmo significado, portanto não sei qual versão (minha ou a sua) seria a mais adequada. Aguardo opiniões. Heitor diz aí! 10h51min de 24 de outubro de 2010 (UTC)
Seundo o Wikcionário, aborígene tem dois significados, sendo um especificamente referente aos índios australianos e outro que engloba os povos autóctones em geral. Se a diferença é de versão, o correto é manter a que originalmente estava empregada. RmSilva msg 19h42min de 2 de novembro de 2010 (UTC)
Não me parece que um verbete não referenciado do Wikcionário seja um bom argumento seja para o que for. O neste link apontado pelo Heitor parece-me muito esclarecedor, ou seja, ambos os termos são corretos, ficando a dúvida de qual utilizar: a priori, já que o texto está em ptBR, diria que devia ser com "gIne", mas pelo que julgo perceber, "gEne" também é compreendido pelos brasileiros. Se esta última premissa está certa, sugiro o "gEne" porque haverá muitos tugas que pensarão que "gIne" é uma gralha de ortografia - eu próprio fui conferir ao dicionário a primeira vez que a vi, pois parece daqueles erros em que se cai por causa da fonética. O importante é que só se use uma das formas, caso contrário parecerá que uma está errada. --Stegop (discussão) 20h07min de 2 de novembro de 2010 (UTC)

Alerta de vandalismo: mudança de versão[editar código-fonte]

Alerto que Usuário:João Sousa está cometendo vandalismos sistemáticos no artigo alterando a versão do português de PT-BR para PT-PT, em meio a edições sequenciais inocentes para camuflar tal ato. Muita atenção às edições dele. É um usuário que sabe que isso é proibido, portanto não tem desculpa para tal conduta, é vandalismo mesmo. Prowiki (discussão) 02h49min de 3 de novembro de 2010 (UTC)

Nível de escolaridade dos canadenses - correção.[editar código-fonte]

Saudações a todos. Neste artigo consta (de forma errônea) que mais de 40% dos canadenses têm nível superior de formação. A referência apresentada(em inglês)obviamente não corrobora esta afirmação. Prefiro imaginar que a pessoa que escreveu este texto se enganou quanto à interpretação da fonte ou simplesmente não é capaz de ler em inglês. Estou corrigindo a informação e colocando uma referência praticamente irrefutável: o site de estatísticas do Canadá, com dados de recenseamento. Números corretos: adultos entre 24 e 64 anos com nível superior no Canadá em 2001- 19,7%; em 2006-22,9%. Outra informação que pretendo inserir é referente ao analfabetismo funcional, ou seja, o contigente daqueles qde ue, embora saibam ler ler e escrever, têm dificuldade para interpretar textos simples ou de média complexidade. Esta informação pode ser de difícil aferição, pois a definição de analfabetismo funcional pode variar. Além disto, nem sempre o número de anos de escolaridade reflete o conhecimento real do cidadão. Sabemos por exemplo que no Brasil em muitas regiões, na educação pública básica e secundária existe a política da reprovação zero, o que possibilita a um analfabeto funcional terminar o segundo grau. No Quebec(provincia canadense) também existe esta política(a meu ver errônea)e eu constatei pessoalmente que há jovens que concluiram o segundo grau no Quebec e são incapazes, por exemplo de efetuar uma simples conta de dividir. Li há alguns meses um artigo de um jornal em Montreal que 50% dos quebequenses e 40% dos canadenses adultos são analfabetos funcionais (estima-se que no Brasil sejam mais de 70%). Busquei uma fonte desta informação e estou acrescentando a este artigo. As referências estão disponíveis em francês e em inglês. Salve a Wikipedia e salve a informação livre na internet! Obrigado. Sem mais,

Augusto Monteiro.

Pode ter sido vandalismo. Ou pode não ter sido necessariamente a pessoa que inseriu a informação e sim uma fonte colocada a posteriori por um editor completamente diferente.Sabe, por aqui há uma obsessão em fazer desaparecer marcas de falta de fontes, mas depois de arranjado um link, parece que ninguém o lê para confirmar. Polyethylen (discussão) 06h15min de 25 de abril de 2012 (UTC)
Na verdade eu acho que a fonte original dizia exatamente o que estava no artigo. O Canada faz uma diferenciação entre "colleges" e "universities" que acaba por confundir a situação. Veja essa tabela ou essa explicação para compreender. Vou retornar o artigo para a versão anterior. Chico Venancio (discussão) 08h15min de 25 de abril de 2012 (UTC)

A informação que consta é de educação pós secundária, não educação superior apenas. Ela engloba cursos técnicos como de padeiro, cabelereiro, encanador, mecânico de automóveis, técnico eletricista, etc. Eu sei do que estou falando amigo, estou morando no Canadá. A informação que eu tinha colocado (e que foi retirada) era a correta, pois educação superior, até onde eu sei, em nossa língua e também em inglês, francês ou espanhol, se refere a curso universitário(no mínimo bacharelado ou licenciatura). Estes mais de 40% da população que constam na referência do texto que foi recolocado dizem respeito à educação pós secundária, incluindo cursos técnicos. Bom, não quero fazer guerra de edições, espero que o bom senso prevaleça, fique em paz.--Augusto Monteiro (discussão) 07h54min de 27 de abril de 2012 (UTC) Aqui está um trecho da própria wikipedia em inglês, dentro do verbete "college": -In Canada, the term "college" usually refers to a community college or a technical, applied arts, or applied science school. These are post-secondary institutions granting certificates, diplomas, associate's degree, and bachelor's degrees. In Quebec, the term is seldom used, the equivalent being CEGEP (College d'enseignement général et professionnel, "college of general and professional education"), a form of post-secondary education specific to the Quebec education system that is required to continue onto university (unless one applies as a 'mature' student, meaning 21 years of age or over, and out of the educational system for at least 2 years), or to learn a trade. In Ontario, British Columbia and Alberta, there are also institutions which are designated university colleges, as they only grant undergraduate degrees. This is to differentiate between universities, which have both undergraduate and graduate programs and those that do not. In contrast to usage in the United States, there is a strong distinction between "college" and "university" in Canada. In conversation, one specifically would say either "They are going to university" (i.e., studying for a three- or four-year degree at a university) or "They are going to college" (suggesting a technical or career college)- Portanto, o significado deste termo difere do significado dado nos E.U.A., como sugere o próprio link colocado aqui na discussão, pois o texto fala de dois números, um referente aos que cursaram "university", e outro "college + university". Acho lamentável que persista uma informação falsa num texto destacado. Além do mais, nunca soube de um país que tenha alcançado mais de 40% da população com nível superior de educação na história (talvez um micropaís como Vaticano ou San Marino, mas acho que nem isso).--Augusto Monteiro (discussão) 22h41min de 27 de abril de 2012 (UTC)

Olha, o Augusto Monteiro está certo. A fonte indica que em 2002 43% tem como maior nível de instrução uma educação além da secundária, o "high school" deles. Mas isso não quer dizer que 43% de ensino superior é ensino universitário, e sim envolve o "college" que é diferente da universitária. Aqui no Brasil seria como o Augusto disse um ensino técnico, que não permite a evolução acadêmica apenas te especializa para uma função. Sugiro reescrever a frase para deixá-lo correto. Leonardo Mio (discussão) 23h24min de 27 de abril de 2012 (UTC)

Bem, há fontes para as afirmações que estão colocando? Educação Superior para mim é educação além do nível médio e ao meu ver o artigo reproduz adequadamente a fonte. A questão da diferença entre college nos EUA e no Canadá não é o suficiente para me convencer que college no contexto da fonte colocada, não seria adequadamente classificada como ensino superior. Veja que talvez o seu conceito de educação superior não seja o mesmo a ser utilizado pelas fontes. A fonte usa post-secundary para incluir university e college a mesma fonte traduzida para o francês usa Diplôme d'études collégiales para se referir à conclusão dos colleges. Uma rápida pesquisa me indica que Diplôme d'études collégiales são dados somente a cursos de 2 ou 3 anos após a educação secundária. Já sendo "suficientes" para a entrada em um curso de mestrado.

Sendo assim, me parece que essa forma é a que melhor traduz as fontes que foram trazidas. Se trouxer novas fontes que demonstrem algum erro podemos revisar o texto. Chico Venancio (discussão) 23h02min de 28 de abril de 2012 (UTC)

A questão é que no Canadá as coisas são de certa forma diferentes. O Quebec segue um modelo particular de grade educacional e os outros estados seguem um modelo próximo ao americano. Mas se ver aqui e aqui verão que mesmo assim, todos entendem que Ensino Superior (é parte do Ensino Terciário) é aquilo que se faz depois do Ensino Médio (Ensino Secundário), quer seja ensino técnico ou universitário (bacharelado ou licenciatura). A questão que talvez possa ter confundido é que existe o Diplôme d'études professionnelles que os canadenses apenas do Quebec tem a possibilidade de fazer e são profissionalizantes e não são enxergados como ensino superior e sim como ensino secundário. Para ascender ao ensino pós-secundário (ensino superior) de fato é necessário ter o DEC ou o Diplôme d'études collégiales como descrito aqui que basicamente requer que o estudante faça 2 anos e obtenha esse diploma para ascender às universidades (ou siga o caminho técnico que dura 3 anos como explicitado no link anterior). (Nessa frase: "Les élèves qui poursuivent des études post-secondaires vont d'abord au cégep qui consiste en deux ou trois années d'études et qui débouchent, dans les deux cas, en l'obtention du diplôme d'études collégiales (DEC)."). Há de se entender que quem faz o DEP não faz parte do ensino superior, e nem os canadenses enxergam assim. Mas essa diferença que consta nas referências do serviço estatístico canadense provavelmente é da diferença entre os que concluem o DEC (college) e não vão ou não concluem à universidade.Leonardo Mio (discussão) 23h47min de 28 de abril de 2012 (UTC)
Uma pequena clarificação: o estudo que coloca o Canadá com 43% da população de 25 a 63 anos com ensino superior em 2006 não é Canadense. Ele está citado dentro da página de estatísticas do Canadá e provavelmente usa dados auferidos por agências canadenses, mas é um estudo da OCDE. Vou tentar achar o estudo original (ou um mais recente equivalente), geralmente nesses estudos entre vários países os dados são comparáveis. Chico Venancio (discussão) 00h03min de 29 de abril de 2012 (UTC)

Estes estudos pós colegiais não se referem somente aos DEC (Diplôme d'études collégiales) mas também aos DEP (Diplôme d'études professionnelles),ASP (Attestation de spécialisation professionnelle),AEP (Attestation d'études professionnelles) para citar só alguns. Exemplo de programas de DEP: cabelereiro(1 ano), mecânico de automóveis(1 ano e 8 meses),reparação de aparelhos eletrônicos audio visuais(cerca de 1 ano e meio). Exemplos de ASP:usinagem em máquinas a comando numérico (8 meses). Comparar um DEC com um mestrado é um absurdo, haja vista que é um curso que nem sequer é universitário. Bem, se agora curso técnico é também considerado curso superior, paciência, teremos então grande número de analfabetos funcionais considerados como tendo educação superior. Gostaria de escutar a opinião de algum educador à respeito. Nunca escutei nenhum brasileiro se referir a cursos técnicos-profissionalizantes como educação superior. Estes me parecem argumentos enviesados tanto nas definições estatísticas quanto na interpretação de certas pessoas. Você é brasileiro Chico Venâncio? me surpreende um pouco sua definição de educação superior. Este artigo foi escrito com base no português do Brasil, devo lembra-lo. Ah, caso mantenha sua redação, seria mais preciso esclarecer que os dados englobam educação técnica. Se não se envergonha de sua compreensão sobre o assunto deveria expor isto no texto. Seria interessante: 51% tem nível superior(levando em conta tb educação técnica)...hahhahahahhaha, só rindo...tenha um bom dia.--Augusto Monteiro (discussão) 00h05min de 29 de abril de 2012 (UTC)

Ah, devo me desculpar, olhei agora a página em inglês...não é sua redação, Chico Venâncio; apenas traduziram (mal) da página em inglês...se é só pra traduzir, traduzam direito: educação pós-secundária. Será que a wikipedia em português deve ser só a tradução da wikipedia em inglês? Triste, parece que a maioria é incapaz de buscar as fontes de informação e se conformam em traduzir os textos da versão em inglês.--Augusto Monteiro (discussão) 00h32min de 29 de abril de 2012 (UTC)

Augusto, o que quis dizer ali em cima é que educação superior e educação pós-secundária são a mesma coisa. Pelo que li, o DEP, o AEP e o ASP são diplomas de ensino médio especiais, que são como os diplomas de ensino médio técnico que temos aqui no Brasil, não sendo considerado nem pelos canadenses como ensino superior. No entanto, o DEC é o diploma que os quebecois devem tirar para ascender à universidade, não é!? Lembra o sistema francês onde eles tem que fazer o Bac para ir para as universidades e grandes écoles. Ninguém comparou, ao meu ver, o DEC com mestrado e te aconselho que mantenha a calma e discuta sem ironias ou sarcasmos. Os 43% podem ser de "pessoas que estudaram após a conclusão do ensino médio" daí engloba tudo mesmo. Necessita mais pesquisa.Leonardo Mio (discussão) 00h58min de 29 de abril de 2012 (UTC)

Sem fontes[editar código-fonte]

Encontrei uma predefinição de Sem fontes neste artigo no tópico Demografia, isso não denigre um pouco a qualidade deste artigo, que foi eleito pela comunidade um dos melhores artigos da comunidade? Aproveitei meu tempo livre e pesquisei um outras Wikipédias e adicionei uma fonte fidedigna, para restaurar a ótima qualidade deste artigo! Yes check.svg Feito

== Zoldyick (Discussão) 17h34min de 03 de maio de 2012 (UTC)


Link quebrado[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 17h28min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 2[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 17h28min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 3[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 17h28min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 4[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 17h29min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 5[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 17h29min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 6[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 17h29min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 7[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 17h29min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 8[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 17h29min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 9[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 17h29min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 10[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 17h30min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 11[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 17h30min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 12[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 17h30min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 13[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 17h30min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 14[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 17h30min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 15[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 17h30min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 16[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 17h31min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 17[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 17h31min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 18[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 17h31min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 19[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 17h31min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 20[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 17h31min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 21[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 17h31min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 22[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 17h32min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 23[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 17h32min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 24[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 17h32min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 25[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 17h32min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 26[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 17h32min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 27[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 17h32min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 28[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 17h33min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 29[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 17h33min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 30[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 17h33min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 31[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 17h33min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 32[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 17h33min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 33[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 17h33min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 34[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 17h34min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 35[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 17h34min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 36[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 17h34min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 37[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 17h34min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 38[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

  • http://www.thales-systems.ca/projects/apar/apar.pdf
    • In Canadá on 2013-12-12 02:54:57, Socket Error: 'Uma tentativa de liga\xe7\xe3o falhou porque o componente ligado n\xe3o respondeu\r\ncorretamente ap\xf3s um per\xedodo de tempo, ou a liga\xe7\xe3o estabelecida falhou\r\nporque o anfitri\xe3o ligado n\xe3o respondeu'
    • In Canadá on 2013-12-21 17:34:28, Socket Error: 'Uma tentativa de liga\xe7\xe3o falhou porque o componente ligado n\xe3o respondeu\r\ncorretamente ap\xf3s um per\xedodo de tempo, ou a liga\xe7\xe3o estabelecida falhou\r\nporque o anfitri\xe3o ligado n\xe3o respondeu'

--LijeBot (discussão) 17h34min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 39[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 17h34min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 40[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 17h35min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 41[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 17h35min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 42[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 17h35min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 43[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 17h35min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 44[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 17h35min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)