Discussão:Canais Globo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
  • Não consigo me logar no Wikimedia Commons pra subir um logo da empresa. Observador.Internacional 02:16, 23 Abril 2007 (UTC)

Observador.Internacional, li no Wikimedia Commons (no momento, não lembro o lugar da "Ajuda" do Commons onde está a recomendação) que somente usuários com mais de 30 dias de registro e 500 edições poderiam subir imagens com direitos autorais. Espero ter ajudado. Fúlvio (discussão) 21h37min de 25 de fevereiro de 2012 (UTC)

Canais Globosat (empresa) / Canais Globo (plataforma de streaming de vídeos sob demanda)[editar código-fonte]

Senhores administradores, autorrevisores, reversores e editores da wikipedia, quando vocês vão entender que os canais globosat é o nome da empresa e os canais globo é o nome da plataforma de streaming de vídeos sob demanda dos canais globosat! É só entrar nos sites dos canais globosat e dos canais globo que vocês vão ver que são diferentes! Além disso, o site do grupo globo não ficou pronta e nem foi atualizada ainda para vocês fazerem essa palhaçada nas 2 páginas. MISTER PAULO FERRARI (discussão) 13h45min de 16 de janeiro de 2021 (UTC)

E público e notório que em razão do projeto "Uma Só Globo" as empresas TV Globo, Globosat e Som Livre foram unificadas em uma só empresa. A antiga TV Globo passou a usar a marca "Globo" para TV Aberta, A "Som livre" manteve a marca para denominar a Gravadora e a divisão de canais a cabo antigamente Globosat passou a usar a marca "Canais Globo". Não há dúvida quanto a isso. O Aplicativo da Antiga Globosat (GlobosatPlay) atualmente usa a mesma marca dos canais a cabo "Canais Globo". https://canaisglobo.globo.com/ Igor.Ype (discussão) 00h16min de 12 de março de 2021 (UTC)

Não concordo.[editar código-fonte]

Não, eu não concordo com a renomeação de Canais Globo (empresa) para Canais Globosat, especialmente quando esta fonte fiável e independente diz que a "Globosat passou a se chamar Canais Globo". De todo modo, eu botei esta fonte no artigo. PedroLucasDBr (discussão) 15h39min de 14 de fevereiro de 2021 (UTC)

Não concordo, mas por outro motivo[editar código-fonte]

Caros, é importante deixar claro que não se trata de uma mudança de nome, mas de uma profunda reorganização corporativa. Portanto, não se trata apenas de renomear páginas, mas de reorganizá-las de forma parecida com o que é feito com empresas como a fusão da Viacom com a CBS, que resultou numa terceira empresa, e não na mudança de nome de uma. Portanto, acredito fortemente, dentro do processo de reorganização da Globo, que esta página deve se referir a Globosat como uma empresa que não existe mais, e que foi absorvida pela Globo. A Globo, por sua vez, deve ser tratada como duas empresas distintas: a empresa-mãe e suas divisões (a mediatech), como a TV Globo (antiga Rede Globo). Mas, volto a repetir, não existe mais uma empresa específica para a Globosat, por isso a mudança simples de nome (ou uma fusão) não faz sentido. A sede da Globosat, por exemplo, não foi renomeada para Canais Globo, mas para apenas Globo. Além disso, o termo Canais Globo é usado apenas para se referir ao aplicativo, e o vídeo de reorganização do projeto Uma Só Globo coloca os canais da antiga Globosat como marcas independentes dentro da nova Globo, o que inclui também a TV Globo.

Gabsbrito (discussão) 18h54min de 1 de abril de 2021 (UTC)

Sobre a fusão[editar código-fonte]

Pessoal, é o seguinte: Eu coloquei as duas páginas, a do aplicativo e a empresa de canais para fusão porque a página Canais Globo (aplicativo) não diz nada de novo do que a gente já sabe, é só encheção de linguiça. Já tem um tempo que expandi a página da Globosat para dar mais relevância com fontes e textos. Dá muito bem para adicionar essas pequenas informações do app na página da empresa em uma sub-categoria. --pablodiego15 (msgcontrib) 10h17min de 4 de abril de 2021 (UTC)

Gabsbrito ah, e sobre uma criação de uma nova página, não faz sentido, já que ela continua existindo do mesmo jeito que era, a única coisa que mudou foi o nome e a reestruturação da marca Globo, apenas. Os canais continuam o mesmos - numeração e nomes, os proprietários, os funcionários, até o app que é igual o antigo. --pablodiego15 (msgcontrib) 10h23min de 4 de abril de 2021 (UTC)

Essa discussão virou um Frankenstein com esse monte de tópico. Enfim, pelo visto essa mudança na organização da Globo ainda não é tão clara visto toda essa confusão para reordenar as nomenclaturas do Grupo Globo. Neste caso em específico, eu vejo que nessa questão que envolve Globosat e Canais Globo é que apenas o aplicativo adotou essa nomenclatura nova. A Globosat em si foi incorporada na nova Globo (não foi extinta, mas também não usa essa nomenclatura). Se for consenso que Grupo Globo virou uma empresa chamada Globo, então acho que este artigo poderia ser renomeado pra, sei lá, Globo (empresa de canais de TV por assinatura)? Jardel.[5.250] d 05h04min de 8 de abril de 2021 (UTC)

JardelW tem alguma outra empresa estrangeira que fez o mesmo para poder tirarmos como modelo? rsrs Me parece que agora são divisões na Globo, então a empresa no título não faria sentido. o.O vide pablodiego15 (msgcontrib) 06h41min de 8 de abril de 2021 (UTC)
Pior que não tenho ideia. Mas outra alternativa que poderia sugerir é fazer este artigo voltar ao título antigo, reescrever o artigo colocando a Globosat como extinta e informar sobre a unificação das empresas na seção de História. Jardel.[5.250] d 06h52min de 8 de abril de 2021 (UTC)
Vou ficar tão triste (por ter dedicado tanto tempo ao artigo rsrs), mas me parece a melhor opção. pablodiego15 (msgcontrib) 07h02min de 8 de abril de 2021 (UTC)
Symbol support vote.svg Concordo que faltam informações ainda, é preciso cuidar para não ficar na adivinhação. O site que provavelmente responderia essas dúvidas quanto as nomenclaturas e reorganização é o do Grupo Globo (que até hoje está em atualização), já o site Canais Globosat tem chances de estar desatualizado. Lucasmf23 msg 12h26min de 8 de abril de 2021 (UTC)
Lucasmf23 sim, o site dos Canais Globosat está desatualizado. Isso causou tanta confusão que até eu mesmo mudei minha opinião sobre a antiga empresa ainda existir só mudando o nome. rsrs pablodiego15 (msgcontrib) 08h09min de 9 de abril de 2021 (UTC)

Analisando um vídeo postado no canal oficial da agora TV Globo, dá pra entender melhor o que está acontecendo. A Globosat, Rede Globo, Globo.com e globoplay estão agora sob o mesmo "guarda-chuva" chamado "Globo" que é responsável por tudo que se refere a conteúdo multiplataforma (TV, Internet e streaming). Ou seja, esta página Canais Globo se refere ao antiga empresa chamada Globosat que foi responsável até 2020/2021 pelos canais pagos do Grupo Globo. O certo então seria renomear esta pagina dessa discussão para Globosat e dizer que ela foi uma empresa responsável pelo canais pagos do grupo até 2020, quando foi fundida em uma única empresa chamada Globo. Pode-se até criar uma nova página para essa empresa "Globo", visto que ela é um "braço" do Grupo Globo. Já a página Canais Globo (aplicativo), pode voltar a se chamar Canais Globo mesmo, já que ela é um serviço, não uma empresa. Eduardo Luiz (discussão) 13h17min de 8 de abril de 2021 (UTC)

Eu sinto que os editores desta página e da página da Rede Globo estão receosos em fazer a alteração que já considero claras. Como mencionei acima, a Globosat (como marca) está sim extinta. Canais Globo é apenas um aplicativo e uma denominação genérica dos canais lineares do grupo e, mais importante ainda: o Grupo Globo não mudou de nome. Por favor não se esqueçam dos demais braços do grupo, como o editorial.

Portanto, deixo aqui a minha visão geral deste tema:

- Voltar esta página para o nome "Globosat" e tratá-la como uma empresa extinta. A estrutura operacional foi absorvida pela nova empresa mediatech chamada "Globo".
- (já feita) Renomear a página da Rede Globo, a exemplo do esclarecedor vídeo de arquitetura de marca lançado no YouTube e das renomeações feitas nas redes sociais, para TV Globo.
- (em desenvolvimento) Criar uma nova página da nova empresa mediatech Globo. Esta mudança se faz muito necessária, especialmente considerando as páginas dos canais pagos que fazem referência à Globosat (marca extinta) e a Canais Globo (marca usada apenas no aplicativo).

Considero que, apesar de estarem claras as mudanças que devam ser feitas, não há problema em esperar e confirmar ainda melhor as informações. Se não assistiram o vídeo antes de responder, peço que assistam. E se desejam um exemplo internacional, sugiro a leitura da versão em inglês da página da ViacomCBS.


--Gabsbrito (discussão) 19h56min de 12 de abril de 2021 (UTC)

Conforme Kongs e Gabsbrito, eu Symbol support vote.svg Concordo a renomeação de "Canais Globo" para "Globosat" outra vez e de "Canais Globo (aplicativo)" para "Canais Globo". PedroLucasDBr (discussão) 21h53min de 16 de abril de 2021 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo com a renomeação logo acima proposta. Lucasmf23 msg 19h11min de 21 de abril de 2021 (UTC)