Discussão:Cannabis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

"Já foi provado cientificamente por diversas vezes que o uso da cannabis é infinitamente menos prejudicial à saúde do que outras drogas, como o álcool e o tabaco"
Uma afirmação que não respeita o princípio da imparcialidade. Que testes científicos foram esses que provaram alguma coisa? Testes científicos são produzidos todos os dias desmentindo antigas evidências científicas, mas afirmar categoricamente que a Cannabis é menos prejudicial é algo parcial. É menos prejudicial se for consumido em que quantidade? E por quanto tempo? Quem financiou esse estudo?
Simoes

Credibilidade[editar código-fonte]

Concordo que só podemos colocar na Wikipédia informações com um mínimo de rigor. Dizer que "já foi provado" sem que se tenha referências dessas provas é um erro inaceitável. O mesmo quanto a opiniões como dizer que algo não é prejudicial "por ser um produto natural". Existem produtos naturais que simplesmente matam. Wikipédia não pode ser um lugar de propaganda gratuita de nossas convicções. Ela tem que ser um lugar de construção do conhecimento - e não se constrói com afirmações sem lastro.

Mais uma citação sem fonte[editar código-fonte]

Alguns estudos defendem que o uso da cannabis provoca perda de concentração e memória a longo prazo(mais de 15 anos de uso, todos os dias - mostrou diminuir essas aptidoes em certa de 2 a 3%).

Da mesma forma que a falta de fontes afeta um lado, afeta outro também. Nesse caso, continua o problema da parcialidade.

--Cmrd. Motinha 05:04, 6 Janeiro 2007 (UTC)

  • Uma pesquisa rápida pela literatura parece indicar que existe consenso em que a cannabis (THC) causa deficit na memória de curto prazo, se usado cronicamente. É controverso se este efeito é reversível ou não. ∴ Jp•msg• 23:22, 1 Fevereiro 2007 (UTC)
  • Alguma alma caridosa, com conhecimento de causa, poderia então incluir no artigo informações sobre seu uso - e efeitos - como droga? É senso comum de que é uma droga, é senso comum de que causa dependência e traz malefícios, mas falta aqui fontes que permitam enriquecer o texto. O artigo, da maneira como está hoje, quase não se refere ao uso majoritário da Cannabis Sativa no mundo todo - como droga, e não para fazer papel ou roupas... Na falta de fontes, estamos simplesmente omitindo seu uso como droga. --Frizero 17h34min de 24 de Novembro de 2007 (UTC)

É imprescindível colocar a fonte quando afirma-se sobre dados de estudos. -- Flipeicl (discussão) 20h01min de 14 de julho de 2010 (UTC)

Data[editar código-fonte]

É importante que se ponha a data nos comentários para que nos facilite acompanhar como andou a discussão.

--Cmrd. Motinha 04:59, 6 Janeiro 2007 (UTC)

A cannabis sativa, sendo a fêmea e o cânhamo macho, se fundem na floração produzindo assim sub-espécies, onde suas sementes variam tanto na cor como nos traços desenhados nelas. Também existe o híbrido que da flores masculinas e femininas, se alto fecundando produzindo sementes ativas com espécies fêmeas sem ter nada a ver com a origem. Há muitos comentarios a respeito deste assunto e alguns acreditam de um e de outro jeito e a ambiguidade de conceitos de alastram, isso sem comentar os vários nomes que ela recebe em determinados lugares do planeta. Sua duração de vida supera os 6 meses que muitos acham que ela pode viver, devido sua floração e ainda pode ter espigas de flores florescentes com e sem sementes... dentro das capsulas... Outros dizem até que na plantação, não se pode dizer palavrões, porque a planta perde alcalóide, perdendo assim um pouco do efeito. Mas entre os consumidores a melhor é aquela de caule roxo que produz cheiro agradável e efeito prolongado. Ela é realmente cultivada a váios anos, até milhares, mas até hoje a espécie humana se acha superior e trava uma guerra contra essa planta que é de admirar a obstinação pra extiguir esta espécie. Mas existe o outro lado: dos defensores que sempre estão levando a continuação. Fonte: Plantas e alcalóides iraMetal

Celulose?[editar código-fonte]

Penso que a cannabis não tenha sido utilizada para extração de celulose, como foi dito, o papel de cannabis era feito com suas fibras. Inclusive, há quem diga que o conflito econômico entre a indústria de papel da fibra de cannabis e a indústria de papel de celulose foi um dos estopins da guerra mundial contra a erva.

Muito fraco o artigo

Fusão com Cânabis[editar código-fonte]

Proponho a fusão desse artigo com o Cânabis por se tratar de assuntos muito afins. Consideram adequada a fusão? Wiki D 13h12min de 29 de maio de 2011 (UTC)

Symbol declined.svg Discordo da fusão, o fato de serem assuntos "afins" não significa que não sejam assuntos separados e que merecem artigos próprios, como é feito na maior parte das outras wikis (ver Cannabis e Cannabis (drug)). Um fala sobre apenas sobre a droga, enquanto a outra fala sobre a planta, suas características biológicas e todos os seus usos (inclusive os não-alucinógenos). RafaAzevedo disc 15h54min de 29 de maio de 2011 (UTC)
Algumas seções daqui precisão ser fundidas com o artigo da droga então. Uso medicinal e comercial são mais adequados ao artigo sobre a forma de uso da maconha com o artigo sobre suas especificidades biológicas. Wiki D 16h54min de 29 de maio de 2011 (UTC)
Nesse ponto concordo (se bem que o artigo presente (Cannabis) não deve ignorar totalmente o assunto relacionado à droga, contendo talvez um resumo sucinto do outro artigo). Acho que o modelo usado na enwiki está bem adequado, talvez possa servir de modelo. RafaAzevedo disc 16h57min de 29 de maio de 2011 (UTC)