Discussão:Casamento

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Untitled[editar código-fonte]

"Casamento" abarca "casamento civil", mas não se restringe a ele. Por isso, movi o artigo de volta ao seu nome original, e coloquei uma definição mais ampla (que também inclui o religioso), baseada na en.wikipedia ;

O tema "casamento" é controverso, portanto peço a todos os interessados em contribuir com o artigo que leiam o Wikipedia:Princípio da imparcialidade antes de fazer modificações.

Peço que pensem várias vezes antes de escrever. A Wikipedia não é um site de debates, de opiniões, de pregações ou de doutrinamento, e sim uma enciclopédia. Por favor, não entendam esse pedido como uma acusação (até aqui, todos têm sido civilizados: obrigado!), e sim como uma precaução. Abraços! --Andre v 18:06, 27 Dez 2004 (UTC)


Repetição[editar código-fonte]

Faz sentido ter uma lista de wikiligações na secção Tipos que depois são repetidos na secção Ver Também?!? Portugalgay.pt 01:26, 25 Abril 2007 (UTC)

É, não pensei nisso. Dá na mesma. Dantadd 01:28, 25 Abril 2007 (UTC)
Feito. Portugalgay.pt 01:31, 25 Abril 2007 (UTC)

Duas ou mais pessoas[editar código-fonte]

O casamento é uma relação entre duas pessoas, mas não necessariamente é exclusiva. Quando exclusiva é a monogamia e quando não, ocorre a poligamia. Portanto, o casamento não é uma relação entre "duas ou mais" pessoas. É um erro interpretativo. O casamento é sempre uma relação entre dois indivíduos, que pode acumular relações idênticas com outros pessoas, mas nunca existe um "contrato coletivo". Dantadd 01:33, 25 Abril 2007 (UTC)

(Redirecionado de Marido)[editar código-fonte]

Mas não tem a palavra Marido. Eu não falo bem o português. Alguem tem que fazer outro artículo ou acrescentar Marido a este. 68.99.231.207 10h14min de 11 de Setembro de 2007 (UTC)


Foto de casamento homossexual[editar código-fonte]

A maioria dos casamentos no mundo e nas sociedades literatas é monogâmico e heterossexual. A foto de dois homens a beijarem-se nesta página é completamente despropositada. Existe uma entrada no Wikipedia para o casamento homossexual.João Pimentel (discussão) 16h42min de 20 de outubro de 2010 (UTC)

Pois eu discordo da retirada da iimagem que se integra perfeitamente na secção a que está associada. Vanthorn msg ← 00h09min de 21 de outubro de 2010 (UTC)
Considero que o caro Vanthorn está a ser completamente prepotente. Porque não incluir um casamento com dois negros? Porque não incluir uma foto com um casamento pligâmico ou exogâmico entre um caucasiano e uma asiática? A minha pergunta é simples: Qual a relevância nos termos da regra 20 da Wikipédia sobre o que é ou não é considerado notório ou impróprio, de uma foto com um matrimónio de dois indivíduos do mesmo sexo? Qual a relevância enciclopédica, num artigo sobre "Casamento" de incluir uma foto com um casamento homossexual, sabendo que este matrimónio representa menos de 1% dos casamentos a nível mundial? Não se trata de homofobia, mas tão-somente de relevância enciclopédica! Esclareça-me por favor! João Pimentel (discussão) 15h59min de 19 de janeiro de 2011 (UTC)
Refiro ainda que existe um artigo exclusivo para casamento homossexual que considero que está muito bem estruturado. João Pimentel (discussão) 16h01min de 19 de janeiro de 2011 (UTC)
Questiono-me, não querendo de todo parecer homofóbico, qual a relevância de uma fotografia de um casamento homossexual no artigo em apreço, considerando que esta é uma enciclopédia e não um veículo promotor de ideários filosóficos de foro religioso, republicano ou de foro sexual.
Segundo dados do INE nos primeiros 4 meses da promulgação da lei do casamento entre pessoas do mesmo sexo em Portugal, houveram 133 matrimónios homossexuais[1]. Em quatro meses, casam-se em média em Portugal cerca de 15000 casais heterossexuais[2]. O casamento homossexual representa assim, menos de 1% dos casamentos em Portugal. Neste contexto pergunto apenas qual é a relevância enciclopédica de colocar num artigo dedicado ao casamento uma fotografia de um casamento homossexual. Aceite os meus melhores cumprimentos. João Pimentel (discussão) 18h38min de 19 de janeiro de 2011 (UTC)

Referências

  1. NUNO MIGUEL ROPIO (1 de outubro de 2010). «Lisboa lidera número de casamentos homossexuais» 
  2. marktest (30 de junho de 2009). «Portugal com menos casamentos e mais divórcios»