Discussão:Caso Mariana Ferrer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Duas infocaixas[editar código-fonte]

@Sturm: Gostaria de entender sua decisão em reinserir a Info/Biografia do réu neste artigo, que obviamente não é uma biografia sobre ele. Qual critério você utilizou para adicionar essa infocaixa? Se a figura central do caso é a Mariana Ferrer, já que pelo André o assunto seria enterrado, por que é mais importante uma Info/Biografia sobre ele que sobre a Mariana? MikutoH fala!

Convido os demais editores do artigo a opinar sobre a questão, caso tenham interesse: Melisemp, Velas de Sábado Skeptikós, Andrevruas, Fabiojrsouza e Vf moritz. E informo que questionei uma possibilidade de atualizar a Info/Caso criminal aqui, no Café dos Programadores. MikutoH fala! 20h19min de 8 de novembro de 2020 (UTC)

Symbol comment vote.svg Comentário Não vejo problema na presença da info caixa. Outros artigos de casos criminais famosos têm. Ademais, o artigo não é sobre a Mariana e sim sobre o caso criminal que a tem como vítima. Estando ele fazendo parte dessa situação toda, creio que não há problema com a caixa.FábioJr de Souza msg 20h57min de 8 de novembro de 2020 (UTC)

@Fabiojrsouza: analisei alguns artigos sobre casos criminais, mas não encontrei esse precedente (não analisei todos, entretanto). O mais parecido com isso que encontrei foi o Caso Eliza Samudio, que foi a vítima e há no artigo uma seção biográfica sobre ela. MikutoH fala! 21h03min de 8 de novembro de 2020 (UTC)

Symbol comment vote.svg Comentário Concordo com o usuário MikutoH. Acho a inclusão da infocaixa em questão desnecessária. Se alguns editores acharem realmente importante que dados biográficos dos envolvidos sejam apresentados, a minha sugestão é a de que verbetes sobre ambos sejam criados e ligações internas para os mesmos sejam incluídos ao artigo principal. --Skeptikós (discussão) 18h02min de 9 de novembro de 2020 (UTC)

Symbol comment vote.svg Comentário Também não vejo necessidade na inclusão da infocaixa. Ao ver algumas páginas vinculadas à Criminalidade no Brasil no século XX - como os Casos Eliza Samudio, Mércia Nakashima (esta apenas a biografia da vítima), Richthofen, Joanna, Rafael Mascarenhas (somente da vítima), dentre outros -, notei que não é costumeira a inclusão da biografia do suspeito do suposto crime. Portanto, faço coro aos colegas ao afirmar: Acho a referida inclusão desnecessária. Velas de Sábado (discussão) 01h13min de 10 de novembro de 2020 (UTC)

Symbol comment vote.svg Comentário Acho que no momento é desnecessária a infocaixa, e pode inclusive dar um caráter tendencioso ao artigo. De repente, no futuro, após o caso ter avançado uma ou duas instâncias na justiça, e quando as coisas ficarem mais claras, poderá ser útil... Vf moritz (discussão) 12h43min de 10 de novembro de 2020 (UTC)

Yes check.svg Removendo. Agradeço a todos que opinaram aqui. Vou remover a infocaixa, visto que a maioria acha desnecessária e o editor que a inseriu não se manifestou. Se for necessária no futuro, pode ser reinserida. Não houve votação, então não há um consenso formal, por isso o debate continuará aberto. Abraços! MikutoH fala! 03h37min de 11 de novembro de 2020 (UTC)

Eu não entendo muito bem sobre isso, mas a frase "São muitos as inconsistências no argumento de Mariana, já que a mesma diz ter sido dopada e posteriormente estuprada. Porém em seu exame toxicológico divulgado, não há nenhuma evidência de nenhuma substância em seu corpo." não seria um pouco parcial? Qual foi o exame toxicológico feito, e qual é a janela de detecção das substâncias? Seria um exame de sangue, e foi feito em quantas horas? Pwoli (✿◠‿◠) 15h23min de 29 de dezembro de 2020 (UTC)