Discussão:Cazaquistão

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

País asiático[editar código-fonte]

O Cazaquistão fica por inteiro na Ásia, com nenhuma parte na Europa, apesar de estar na divisa.

Todos os territórios a oeste do Rio Ural são GEOGRAFICAMENTE considerados como continente europeu, portanto, uma pequena parte do território do Cazaquistão encontra-se na Europa por estar a oeste do Rio Ural. Dantadd 18:31, 23 Janeiro 2006 (UTC)
Não é verdade, a fronteira cazaque, é o verdadeiro ponto de divisa entre os dois continentes, que começa no Mar Cáspio, prolongando-se pelos Montes Urais.
Absolutamente não! Todos os importantes atlas e tratados geográficos estabelecem que a Europa começa a oeste dos Montes Urais. Cerca de 150.000 km2 do Cazaquistão são oficialmente parte da Europa, algo comparável à área da Inglaterra! Dantadd 12:28, 3 Fevereiro 2006 (UTC)
O Cazaquistão é inteiro asiático, quando se trata do Rio Ural, se diz apenas da parte russa, como uma continuação dos Montes Urais, a partir do encontro do rio com a fronteira cazaque, passa a ser fronteiriça, a divisão entre os dois continentes, se aproximando do vale do Volga. Isso é possível de ver em atlas e mapas modernos.
Cite suas fontes, com dados completos por favor. Se voltar a mudar os artigos, será bloqueado. Dantadd 15:05, 8 Fevereiro 2006 (UTC)


Veja o atlas da editora Sol90, por favor.

Editora Sol90? Seria interessante arrumar uma editora mais conhecida e conceituada. De qualquer forma veja en:Kazakhstan e en:Transcontinental nation . Não esqueça de ler também o prestigioso World CIA factbook Clique e leia em Geography>Location: Central Asia, northwest of China; a small portion west of the Ural River in eastern-most Europe. Até mais, discussão encerrada. Dantadd 21:53, 8 Fevereiro 2006 (UTC)

"Casaquistão" é a ortografia[editar código-fonte]

Não vejo porque escrever-se "Cazaquistão". Em português deve ser "Casaquistão". Esta é a ortografia da nossa língua. O "z" não se justifica pelas regras vigentes da gramática portuguesa. Esta é uma enciclopédia eletrônica em linha do idioma português, devo lembrar-lhes.o comentário precedente não foi assinado por 200.163.99.11 (discussão • contrib.) 20:52, 22 Julho 2006 (UTC)

Leia os dicionários antes de opinar. Aqui vão alguns links: [1][2]. Dantadd (α—ω) 18h55min de 28 de Março de 2008 (UTC)

Mudança de título[editar código-fonte]

Deveria considerar-se seriamente mover esta página de Cazaquistão para Casaquistão. Segundo as regras da língua portuguesa a forma mais adequada de escrever é "Casaquistão". Entre duas vogais "s" lê-se sempre "z". É absurdo escrever nesta forma, pois então escrever-se-ia "meza", "esquizito", etc. B.Lameira (discussão) 11h32min de 21 de agosto de 2013 (UTC)[responder]

Se for absurdo escrever "z" entre duas vogais, deveríamos então escrever "aseite", "fisemos", "asar" e assim por diante... Py4nf (discussão) 14h27min de 21 de agosto de 2013 (UTC)[responder]
Estou com o Py4nf. A distinção é etimológica, e o "z" existe obviamente entre vogais. A forma usual em português é com "z", não obstante algumas fontes apresentam "Casaquistão", e isso deve ser mencionado no início do artigo mediante apresentação dessas fontes. Gameiroestá lá? 14h44min de 21 de agosto de 2013 (UTC)[responder]

Código telefônico[editar código-fonte]

Em 2023, o Cazaquistão adotou o código +997, fonte: [3] Bastewasket (discussão) 03h27min de 13 de janeiro de 2023 (UTC)[responder]