Discussão:Chave inglesa

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Acho que há aqui uma confusão qualquer.

Sempre pensei que a chave inglesa era o que se chama em inglês de pipe wrench. Aliás, é isso que se pode verificar no artigo em francês sobre estas chaves.

Para mim, a chave francesa é uma chave ajustável para parafusos ou porcas hexagonais, conhecida em inglês por adjustable spanner. Não tenho a certeza se também se chama chave francesa à chave para parafusos ou porcas hexagonais, não ajustável e de boca dupla simples, que normalmente é chamada de chave sextavada, mas acho que não. o comentário precedente não foi assinado por 62.48.210.152 (discussão • contrib.) Marcelobbr C 14h15min de 28 de Março de 2008 (UTC)

Estou enganado?

Interessante a dúvida. Segundo o Webster's, Pipe Wrench seria a chave de grifo. A seção que mostra a chave de grifo no artigo em fracês possui o título de Clé anglaise ou clef à griffe. Pode ser o caso de diferenças de denominação no idioma francês. Infelizmente não sou especialista no assunto para esclarecer plenamente a questão. Marcelobbr C 14h15min de 28 de Março de 2008 (UTC)
A chave-francesa é a chave actualmente presente na imagem do artigo, diferindo da chave-inglesa por se poder modificar a abertura. Pelo menos foi assim que aprendi com o meu pai, que trabalhou como mecânico. Não julgo que poderemos ir a outros idiomas pois cada o nome que damos será específico do Português e pelos vistos fazemos a diferença entre ambas. Desta forma julgo que não será despropositado colocar uma chave de abertura fixa como imagem, para pelo menos não correr o risco de induzir em erro quem usa a Wikipedia como referência.--Socrates.vicente (discussão) 18h15min de 17 de julho de 2009 (UTC)[responder]

Esse artigo veio direcionado do ingles wrech, mas wrench não seria apenas chave? Então a chave inglesa é a adjustable wrench, a chave combinada a combination wrench, a chave fixa a double open-end wrench, e assim em diante? Lívia --150.164.19.84 (discussão) 19h58min de 29 de junho de 2009 (UTC)[responder]