Discussão:China (civilização)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Untitled[editar código-fonte]

Não pensais que seria melhor - posteriormente - fazer um artigo sobre a China em geral aqui, movendo esta página para [[China (desambiguação)]], como está na Wikípédia inglesa?

Sim, este artigo deve ser um artigo sobre a China em geral. Duvido que seja necessário criar [[China (desambiguação)]]. JoaoMiranda 19:30, 10 Abr 2004 (UTC)

O correto não seria que China fosse um redirect para República Popular da China e que o artigo, tal como está, se chamasse China Histórica (ou algo assim)? Quem ocupa a representação diplomática na ONU é a República Popular (inclusive a cadeira com direito a veto no Conselho de Segurança). Portanto, penso eu, representa a entidade política China, no presente momento. --Patrick 16:14, 19 Mai 2004 (UTC)

Tendo a concordar com o Patrick, mas também não acho mal o sistema como está. --Jorge 22:10, 19 Mai 2004 (UTC)

Um ano após mantenho a mesma opinião, com uma leve mudança: China não seria redirecionamento para a República Popular, mas República Popular da China seria movida para cá e a atual China seria movido para China histórica. Alguém mais quer dar seu pitaco? --Patrick msg 18:48, 11 Mai 2005 (UTC)

Estranho também o artigo principal de China ser este. Demora até a entender do que se trata. Deve-se movê-lo para um título secundário como o sugerido acima, e fazer deste um redirecionamento para a unidade administrativa que possui representatividade na ONU. --Tonyjeff ¿Uíqui-o-quê? 20:08, 24 Dezembro 2006 (UTC)

A - Civilização:

  1. en:China | en:Talk:China | This article is about the Chinese civilization. For the modern-day state commonly referred to as China, see People's Republic of China. For other meanings, see China (disambiguation).
  2. fr:Civilisation chinoise (Link FA) | fr: Discuter:Civilisation chinoise Cet article concerne la civilisation chinoise. Voir les articles République Populaire de Chine et Taiwan (République de Chine) pour les États modernes correspondant au terme « Chine ».

B - Estados modernos :

  1. fr:République Populaire de Chine
  2. en:People's Republic of China

C - Portais :

  1. en:Portal:People's Republic of China | en:Talk:Portal:People's Republic of China
  2. fr:Portail:Monde chinois | fr:Discussion Portail:Monde chinois


--Águia msg 16:56, 7 Novembro 2005 (UTC)

Pois é, mas ao contrário do Império Romano, por exemplo, não houve descontinuidade, e a atual República Popular da China é a sucessora do antigo Império Chinês. Mas a proposta para mover este artigo para Civilização chinesa é interessante. Não sou favorável a imitar o que considero um erro das outras wikipédias ;-). --Patrick msg 11:11, 8 Novembro 2005 (UTC)

Concrodo com o Patrick. Creio que a melhor solucao e que o artigo China seja sobre a Republica Popular da China e o artigo atual seja movido para China historica ou algo assim. Ha um tempo atras fiquei a organizar os interwiki desta pagina e na maior parte das wiki em outras linguas China se refere a Republica Popular da China. Diotti 01:24, 9 Novembro 2005 (UTC)

Concordo com o Patrick e ainda acho que este artigo deve ser incorporado nos artigos História da China e Geografia da China. Esta coisa de República Popular da China ser diferente da China é preconceito. Claro, cada período e império que se formou na China pode ter sua página própria. --E2m 01:11, 13 Novembro 2005 (UTC)

Quanto ao uso da palavra China, acho que para acesso é o melhor, poucos referem-se, pelo menos em português, ao país como República Popular da China, a procura será por China, mas que se façam as devidas relações entre as expressões equivalentes para garantir que o pesquisador da wiki encontre o que quer.

Pena de Morte[editar código-fonte]

Sou totalmente contraá pena de morte,o que deve ser feito é simplesmente uma melhoria nas leis do mundo.

Bandeira[editar código-fonte]

Por que nao tem bandeira nesse artigo sobre a China?

Econômia[editar código-fonte]

Porque não aparece nesse artigo sobre a econômia chinesa ?¿?¿

Proteção[editar código-fonte]

O artigo foi protegido contra edições de usuários não-registrados devido ao vandalismo excessivo. JSSX uai 00:12, 29 Março 2007 (UTC)

a grande muralha da china[editar código-fonte]

antes do seculo 3 a.c. a china era divindada em varios dominiuos. Parase proteger dos inimigos cada um sercou-secom a muralha.

 Em 214 a.c., Qin  Shi Huangdi o primeiro imperador da china , undificada,ordenou que se dessevolvese as divisoes injternase aproveitou  as partes externas das muralhas para levantar uma bandeira única comtra os inimigos,principalmente os mongois

curiosidades[editar código-fonte]

CAPITAL=PEQUIM População=1,285 Moeda=iuan Idioma=Mandarim(oficial),min,vu,cantonês(dialetos regionais). Sua raligião mais importante era o budismo

DEMOGRAFIA[editar código-fonte]

Atenção que os números dos habitantes entre () está errado. Não é "bilião" mas sim "milhar de milhão", segundo a Norma NP-18 e Portaria 17052 de 4 de Março de 1959. Fica a correcção. o comentário precedente não foi assinado por 81.193.48.108 (discussão • contrib.)

Foto[editar código-fonte]

Coloquei uma foto que mostra uma paisagem urbana da China, neste caso coloquei uma de Pequim, devido ser a capital da país! o comentário precedente não foi assinado por 187.10.99.78 (discussão • contrib.)

Pequim é a capital da República Popular da China, porém o termo China abrange também a República da China, cuja capital é Taipei, logo a adição da imagem é injustificada, visto que representa apenas um dos dois países. Heitor discussão 04h14min de 10 de setembro de 2009 (UTC)

Não concordo com esse ponto de vista, no entanto prefiro me abster de continuar contribuindo na Wikipédia Lusófona, já que não há uma informação se quer que eu tenho colocado (mesmo quando há fontes, como ocorre na grande maioria das vezes) que não tenha sido revertida com argumentos frágeis, neste ponto a Wiki en español é muito mais conciliável, por aqui há um circulo de pessoas que literalmente "tomam posse" dos artigos, com razão a Wiki en español superou essa aqui (lá todos podem participar e são conciderados), já era tempo.

Vai tarde meu querido, aproveita sua estada na Wikipédia em espanhol para estudar e se informar um pouco mais. Heitor discussão 01h22min de 28 de setembro de 2009 (UTC)

Origem do nome[editar código-fonte]

Está escrito isso sobre o termo China "(que é uma palavra europeia, não existindo em qualquer das línguas sino-tibetanas)"

Porém, encontrei "ciina", que seria lido algo como "tchina", num texto sânscrito do começo da era cristã ou até mais antigo, a peça "o reconhecimento de shakuntala", do Kalidasa. Isso me fez pensar que a palavra "china" não pode ter origem na europa como está dizendo aqui.comentário não assinado de 201.74.142.235 (discussão • contrib) (data/hora não informada)

Tem razão. Não tem. Dos muitos nomes que a China teve ao longo da sua longuíssima história, Qin (pronuncia-se tchin) era o nome que tinha quando se deu a conhecer aos europeus e assim o nome ficou.JF (discussão) 23h40min de 26 de julho de 2010 (UTC)

Redirecionamento[editar código-fonte]

Proponho alterar o nome deste artigo para "Civilização chinesa" ou "China (civilização)", visto que pouco se usa o termo "República Popular da China", pelo menos em português, para se referir ao país. Aguardo opiniões. Heitor diz aí! 12h36min de 10 de novembro de 2010 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo Silent (Contact) 20h33min de 10 de novembro de 2010 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo. Marcos (discussão), 20h41min de 10 de novembro de 2010 (UTC).

Yes check.svg Feito Heitor diz aí! 04h23min de 11 de novembro de 2010 (UTC)