Discussão:Cinema/Arquivo/2

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Cinema ou filme?[editar código-fonte]

//Auréola D​ C​ E​ F moveu toda a página cinema para filme argumentando que "Há diferença entre CINEMA (local onde se vai assistir filmes) e, finalmente, FILME (técnica de projetar fotogramas (quadros) de forma rápida e sucessiva para criar a impressão de movimento, bem como a arte de se produzir obras estéticas, narrativas."//

Desculpe, Auréola, mas você está completamente enganada. De acordo com o Houaiss, cinema é (1) o mesmo que cinematografia, ou seja, "o conjunto de princípios, processos e técnicas utilizados para captar e projetar numa tela imagens estáticas, dando impressão de movimento". Cinema também é, por metonímia, (2) o conjunto das pessoas que trabalham na indústria cinematográfica e (também por metonímia, na acepção 3) sala de projeção de filmes cinematográficos. Sua tentativa de transferir o artigo "cinema" para "filme" me pareceu totalmente desastrada, principalmente ao mudar o trecho "cinema, abreviatura de cinematógrafo" para "filme, abreviatura de filmógrafo". Ora, cinematógrafo é um nome histórico, patenteado pelos irmãos Lumière em 1895. Filmógrafo, pelo contrário, é uma palavra derivada de filme, significando "aquele que compila filmografias". Gjpab (discussão) 01h00min de 1 de Setembro de 2008 (UTC)

Na língua inglesa "cinema" significa movies, e movies que dizer "filmes". Ta faltando o significado do "filme", aquele que agente assiste em DVD e VHS, e que tem duração. Pelo o que eu saiba cinema não tem duração e individualidade para assisti-lo. Alguem tem que redirecionar à palavra "filme" e criar a sua desambiguação. Fausto2008 (discussão) 22h54min de 21 de Outubro de 2008(UTC)

Fausto, concordo com a primeira parte do teu raciocínio, mas não entendi a conclusão. Dia 4 de outubro eu editei a página filme, que até então era só um redirecionamento para Cinema, e criei uma desambiguação com três itens: filme fotográfico (película), filme cinematográfico (também película) e filme (produto audiovisual). Faltaria talvez criar um artigo sobre este conceito de filme, enquanto produto audiovisual acabado. Mas eu, sinceramente, não saberia o que colocar, já que tudo que diz respeito ao filme (com exceção de sua definição: duração e individualidade, como você colocou) se relaciona também com cinema. Gjpab (discussão) 02h14min de 22 de Outubro de 2008 (UTC)

Cinema, filme ou sala de cinema?[editar código-fonte]

Gunnex D​ C​ E​ F acabou de remover todas as Interwikis do artigo cinema - e tem razão, pois elas diziam respeito a sala de cinema. Mas não concordo quando diz que falta um artigo sobre "filme em si". O verbete em inglês film começa com a definição "Film encompasses individual motion pictures, the field of film as an art form, and the motion picture industry." Ou seja, ele tá falando basicamente sobre o que nós chamamos de cinema, e apenas subsidiariamente sobre o que chamamos de filmes. Pelo que eu pude entender, a maioria dos interwikis daquele artigo em inglês segue a mesma lógica (mas há exceções, como o espanhol película). Não adianta querer correspondências exatas, porque cada língua tem as suas peculiaridades, e esses termos relativos a cinema são particularmente confusos. O que temos que fazer, claro, é tentar buscar a melhor correspondência possível. Minha opinião: estes interwikis derivados do inglês movie theater deveriam estar no verbete em português sala de cinema; e os interwikis de film deveriam estar aqui, em cinema. Além disso, claro, os artigos deveriam ser melhorados e completados. Abraços. Gjpab (discussão) 02h59min de 2 de março de 2009 (UTC)

A situação atual é a seguinte:
Sugiro a seguinte solução técnica:
--Gunnex msg contrib 08h54min de 2 de março de 2009 (UTC)

Cineastas e realizadores[editar código-fonte]

Esta lista de "cineastas e realizadores", aqui no artigo geral sobre "cinema", tornou-se uma lista de preferências pessoais sem qualquer critério. Melhor apagar a lista daqui e remeter para a lista do anexo, que pelo menos pode se propor a ser mais completa. Vou propor esta mudança. Se alguém discordar, que pelo menos proponha um critério para que cineastas devem entrar aqui: os mais importantes (segundo quem)? os mais famosos? os que realizaram mais filmes? os que estão citados em alguma obra de referência? Abraços. Gjpab (discussão) 15h50min de 21 de dezembro de 2009 (UTC)

Iniciativa apoiada por mim. Acho que a seção "Festivais", apesar de ser bem menor, também deveria ter algum critério (ainda não pensei em algum), já que está repleto de festivais brasileiros e poucos internacionais. -Ramissés DC 01h22min de 22 de dezembro de 2009 (UTC)

Ajustes no parágrafo inicial[editar código-fonte]

Boas as contribuições do usuário Coreba Tabs D​ C​ E​ F no parágrafo introdutório. Mas precisei fazer alguns ajustes: (1) troquei "telespectador" por "espectador"; segundo o Houaiss, telespectador é "aquele que assiste televisão". (2) Mudei a estrutura do trecho sobre a ilusão de movimento, para evitar repetir 3 vezes a palavra "espectador". (3) Cinematógrafo não era o nome da mídia utilizada nos primeiros filmes, mas do equipamento utilizado para registro das imagens; a mídia, no caso, era a película ou filme. (4) recoloquei a referência ao sentido de cinema como o conjunto das pessoas que trabalham na indústria, acepção que está registrada no Houaiss. Abraços. Gjpab (discussão) 22h45min de 31 de janeiro de 2010 (UTC)

No final do último parágrafo, acho que deveríamos excluir o trecho: "(...) ou ainda ao conjunto das pessoas que trabalham na indústria cinematográfica." Por dois motivos: (1) A palavra "cinematográfica" ficaria muito repetitiva. (2) No início da introdução, é mencionado que "cinema" pode se referir à indústria cinematográfica. Logo, subentende-se que se refere também às pessoas que trabalham nessa indústria. Abraços. --José Alexandre (discussão) 17h39min de 4 de fevereiro de 2010 (UTC)

OK. Gjpab (discussão) 21h52min de 4 de fevereiro de 2010 (UTC)

Duas semanas atrás um bot retirou quase todas as interwikis deste artigo. Imagino que seja porque, pela lógica do robô, dois artigos diferentes não devem apontar para uma mesma interwiki de uma única língua. No caso, cinema e filme estavam apontando, por exemplo, para o inglês Film. Mas eu defendo esta duplicidade, e vou explicar por quê, repetindo o que eu escrevi quase dois anos atrás na página de discussão de filme:

Por isso, insisto que a interwiki do inglês "Film" (e suas correspondentes em outras línguas) deve ser colocada também aqui. Claro que, nas maioria das línguas mais conhecidas (inglês, francês, alemão, polonês, holandês, etc.), os verbetes da nossa Wikipédia lusófona "Filme" e "Cinema" estarão apontando para a mesma coisa. Mas, como se viu acima, não estamos sozinhos nessa particularidade.

Obrigado pela paciência de quem leu. Gjpab (discussão) 14h46min de 12 de agosto de 2011 (UTC)

Estou de acordo.--Georgez (discussão) 20h13min de 20 de agosto de 2011 (UTC)