Discussão:Clima da cidade de São Paulo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

As médias históricas da tabela climatológica estão erradas. Se a temperatura máxima medida no Mirante foi de 37oC em janeiro/99, porque a temperatura máxima na tabela está 34oC? E 37oC em setembro? Não consigo o acesso à tabela, senão eu mesmo corrigia.--Andre Bailao (discussão) 01h48min de 27 de dezembro de 2012 (UTC)

Sistema de classificacao climatica Koppen[editar código-fonte]

Para todos os usuarios: Por favor refiram-se aos detalhes conceituais estabelecidos extensivamente no sistema de classificacao climatica Koppen. Neste sistema de classificacao climatica nao existem zonas "fronteiriças". Pode-se considerar que um pais, estado ou area extensa contenha varias classificacoes climaticas dentro de seu territorio, mas no caso da cidade de Sao Paulo isto nao ocorre. As classificacoes de Koppen sao bem especificas e se referem a estatisticas bem precisas. Para Koppen, o clima do territorio onde se encontra a cidade de Sao Paulo classifica-se como subtropical portanto a primeira letra (para subtropical) deve ser C. A segunda letra (representa a precipitacao): Para ser W a cidade deveria ser mais seca. Agora preste bastante atencao a estes detalhes seguintes que demonstram que a cidade de Sao Paulo nao pode ser classificada como CWA: Para a segunda letra ser W o mes mais seco deveria ser um decimo de seu mes mais umido e deveria ter medias inferiores a 30 mm de chuvas. Isto nao ocorre na cidade. Portanto a segunda letra para Sao Paulo deve ser somente e absolutamente F, sem sombra de duvidas. A terceira e ultima letra (representa a temperatura): A ou B? Para ser A um clima deve ter temperatura media superior a 22 graus ceusius em seu mes mais quente. Para ser B ele deveria ter temperatura media inferior a 22 graus ceusius em seu mes mais quente. Sao Paulo encontra-se no limite pois seu mes mais quente possui media de 22 graus celsius. Portanto neste exato momento o clima do territorio onde se encontra a cidade de Sao Paulo deve ser classificado unicamente como CFA. 92.0.156.32 (discussão) 04h23min de 9 de janeiro de 2016 (UTC)

Há zonas climáticas fronteiriças, sim, e São Paulo se aproxima do Cwa. A classificação de Köppen reconhece zonas de transição. Scheridon (discussão) 11h03min de 9 de janeiro de 2016 (UTC)
O fato da cidade de Sao Paulo estar proxima a uma zona "fronteiriça" nao explica a sua decisao subjetiva de classifica-la como dentro desta zona.92.0.156.32 (discussão) 11h24min de 9 de janeiro de 2016 (UTC)
Leia a explicacao acima com atencao aos detalhes de como o sistema de classificacao de Koppen classifica a cidade de Sao Paulo como zona CFA e refute com novos dados sobre temperatura e precipitacao. Voce nao pode simplesmente usar a sua opiniao pessoal sobre o assunto.92.0.156.32 (discussão) 11h28min de 9 de janeiro de 2016 (UTC)
Não vou modificar sua última alteração, mas é você quem está usando argumentos pessoais para mantê-la. Scheridon (discussão) 12h22min de 9 de janeiro de 2016 (UTC)
Assunto encerrado. Para Koppen nao existem zonas "fronteiriças". O sistema funciona com dados especificos e precisos sobre temperatura e precipitacao e assim classifica as diversas zonas climaticas. A cidade de Mendoza fica na Argentina e nao no Chile, ou em ambos os paises somente por estar em uma zona mais proxima a fronteira do que Buenos Aires.92.0.156.32 (discussão) 12h46min de 9 de janeiro de 2016 (UTC)
Comparando coisas muito diferentes (como uma fronteira entre dois países e um limite entre dois tipos de clima, num sistema de classificação climática). Tudo bem... Quer discutir, discuta sozinho. Ou tenha a última palavra, então. Scheridon (discussão) 12h53min de 9 de janeiro de 2016 (UTC)
Aqui nao se discute a primeira ou ultima palavra. Aqui os fatos devem ser justificados com dados, neste caso cientificamente coletados sobre temperatura e precipitacao. Para tanto basta ler e entender como o sistema de classificacao criado por Wladimir Köppen funciona e compara-los aos dados climatologicos referentes ao territorio da cidade de Sao Paulo.92.0.156.32 (discussão) 13h06min de 9 de janeiro de 2016 (UTC)
Novamente repito. Leia, entenda e aprenda como o sistema Koppen funciona. Os limites das zonas climaticas nao sao estabelecidos aleatoriamente, mas se baseiam em dados sobre temperatura e precipitacao, coletados cientificamente. A cidade de Sao Paulo se encontra inteiramente dentro, preste bastante atencao, inteiramente DENTRO da zona CFA, porque seus dados climatologicos justificam esta classificacao.2.98.249.210 (discussão) 06h17min de 16 de janeiro de 2016 (UTC)
Documento demonstrando como funciona o sistema de classificacao de Koppen http://docshare01.docshare.tips/files/21266/212668334.pdf