Discussão:Clube do Remo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Remo CAMPEÃO NORTE-NORDESTE e TRI-CAMPEÃO DO NORTE[editar código-fonte]

Site oficial da Confederação Brasileira de Futebol

http://www.cbf.com.br/noticias/campeonato-brasileiro-serie-c/remo-completa-101-anos-de-historia#.WMDVzm_yvIU

Se não vale como fonte, me avisem o que vale kkkkkkkkkkkk

==Com licença, mas tomei a liberdade de efetuar uma peqioo uena e sutil mudança no artigo...== Troquei "ao mascote" por "à mascote", pois todas as enciclopédias e dicionários afirmam que "mascote" é feminina, apenas isso, podem crer?

[editar código-fonte]

Proteção[editar código-fonte]

A página está protegida devido a insistência de ips na colocação da letra do hino. --Fabianopires 02:33, 4 Maio 2007 (UTC)

VDA acintoso
Apaguei o trecho escrito sobre o Hino, pois era uma cópia literal do que está na página oficial do clube: http://www.clubedoremo.com.br/noticia.php?ler=60. Imagino que um torcedor que procure burlar as regras da wikipédia, violando os direitos autorais do próprio time deva merecer algum tipo de sanção... Vou ao histórico e tentar desvendar quem foi o autor da "proeza" de copiar-colar... Conhecer ¿Digaê 06:04, 5 Maio 2007 (UTC)


Deveria Ser Desbloqueada, não me parece ter motivos para bloquear esta página. --Clube do Remo 23:00, 8 Maio 2007

Vou concordar com Lucas Sampaio, esse Fabiano pires ta ficando paranóico, bloqueando até o hino do clube, eu hein.

Já que tem a história da regra de nada de cópias, então coloquem o hino como ligação externa e resolvido.

Só que sinceramente, esse Fabiano Pires não merece ser adm da wikipédia, existem muito mais pessoas mais capacitadas do que ele para o cargo.

Assinado: Vinicius Carvalho


As Imagens Sumiram[editar código-fonte]

Quero saber porque as imagens que eu postei ai na página do Clube do Remo sumiram derepente? Leão Azul (discussão) 01h35min de 25 de julho de 2010 (UTC)[Responder]

Porque foram excluídas na Wikimedia Commons. Victor Kbça (discussão) 01h36min de 25 de julho de 2010 (UTC)[Responder]

Eh, deve ter sido alguma coisa com a licensa das imagens. Eu tenho pouco tempo de Contribuições e ainda tou me enrolando com esses detalhes. Leão Azul (discussão) 02h13min de 25 de julho de 2010 (UTC)[Responder]

Titulos[editar código-fonte]

Tentei contribuir nessa parte, colocando os titulos regionais do Clube do Remo. Copa Norte (1986, 1969, 1971): 3, Copa Norte-Nordeste (1971): 1. Mas não consegui.comentário não assinado de Hve.noo (discussão • contrib) (data/hora não informada)

Apenas são desfeitas edições sobre os títulos inexistentes. Isso já está sendo discutido aqui, mas vou escrever a mesma coisa sobre a "Copa Norte 1971": Não tem absolutamente nada a ver com o Torneio Norte-Nordeste, que torcedores do Remo insistem em dizer que o Grupo Norte deste corresponde a uma "Copa Norte". E ainda dizem que a Zona Norte-Nordeste da Série B de 1971 corresponde a um título. Isso não existe. Não houve taça, não houve homologação de título. Espero que compreenda que são coisas totalmente diferentes. Os "títulos" do Grupo Norte do Torneio Norte-Nordeste do Remo estão devidamente colocados no artigo do clube. Mas não existiu "Campeonato Norte-Nordeste" em 1971. Buí (Ex-Victor Kbça) msg 22h35min de 25 de setembro de 2010 (UTC)[Responder]


Na verdade, em 1971 Houve sim, um torneio Norte-Nordeste, vencido pelo Remo, oq fizeram foi pegar o campeão desse torneio e confrontar com o campeão do torneio Centro-Sul, e chamaram o confronto de "final do campeonato Brasileiro da 2ª divisão" ... Basta entrar no site www.campeoesdofutebol.com.br , um dos mais respeitados dee país, lá vc encontrará o Remo como campeão Norte-Nordeste de 1971. Falta informação pra alguns. comentário não assinado de 200.164.100.68 (discussão • contrib) (data/hora não informada)


Tem alguém que dedica sua vida a apagar os títulos do Remo, PQP! O Remo foi campeão do Campeonato Nacional Norte-Nordeste de 1971, mas tem um desocupado que apaga, sempre que eu adiciono. comentário não assinado de 200.164.100.68 (discussão • contrib) (data/hora não informada)

Isso já foi discutido e rediscutido. Apenas o Remo se considera campeão dessas "competições", quando, na verdade, isso foi apenas uma fase da Série B de 1971. Sem HOMOLOGAÇÃO DE TÍTULO, não há título. Não basta apenas um ou dois sites divulgarem tal informação, até porque muitos desses sites são feitos por torcedores e não tem nada de oficial. Buí (Ex-Victor Kbça) msg 00h20min de 14 de novembro de 2010 (UTC)[Responder]

|| \/

clica em Campeonato Nacional Norte-Nordeste de 1971, e pare de se achar dono do mundo. comentário não assinado de 200.164.100.68 (discussão • contrib) (data/hora não informada)

E...? Uma das """fontes""" do artigo é justamente um link da SÉRIE B DE 1971. Hahaha. Não preciso mais falar nada, está tudo aí. Enquanto você não apresentar argumentos novos, não dá para continuar discutindo. Buí (Ex-Victor Kbça) msg 00h29min de 14 de novembro de 2010 (UTC)[Responder]

Então vc não reconhece que o Remo foi o vencedor do Campeonato Nacional Norte-Nordeste de 1971 ????

ESTOU REVOLTADO COM UM SUJEITO QUE DEDICA A VIDA A APAGAR O TÍTULO DO Campeonato Nacional Norte-Nordeste de 1971, QUE O REMO GANHOU ... ESSE RAPAZ DEVERIA SE DEDICAR AO FUTEBOL BAIANO, OU AO PAYSANDU, JÁ QUE ELE APARENTEMENTE PUXA PRO LADO DOS RIVAIS. O SUJEITO IGNORA O Campeonato Nacional Norte-Nordeste de 1971, COMO SE ESTA COMPETIÇÃO NUNKA HOUVESSE EXISTIDO.

TENTE ENTENDER, MEU CARO BAIANO TORCEDOR DO PAYSANDU, A FINAL DA SÉRIE B DE 1971 FOI DISPUTADA PELO CAMPEÃO DO Campeonato Nacional Norte-Nordeste de 1971 E O CAMPEÃO DO centro sul, no mesmo ano.comentário não assinado de 200.164.100.68 (discussão • contrib) (data/hora não informada)

Meu velho, você está vendo toda essa discussão aí? Então, LEIA e entenda que isso nada mais foi que uma fase da Série B de 1971 que os torcedores do Remo afirmam ser um campeonato isolado. É duro ter que escrever a mesma coisa toda semana aqui. Buí (Ex-Victor Kbça) msg 23h49min de 26 de novembro de 2010 (UTC)[Responder]

O Campeonato Nacional Norte-Nordeste de 1971 existiu sim. Há a foto oficial dos jogadores com as faixas. Além disso o jornal A Província do Pará relatou que existiu sim o troféu, tanto que foi entregue pelo presidente da FPF. O jornal também relatou que esse era o primeiro título de campeão norte-nordeste de uma equipe do Pará. Mas se quiserem avacalhar com a página do Remo tirando esse título, peço para que retirem também títulos de Campeão da Taça Norte-Nordeste de 1973 do América/RN, campeão do Campeonato do Nordeste de 1971 do Itabaiana/SE, de campeão Hexagonal Norte-Nordeste de 1967 do Santa Cruz, o de campeão do Norte-Nordeste x Centro-Sul do Nacional/AM, o torneio José Américo do CRB/AL, a Taça Norte-Nordeste do Rio Negro/AM, campeão do Norte do Fast/AM, retirar o artigo sobre o torneio José Américo do Vitória/BA, o torneio Copa Cidade de Natal de 1946 do Fortaleza/CE, etc. Já que a desculpa é de que esses torneios não são oficiais da CBF, então peço para que retirem esses títulos que citei, já que tbm não há um documento comprovando esses títulos. Chega de avacalhar só com a página do Remo.

Bom, acrescentando mais um fato ao debate. Consta no site da CBF, notícia sobre o aniversário de 111 anos do Clube do Remo, completados em 2016. No texto da notícia, encontra-se o seguinte trecho: "O Leão conquistou, ao longo de sua história, 44 títulos paraenses, além da Série C em 2005. Outros títulos de destaque do clube foram os três Taças Norte e uma Norte-Nordeste.". Segue o link: http://www.cbf.com.br/noticias/campeonato-brasileiro-serie-c/remo-completa-101-anos-de-historia

Em mais uma notícia no site da CBF, informando a trajetória dos clubes participantes da Copa Verde 2016, lê-se: "Um dos times mais tradicionais do Brasil, o Clube do Remo, fundado em 1905, quer mais este título para a sua vasta galeria, que, entre muitos troféus, possui uma Série C (2005), um Norte-Nordeste (1971) e três Torneios do Norte (1968, 1969 e 1971), além de 44 Campeonatos Paraenses.". Segue o link: http://www.cbf.com.br/noticias/campeonato-copa-verde/confira-os-18-clubes-participantes-da-copa-verde

Torneio Pará-Goiás (Interestadual) 1972 REMO CAMPEÃO: Aqui estão duas fontes, confirmando o título azulino http://www.rsssfbrasil.com/tablessz/tpago1972.htm e http://futeboldegoyaz.com.br/campeonatos/torneio-para-goias

Copa Norte[editar código-fonte]

QUEM E QUE FICA APAGANDO OS TITUTOS DA COPA NORTE DO REMO DE 1968,1969,1971.POXA,DEVE SER BEM ESSE BUI,SEJA QUEM FOR, ESSES TITULOS ESTAO NO SITE DO REMO E NO DA FEDERAÇAO PARAENSE DE FUTEBOL ENTAO NAO TEM POR QUE APAGAR. o comentário precedente deveria ter sido assinado por RomuloPLM (discussão • contrib.)

Esse Buí deveria ser proibido de mexer na página do Remo. A Federação Paraense de Futebol considera o Remo campeão do Campeonato Nacional Norte-Nordeste de 1971 ... o Clube do Remo reconhece, a torcida reconhece, mas esse Buí sempre desfaz as atualizações.

O cara tem um sério problema com o Remo.

deveria ser proibido de mexer na página, pois é evidente que ele tem algo contra o Remo, e faz isso por pura implicância. Deve ser torcedor do Paysandu.comentário não assinado de 200.164.100.68 (discussão • contrib) (data/hora não informada)

Alguém aí sabe como se faz pra denunciar esse usuário (Buí) à Wikipédia?????comentário não assinado de 200.164.100.68 (discussão • contrib) (data/hora não informada)

A perseguição é tão evidente, que até nesta páguna -->> Campeonato Nacional Norte-Nordeste de 1971 esse rapaz (Buí) foi ... redirecionando direto para a página Série B 1971 ... pra tentar, de forma acintosa, ESCONDER a competição ganha pelo Remo.comentário não assinado de 200.164.100.68 (discussão • contrib) (data/hora não informada)

O único com razão para ser proibido de editar aqui é o senhor, que insiste em colocar um título que nunca nem foi celebrado, não houve troféu, faixa, homologação, nem nada. Já falei isso mil vezes. Se vocês, torcedores do Remo, se consideram campeões, ótimo, vivam suas vidas. Mas vocês estão errados. Buí (Ex-Victor Kbça) msg 22h19min de 8 de dezembro de 2010 (UTC)[Responder]

amigão, tem troféu, faixas, fotos do time campeão ... tudo na sede do Remo.

Deixa o Remo em paz, e segue teu rumo.comentário não assinado de 200.164.100.68 (discussão • contrib) (data/hora não informada)

Hahaha, na sede do Remo? Vou colocar também tudo isso na sede do meu time e falar que ele é tetracampeão mundial. Posso? Buí (Ex-Victor Kbça) msg 22h25min de 8 de dezembro de 2010 (UTC)[Responder]

time campeão de 1971 http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom?uid=4113091134481588386&pid=1266613606126&aid=1258240642$pid=1266613606126comentário não assinado de 200.164.100.68 (discussão • contrib) (data/hora não informada)

Orkut, hahahaha. Velho, vamos fazer assim? Se você arranjar um comunicado da CBF OFICIALIZANDO o título, eu mesmo o coloco no artigo. Não é um desafio, é um pedido. Se esse título é mesmo OFICIAL, é a CBF que deve se pronunciar. Enquanto isso, é mera especulação de torcedor. Buí (Ex-Victor Kbça) msg 22h32min de 8 de dezembro de 2010 (UTC)[Responder]

vou lhe fazer uma proposta ... se vc deixar o Remo em paz, eu lhe arrumo um emprego ... deve tá faltando isso pra vc ... pq vc passa 24hs por dia, desfazendo atualizações da página do meu time.comentário não assinado de 200.164.100.68 (discussão • contrib) (data/hora não informada)

uma pergunta, pq vc não vai às páginas dos clubes grandes, onde consta títulos não reconhecidos pela CBF ???

tipo Taça Brasil.comentário não assinado de 200.164.100.68 (discussão • contrib) (data/hora não informada)

Whiskas sache. Buí (Ex-Victor Kbça) msg 22h40min de 8 de dezembro de 2010 (UTC)[Responder]

É o clube de maior tradição do Norte e um dos maiores da região.[editar código-fonte]

"É o clube de maior tradição do Norte e um dos maiores da região."

Trecho que questiono do artigo, independente de opção como torcedor.

Vamos aos fatos: O Paysandu Sport Club é o detentor de mais títulos estaduais, títulos nacionais de maior expressão (2 Brasileiros série B 1991/2001, Copa Norte, Copa dos Campeões). Participou honrosamente da maior competição das Áméricas em 2003, a Libertadores tendo ficado em nono lugar, mas com a quinta maior pontuação. Derrotou clubes de grande expressão no cenário nacional, tais como Santos, Cruzeiro, Atlético Mineiro, Flamengo, Palmeiras, Botafogo e muitos outros, além dos de expressão internacional, tal como Peñarol e Boca Jrs.

O Clube do Remo, tido como "É o clube de maior tradição do Norte e um dos maiores da região.", tem menos estaduais,título de maior expressão é uma série C em 2005 e tem um histórico lamentável nos últimos 4 anos:

2007 - Após a derrota por 2x1 para o Ituano, foi rebaixado para série C 2008 - Após a derrota para o Rio Branco Football Club, foi desclassificado tendo que disputar vaga para Série D 2009 - A primeira grande vergonha, 9 meses sem disputa, não tendo se classificado nem para Série D, depois de derrota para o São Raimundo. Neste ano viu (de longe porque não foi pra final) o arqui-rival ser campeão Paraense. 2010 - Não foi pra final do Paraense novamente, além de ser brevemente eliminado da Série D. 2011 - Fora da final do Paraense novamente, ficará no ostrasismo mais 7 meses como um time fora das séries A,B,C e D.

Partidas históricas[editar código-fonte]

Remo 0 x 0 Guarany (PA). 21 de julho de 1913. Campo da Praça Floriano Peixoto (Belém, Pará).

Primeira partida da história do Clube do Remo.

Remo 4 x 1 Guarany (PA). 13 de maio de 1913. Campo da Praça Floriano Peixoto (Belém, Pará).

Primeira vitória do Clube do Remo. O atacante Rubilar entrou para a história do clube como o jogador que marcou o primeiro gol da história do Leão.


Claramente, as datas mostram uma contradição. Como naõ sei como arrumar o artigo, visto que naõ possuo a informação correta, postei aqui, assim, talvez alguém corrija

Edições sem fonte[editar código-fonte]

Desfiz alguma edições sem fonte. Há alguma controvérsia sobre campeonatos disputados pelo clube, o que deve ser resolvido com a apresentação de fontes fiáveis e independentes (blogs, páginas de relacionamento não são fiáveis). Caso haja fontes que comprovem as informações, por favor, desfaça minha edição e as insira. Outra opção (mais recomendada) é adicionar as fontes aqui para que outros possam avaliá-la antes de alterar o artigo. Obrigado.” Teles (D @ R C S) 05h17min de 22 de junho de 2011 (UTC)[Responder]

A própria fonte que o usuário VictorAzulino postou explica as situações, mostrando que os "campeonatos" eram apenas fases de outras competições. Se os torcedores do Remo se consideram campeões Norte-Nordeste e tricampeões do Norte, pouco importa. Se fôssemos considerar todas as fases regionais de competições nacionais, teríamos dezenas de clubes com títulos do mesmo estilo. 201.8.68.241 (discussão) 17h45min de 22 de junho de 2011 (UTC)[Responder]

Vá no Artigo de todos so clubes do Norte e Nordeste que consideram essas fases como títulos, e desfaça todas as edições ... aí vc terá meu respeito! Enquanto não fizer isso, vc será, pra mim, apenas um torcedor rival, disfarçado de justiceiro!

Já disse, vá aos artigos dos clubes do Norte e Nordeste que consideram esses títulos .... Ou vc é covarde ao ponto de focar sua implicância só no artigo do meu clube???

Sua implicancia com o Remo é acintosa!--VictorAzulino (discussão) 00h42min de 23 de junho de 2011 (UTC)[Responder]

Vitor, não precisa falar sobre os editores da Wikipédia; basta apontar uma boa fonte que comprove aquilo que inseriu. Existe outra fonte além da que apontou?” Teles (D @ R C S) 00h46min de 23 de junho de 2011 (UTC)[Responder]

Só vc não enxerga que isso é implicância de torcedor rival. É essa a credibilidade do Wikipédia??? inserir informações que sejam convenientes a perseguidores??? --VictorAzulino (discussão) 00h52min de 23 de junho de 2011 (UTC)[Responder]

Implicância? Santa paciência. Acredite, rapaz, não dou a MÍNIMA pra o que o Remo tem ou não, só estou fazendo meu dever de retirar informações mentirosas e clubistas. Dizer que um time foi campeão de DOIS TORNEIOS que eram FASES de outro é um absurdo. Não vejo você tentar explicar isso. Só fica querendo impor sua edição de torcedor. 201.8.68.241 (discussão) 01h15min de 23 de junho de 2011 (UTC)[Responder]

Informações mentirosas??? Queres dizer que 40 anos de história do título Norte-Nordeste do Remo não são reais???? As medalhas de campeão Interregionais confeccionadas pela CBD e entregues ao Remo são falsas???? Rapaz, tenta te informar, antes de cometeres atos harbitrários! Até camisa comemorativa dos 40 anos do Título Norte-Nordeste a PENALTY vai lançar ... Mas, tu és o supremo, o dono da verdade! sabes ler??? taí o Regulamento dos Regionais de 1971. De acordo com o regulamento, estabelecido pela Confederação Brasileira de Desportos-CBD: As equipes campeãs das regiões norte e nordeste decidiriam o título do Campeonato Norte-Nordeste' em duas partidas (ida e volta). Assim, a fase final do Campeonato Norte-Nordeste/1971, de acordo com o regulamento estabelecido pela referida confederação, envolveu as equipes campeãs da região norte e da região nordeste . Daí sairia o vencedor do torneio que faria a final do Campeonato Brasileiro da Segunda Divisão com o campeão da Zona Centro-Sul, que foi o Villa Nova, de Nova Lima/MG. Queres que eu desenhe, ou lestes "CAMPEÃO" ????? texto do site Oficial do Clube do Remo "A Confederação Brasileira de Desportos (CBD) Considerou o CLUBE DO REMO o 1º CAMPEÃO NACIONAL DO NORTE e NORDESTE, título que tem o timbre nacional oficializado pela própria entidade que então comandava o futebol no país, a CBD, antecessora da atual Confederação Brasileira de Futebol (CBF)." Fonte: (http://www.clubedoremo.com.br/site/?action=Menu.detalhe&id=13&pai=8)--VictorAzulino (discussão) 03h59min de 23 de junho de 2011 (UTC)[Responder]

Quanto a primeira parte: se o clube se considera campeão, se o clube fez suas faixinhas e medalhas fajutas, pouco importa. O Flamengo se considera hexacampeão brasileiro mas, oficialmente, a CBF só considera o Sport, e acabou aí. Quanto ao """"regulamento"""" (hahaha), você copiou e colou o texto do site CAMPEÕESDOFUTEBOL, que já foi dito aqui ser um site amador, feito por torcedores, que considera até fase de campeonato de gude como título. E pare de usar tanto o negrito, por favor, ninguém aqui é cego. 201.8.68.241 (discussão) 04h18min de 23 de junho de 2011 (UTC)[Responder]
Se você arranjar um regulamento OFICIAL, uma fonte OFICIAL, afirmando que AS FASES da Série B de 1971 correspondiam a títulos, aí sim será aceito. Mas enquanto ficar só no papo "EU SOU CAMPEÃO SIM E ACABOU", não há nada a se fazer. 201.8.68.241 (discussão) 04h21min de 23 de junho de 2011 (UTC)[Responder]

Eu acabei de mostrar que o próprio Clube do Remo afirma em seu Site Oficial que o Título foi oficializado pela CBD, e o cara faz chacota!!! na sede tem as medalhas de campeão, com o emblema da CBD, confeccionadas e entregues pela Entidade, e mesmo assim o cara fala que a afirmação é mentirosa. Dizendo que as medalhas são "fajutas"! Tá na cara que ele é implicante!!!--VictorAzulino (discussão) 05h05min de 23 de junho de 2011 (UTC)[Responder]

Pronto, se você conseguir fotos dessa medalhas com emblema da CBD, o artigo poderá contar com o título Norte-Nordeste. Só é preciso isso, oficialização do órgão máximo. O mesmo vale para as fases Norte do Torneio Norte-Nordeste que vocês contam como "Copa Norte". 201.8.68.241 (discussão) 06h41min de 23 de junho de 2011 (UTC)[Responder]

Ninguém contam as fases como "Copa Norte", o artigo explicava muito bem: Campeão do Norte: 3 abaixo os anos, com as respectivas competições a que as conquistas do Norte faziam parte: (1968 e 1969) Torneio Norte-Nordeste, (1971) Campeonato Nacional Norte-Nordeste .. Não reparastes nisso??? Ou simplesmente apagastes sem ao menos analisar??? comentário não assinado de VictorAzulino (discussão • contrib) (data/hora não informada)

Jura que não contavam? Engraçado, em todas as edições tava lá como "Copa Norte" ou "Campeonato do Norte", como se tivesse tido essas competições à parte. Já disse, arranje alguma prova que oficialize o "Norte-Nordeste de 1971" e ele ficará no artigo. 201.8.68.241 (discussão) 18h00min de 23 de junho de 2011 (UTC)[Responder]

Não, não contavam, até pq, a Copa Norte foi uma competição recente! Queres dizer que só quem venceu a competição chamada "Copa Norte", pode ser considerado campeão da Região??? O Norte nunka teve competições regionais antes da década de 90??? Isso é piada, né!!!--187.12.96.34 (discussão) 20h30min de 23 de junho de 2011 (UTC)[Responder]

Oficias não, claro que não. Se fôssemos considerar qualquer fase de competição nacional como título regional, praticamente todos os clubes teriam esses títulos, o que não seria coerente. 201.8.68.241 (discussão) 21h20min de 23 de junho de 2011 (UTC)[Responder]

Fase de competição nacional??? Tá vendo como não tens conhecimento sobre o futebol do Norte. Em 1968 e 1969 o Remo disputou as Finais dos respectivos TORNEIO NORTE-NORDESTE (isso é competição nacional??) contra os campeões do Nordeste, nesses anos! Pra enfrentar o Campeão do Nordeste, numa Final Norte-Nordeste, tem que ser campeão do Norte, não achas??? Em 1971 a CBD apenas incorporou o Norte-Nordeste de 1971 à Série B, denominando 1º CAMPEONATO NACIONAL NORTE-NORDESTE, inclusive colocando seu emblema às medalhas, homologando e conquista do time de Belém, e dando à ele vaga na Final nacional, contra o Campeão do Centro-Sul. O Remo venceu o Grupo Norte (Taça Norte) do nacional Norte-Nordeste, e enfrentou o Itabaiana, vencedor do Grupo Nordeste (Taça Nordeste de 1971)comentário não assinado de VictorAzulino (discussão • contrib) (data/hora não informada)

Haha, então o Remo foi campeão do Norte, campeão do Norte-Nordeste e ainda poderia ter sido campeão da Série B tudo no mesmo ano. Três títulos numa competição. Quanto sentido isso faz, não é? 201.8.68.241 (discussão) 21h52min de 23 de junho de 2011 (UTC)[Responder]

Isso foi uma maneira de a CBD agregar esses times que disputavam os regionais de 1971 ao nacional recém criado, já que o Campeonato Brasileiro da Série A estava rolando. Tu te faz de desentendido! Justamente pq ela incorporou os regionais ao nacional Série B, é que ela ofereu medalhas, aos Campeões Regionais. Pois o troféu em disputa passou a ser o da Série B. Mas a condição de campeão regional ela não tirou dos clubes. Inclusive reconhecendo o Remo como campeão nacional norte-nordeste. Não gostastes, vai reclamar na CBF, aproveita e contesta o fato de o palmeiras ter sido Campeão Brasileiro 2 vezes só no ano de 1967.--VictorAzulino (discussão) 22h14min de 23 de junho de 2011 (UTC)[Responder]

Você continua a afirmar que a CBD oficializou os títulos mas não mostra fontes que confirmam isso. Já disse, procure meios para provar o que você defende. 201.8.68.241 (discussão) 22h42min de 23 de junho de 2011 (UTC)[Responder]

Queres fonte melhor que o site oficial do Clube afirmando isso??? Queres que eu vá ao Rio de Janeiro, conseguir uma declaração??? kkkkkkkkkkkk!!!! Amigão, não sei de onde és, mas, se fores de Belém, espera alguns dias, que a nova sala de troféus do Remo ficará pronta, aí eu faço questão de te levar lá, pra apreciares as medalhas de campeão!--VictorAzulino (discussão) 22h58min de 23 de junho de 2011 (UTC)[Responder]

Não sou de Belém. Mas pronto, já que a sala de troféus ficará pronta, você vai lá, tira fotos dos troféus com EMBLEMA DA CBD e tudo ficará certo. 201.8.68.241 (discussão) 23h09min de 23 de junho de 2011 (UTC)[Responder]

To vendo que duvidas da seriedade de uma instituição com 106 anos de tradição, como o Clube do Remo. O fato de o clube afirmar em seu site oficial que o Título é reconhecido pela CBD, não te basta!--VictorAzulino (discussão) 23h25min de 23 de junho de 2011 (UTC)[Responder]

Já te dei um exemplo. O Flamengo se considera hexacampeão, seu site tem a informação, há camisas, faixas, troféus, homenagens e tudo mais sobre o "hexacampeonato". Mas ele é? Não. Vai ver no artigo do Campeonato Brasileiro se ele está com seis títulos. 201.8.68.241 (discussão) 03h33min de 24 de junho de 2011 (UTC)[Responder]

PQ NÃO VAIS AO ARTIGO DO FLAMENGO, E APAGA O TÍTULO DE 1987??? PQ ESTÁ LÁ ... CAMPEÃO DE 1987 ... TU BABA OVO DOS CARIOCAS??? OU NÃO TENS PEITO DE IR LÁ APAGAR??? SÓ DÁ UMA DE "JUSTICEIRO" NO ARTIGO DO REMO. VAI AO ARTIGO DO ITABAIANA, E APAGA O TÍTULO DO NORDESTE DE 1971 VAI AO ARTIGO DO SANTA CRUZ, E APAGA O HEXAGONAL NORTE-NORDESTE DE 1967 VAI AO ARTIGO DO NÁUTICO E APAGA O TORNEIO DOS CAMPEÕES NORTE-NORDESTE DE 1952 VAI AO ARTIGO DO AMÉRICA-RN E APAGA A TAÇA NORTE-NORDESTE DE 1973 VAI AO ARTIGO DO FAST CLUBE E APAGA O TÍTULO DO NORTE, DE 1970 É NÍTIDA TUA IMPLICÂNCIA COM O REMO--VictorAzulino (discussão) 06h22min de 24 de junho de 2011 (UTC)[Responder]

REFERÊNCIAS NORTE-NORDESTE [http://www.rsssfbrasil.com/tablesae/compnne.htm] [1] [2] NORTE [http://www.rsssfbrasil.com/tablesae/compn.htm] [3] [4]

--VictorAzulino (discussão) 20h53min de 25 de junho de 2011 (UTC)[Responder]

Hahaha, você me posta RSSSF? Lá tem claramente "Zona Norte-Nordeste do Campeonato Brasileiro da Segunda Divisão"... você só fez confirmar o que eu já disse várias vezes. Fora isso, site do clube se dizendo campeão não vale nada... e Campeões do Futebol, site amador que publica até campeonato de gude como título. 201.50.12.73 (discussão) 23h26min de 25 de junho de 2011 (UTC)[Responder]

Zona Norte-Nordeste do Brasileiro deve ser titulo sim. Pq então, a Zona Sul da Taça Brasil consta na lista do Fluminense? Sendo que ninguem vai lá tirar ou contestar. Explique-se. Pois, se zona não é titulo, você mesmo APAGUE todos as zonas de clubes brasileiros (Fluminense, Fast, Inter Limeira, Santa Cruz, Nacional-AM, Naútico, Itabaiana, entre outros). --Arthur17lord (discussão) 17h31min de 26 de junho de 2011 (UTC)[Responder]

A discussão é sobre o Remo ou sobre os outros? 201.50.12.73 (discussão) 03h46min de 27 de junho de 2011 (UTC)[Responder]

A discussão é sobre oq pode, e oq não pode, estar nos artigos da Wikipedia ... 2 pesos e 2 medidas??? Se os artigos dos clubes citados acima, podem conter os títulos que vc tanto contesta aqui, pq o do Remo não??? --187.12.96.34 (discussão) 05h46min de 27 de junho de 2011 (UTC)[Responder]

Torcidas[editar código-fonte]

Informações controversas como número de torcedores ou se time "x" tem o maior número de torcedores em local "y" precisam de fontes fiáveis e independentes. Não se pode simplesmente cravar algo como "É dono da maior torcida da Região Norte e a 18ª maior do Brasil, segundo a ultima pesquisa IBOPE de julho de 2013." sem fontes fiáveis e independentes. Primeiro, a informação é totalmente falsa - Flamengo, Corinthians e Vasco têm torcidas maiores, segundo a pesquisa anterior, de abril de 2013. No máximo, o Remo seria o quarto, mas a nota informa que é o sexto atualmente. Mas essa é pesquisa Ibope mais atual. Se houver uma pesquisa Datafolha ou de outro instituto que mostre mudanças, comprovadas por fontes fiáveis e independentes, basta inserir. Uma informação oriunda de único blog, hospedado no wordpress, não se enquadra nesse quesito. Pode-se escrever de tudo em blogs, a maioria dos blogs não possui qualquer compromisso com a verdade ou com checar a veracidade de informações. De qualquer forma, é aconselhável trabalhar com o anexo da enciclopédia, que inclusive pode ser editado com a inclusão de novas pesquisas (se existir realmente a tal pesquisa Ibope de junho de 2013), desde que sejam verdadeiras e ratificadas por fontes fiáveis e independentes.Rbrandao (discussão) 20h49min de 18 de agosto de 2013 (UTC)[Responder]

Escudo versão 2014[editar código-fonte]

No local do escudo estava somente o endereço do link. Somente arrumei a imagem já com a versão nova do escudo recomendado pelo clube a partir de 2014.

Campeonato Brasileiro de 1993 - Clube do Remo[editar código-fonte]

O Remo terminou o campeonato em sétimo lugar, com 2 pontos no quadrangular que definia a vaga para a final. O oitavo foi o Flamengo, com um ponto, que estava no grupo A da fase. Editem, por favor!

Boa noite, eu também percebi o erro e fiz a correção. Obrigado. Thiago W. Cardoso Souza (discussão) 03h59min de 7 de janeiro de 2022 (UTC)[Responder]

Suposto reconhecimento dos títulos regionais[editar código-fonte]

Em 2018, ao emitir uma nota parabenizando o Remo por seus 113 anos, a CBF citou os títulos reivindicados pelo clube paraense da Taça Norte–Nordeste (1971), do Torneio do Norte (1968 e 1969) e da Taça Norte (1971) – Ambas as competições citadas foram fases regionais de competições maiores. Entretanto, reconhecimento de títulos pela CBF vem através de Resoluções de Presidência da mesma, uma nota da CBF parabenizando um clube não é um documento oficial de reconhecimento de títulos. A entidade provavelmente retirou as informações sobre os títulos do próprio site do clube. Como já ocorreu com outros clubes brasileiros, com a CBF citando títulos reivindicados em uma nota ao parabenizar um time em um ano e posteriormente, ao perceber o equívoco, a entidade passa a não mencionar os supostos títulos nas notas dos anos seguintes. Como exemplo, os zonais Norte–Nordeste da Taça Brasil conquistados pelo Fortaleza, ao emitir uma nota parabenizando o clube cearense pelos seus 97 anos, em 2015, a CBF citou que o mesmo tinha três títulos do Norte-Nordeste. Porém, em 2017, ao citar os títulos da equipe em uma nota parabenizando-a por seus 99 anos, a CBF já não faz mais nenhuma menção a esses títulos. SEPRodrigues 13h24min de 8 de fevereiro de 2018 (UTC)[Responder]

O escudo não é o oficial[editar código-fonte]

O atual escudo do Remo na página não é o oficial. O oficial é o que consta no site oficial do clube, inclusive, desde 2014. Rafaelzis (discussão) 18h52min de 4 de abril de 2019 (UTC)[Responder]

Escudo falso hospedado no ficheiro do Clube do Remo pelo JonasBR[editar código-fonte]

o escudo utilizado pelo JonasBR no wikipedia é falso, nunca existiu no clube do Remo, o oficial está no próprio site do clube: www.clubedoremo.com.br.

Sendo esse escudo oficial: http://www.clubedoremo.com.br/images/escudo-simbolo.png

esse é o escudo falso: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/pt/4/4d/Clube_do_Remo.png

JonasBR por favor exclui esse escudo falso do ficheiro do clube do Remo!