Discussão:Cocker spaniel inglês

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Bom, eu estou começando a usar a Wikipedia, e preciso de alguma ajuda. Mas gostaria de colocar em discussão alguns tópicos que achei interessantes. Primeiro, o parágrafo introdutor não corresponde ao seu propósito de ser um pequeno resumo do assunto. Depois, o segundo parágrafo de "Temperamento" trata de uma questão de educação e adestramento, que na realidade, não corresponde ao título "Temperamento". Em "Cuidados", a afirmação que "As rações, embora aconselhadas pelos veterinários, não são de total confiança" é no mínimo, perigosa, pois pode levar uma pessoa leiga a pensar nisso seriamente. Rações levam anos para ser desenvolvidas, e muito estudo é envolvido até que um pacote de ração nos chegue a mão. A nutrição humana é completamente diferente da nutrição animal, e embora uma pessoa diga que possa fornecer alimentação adequada com produtos naturais, o mais comum é que o animal acabe tendo uma dieta muito desequilibrada, enquanto o dono pensa que não há nada melhor no mundo do que a alimentação por ele fornecida. Outro ponto: se o cão tem algum problema, sempre levá-lo ao veterinário. Não se indica antibióticos sem consulta a um veterinário, pois isso pode, ao invés de ajudar o cão e seu dono, fazer com que a bactéria causadora da doença desenvolva resitência àquele tipo de medicamento, atrasando o processo de cura. Ou então, a pessoa compra um medicamento ineficaz contra o tipo de doença que o cão tem, e ao pensar que está tratando dele, na realidade só está fazendo o tempo passar. Em "Acessórios Especiais", nunca tive o menor problema em usar coleiras ou enforcadores nos meus cockers, ou nos cockers que adestro, e nem nunca vi nenhum cão, de nenhuma raça (e mesmo os sem raça) que tivesse o pescoço tão comprido que não conseguisse usar coleira. O pescoço do cocker até que é dos mais curtos e grossos, se comparados com outras raças. Aliás, até recomendo a coleira, pois os problemas gerados pelo peitoral são em muito superiores aos seus benefícios. É de senso comum entre adestradores nunca usar peitoral para cães de companhia, pois isso os ensina a arrastar o condutor pela rua nos passeios. Além de estragar horrivelmente a pelagem.

O parágrafo introdutório contém sobre o que o artigo fala, não um resumo de tudo o que o artigo oferece. Porém ainda falta informações nele, como por exemplo que é um cão de origem britânica, era usado para caça mas é usado atualmente como estimação, etc.
Em Temperamento, ele fala sim sobre o temperamento do cão (dócil, carente, fiel, inteligente, não se dá bem com aves) e no segundo parágrafo informa que algumas pessoas acreditam que é um cão de temperamento bravo, mas isto não é verdade, apenas se ele for criado sendo maltratado (assim como qualquer cão).
Sobre as rações, diz que "alguns veterinários recomendam rações especiais para cocker, mas não é necessário". Ou seja, fala-se de um tipo de ração, não de todas as rações. Sobre essas rações especiais para cocker serem confiáveis ou não, não posso opinar porque não fui eu que escrevi o artigo, mas acredito que se fizeram rações especiais para cocker, logicamente elas são boas para cockers. Talvez esta parte do artigo esteja meio confusa, então seria bom você editar para deixar mais claro de que ração o artigo está falando, e talvez apagar a parte em que diz que "não são confiáveis" pois acho que isto torna o artigo parcial.
O artigo não está indicando antibióticos, ele afirma que "caso o cão tenha otite, leve-o ao veterinário para fazer um tratamento", e explica em que o tratamento de otite consiste. O que poderia ser feito aqui seria realçar o fato de não medicar sozinho o cão sem consultar um veterinário (note que o artigo não diz para fazer isso), explicando o porquê (você já explicou, poderia acrescentar isto no artigo).
Quanto aos acessórios especiais, também os acho fúteis, mas como a wikipedia segue o princípio de "nunca apague, acrescente" (ou algo assim) decidi não apagar estas informações, só reestilizei. Alem disso não sei destes acessórios nem nunca ouvi falar, mas se você, como dona de cocker, tem informações de que são prejudiciais, é bom editar, acrescentar, e se for o caso apagar informações falsas.
Bem, era isso, se ainda tiver alguma questão sinta-se a vontade de postar aqui. Abraços. Brunobarreto 15:22, 4 Março 2006 (UTC)

Obrigada, Bruno. Vamos as meus pontos de vista. No parágrafo introdutório, está apenas dizendo que cocker é uma raça de cães e que existem duas raças com o mesmo nome "cocker", o inglês e o americano. Ao invés disso, poderia ser dito, por exemplo, que é uma raça muito popular, alegre, sociável e de tamanho médio, características que o tornam um excelente cão de companhia. Seria uma introdução muito mais adequada, quando se fala de uma raça, não acha? Sobre falar que o cão é de origem britância, que era usado como caçador, já está no tópico "História", então acho desnecessário repetir na introdução.

Sobre o tópico "Temperamento", comentei sobre a segunda parte, que fala "algumas pessoas acreditam que é um cão de temperamento bravo, mas isto não é verdade, apenas se ele for criado sendo maltratado (assim como qualquer cão)". Isso não é inerente ao temperamento da raça per se, é um tema mais adequadamente abordado se fosse falado em educação e adestramento caninos. Normalmente, quando são redigidos textos falando sobre características de uma raça, comenta-se apenas o que é correto (que é um cão alegre, inteligente, etc...) e não as variáveis possíveis de ocorrer ("se for criado sendo maltratado..."), pois se assim fosse, teríamos de tratar de cada variável em cada assunto pertinente. Isso sem contar que o trecho passa um ar de improfissionalismo e empirismo ao texto.

O trecho que fala das rações de certo está muito confuso. Se for lido sem o devido cuidado, pode-se entender que nenhuma ração é confiável. Muito menos as especialmente formuladas para a raça (o que as pesquisas e estudos da área desmentem).

A parte do antibiótico pode gerar polêmica. Em textos veterinários para pessoas leigas, não é comum citar o tratamento das doenças, apenas a descrição dos sintomas das mesmas. Principalmente tratando-se de um meio de fácil acesso como a internet, algumas pessoas, no afã de economizar dinheiro com as despesas veterinárias, podem querer fazer um tratamento "caseiro" para o seu animal, com receitas encontradas na internet. Por isso, sou contra sequer citar que o tratamento é feito com antibióticos. Seria de mais utilidade dizer que doenças como a otite, podem ser evitadas com a limpeza semanal das orelhas e ouvidos do cão, com produto apropriado.

E claro, como você disse, enfatizar os riscos da medicação sem orientação médico-veterinária. Sobre a parte dos acessórios, a única que condiz com a verdade é a que fala dos comedores. Mesmo as outras sendo falsas, deveriam permanecer? Não há como acrescentar nada lá sem entrar em contradição direta com essas afirmações!

E não acha que o tópico "História" ficaria mais adequado no começo da página, antes de "Temperamento"? Além do fator cronológico da questão, muito do temperamento de uma raça pode ser entendido analisando-se sua história e função. E ainda seguiria o modelo de diversos textos informativos sobre raças de animais disponíveis pela internet. Obrigada!

Thais Rodrigues dos Santos

Sobre a introdução: gostei desta sua introdução, como eu disse a que está no artigo ainda está incompleta e isto que você escreveu poderia servir para abrir o artigo. Mas também acho importante a informação de que a raça é normalmente chamada de cocker (ou Cocker Spaniel), e que existe outra raça de cocker que é o americano. Afinal, nos estados unidos, chama-se apenas de cocker o Cocker Spaniel Americano, e fora dos eua apenas cocker é o Inglês. Esta parte foi adicionada quando o artigo chamava-se apenas "Cocker", e não Cocker Spaniel Inglês, para que a pessoa que lêsse soubesse de que raça o artigo falava.
Sobre o temperamento: eu levei em conta de que a raça tem fama de ser uma raça agressiva (como a fama do pit bull). Como isto é um mito, e para ninguem pensar "puxa vida mas meu cocker é agressivo então a fama é verdadeira e o que está escrito no site é mentira", achei necessário dizer "se seu cocker é agressivo, foi porque você o criou mal". Eu particularmente não conhecia essa fama, essa parte foi escrita por um outro usuário, e quando eu li fui confirmar no mesmo artigo em inglês (en:English Cocker Spaniel) e vi que estava dizendo que muito poucos cocker têm problemas temperamentais, sendo 1% agressivos com pessoas e 2% com outros cães, então achei que a existia mesmo este boato. Acho que esta parte poderia ser escrita mais ou menos assim: "O Cocker possui a fama de ser um cão agressivo com pessoas e outros animais, mas, de acordo com estudos, isto é apenas um mito", isto se o cocker possuir mesmo esta fama. Se esta fama nem existir, tem que retirar mesmo esta parte do artigo.
É necessário reformular mesmo a parte das rações, ja foi comprovada está confusa e possui informações sem fundamentos.
Sobre os antibióticos, no próprio artigo otite fala que em caso desta doença, deve-se "contactar um médico, para ser devidamente medicada com antibióticos e respeitar as tomas". Eu acho que a wikipedia é uma enciclopédia de todos os assuntos, e falar que otite se trata com antibióticos não é induzir as pessoas que tenham ou venham à contrair otite à tomarem sozinhas antibióticos. Se elas tomarem elas sabem dos riscos que correm. Acho que poderia ser feito é dizer para nunca se automedicar ou medicar outra pessoa sem consultar um médico (ou veterinário, no caso). Nos próprios artigos sobre doenças, existe uma mensagem bem no início dizendo isto, mas também não deixa de dizer em que o tratamento consiste (veja o exemplo da coqueluche). Bom, que pena que não tem outra pessoa que freqüenta este artigo para dar uma 3ª opinião, mas esta é a minha.
Eu acho que, sendo falsa, a parte dos acessórios deve ser tirada fora e deixar apenas o que está em verdadeiro. A parte sobre a cama confortável, também acho que poderia ser retirada pois isto ao meu ver serve para qualquer raça de cães.
Coloquei a História no fim pois é assim que segue o padrão dos outros artigos sobre raças. Normalmente depois da introdução a ordem é Aparência, Temperamento, Saúde, História e Curiosidades. Se este artigo ficasse com o História na frente, iria ficar feio pois os outros todos estão em um mesmo estilo. Acho que a pessoa que procura um artigo sobre raça de cães quer saber com o que o cão se parece, se é ideal para brincar ou para a guarda, como cuidar dessa raça em específico. A história, ao meu ver, ficaria mais como uma curiosidade (não menos importante). Ainda que a parte da história nem sempre serve para dizer qual o temperamento do cão, veja o caso do Terrier Brasileiro (que coincidentemente tem a história na frente :), precisa ser mudado) e o Fila Brasileiro.
Ah, e uma dica: quando quiser colocar seu nome, coloque quatro tils (~~~~)! Abraços. Brunobarreto 01:49, 6 Março 2006 (UTC)