Discussão:Companhia Mogiana de Estradas de Ferro

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


site História e Imagens da Companhia Mogiana de Estradas[editar código-fonte]

Eu Paulo Rogério Cury, criador do site História e Imagens da Companhia Mogiana de Estradas foi quem inseriu o resumo da história desta ferrovia, extraído do meu site, assim entendo que não violei nenhum direito autoral, haja vista que o texto e o site foram feitos por mim.

O que eu preciso fazer para liberar o conteúdo da página?

Paulo Cury paulo@cmef.com.br

Aviso ao colaborador Paulo Cury[editar código-fonte]

Amigo Paulo Cury,

Tinha um texto a respeito e fundi o teu belo trabalho ao meu. Espero não opor-se ao fato. Esse meu texto vêm de arquivos pessoal fruto de pesquisas e estudos se tiver algum erro pode avisar-me. Vou colocar um link para o seu site muito bem montado parabens

levs04:22, 24 Abr 2005 (UTC)


Entretantemente, deixo na íntegra teu belo trabalho nesta página o mesmo foi transcrito para Cia mogiana. Obrigado pela compreenssão.


Cia. Mogiana de Estradas de Ferro Obs.: o trecho seguinte está "compactado" de modo a despoluir visualmente o contexto da página toda.

A Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, fundada em 18 de março de 1872, teve quase 2000 quilômetros de linhas, serviu aos estados de São Paulo e Minas Gerais até 1971, quando foi incorporada à Fepasa - Ferrovia Paulista S.A.

O primeiro trecho da Mogiana foi inaugurado em 3 de maio de 1875, ligando Campinas a Jaguariúna, na época Jaguary. Em 27 de agosto do mesmo ano a linha chegava a Mogi Mirim e em 15 de novembro era inaugurado o ramal entre Jaguariúna e Amparo.

O último trecho foi inaugurado em 1921, quando os trilhos da CM chegaram em Passos-MG.

Inicialmente denominada Companhia Mogyana de Estradas de Ferro e Navegação, teve seus primeiros 50 anos marcados pela expansão de suas linhas ou tentativas de fusão com a Companhia Paulista. Em 1936, cria a Companhia Mogiana de Transportes, mais tarde Rodoviário da Cia. Mogiana. A segunda metade de sua vida é marcada pela crise financeira que culmina com a sua encampação pelo Governo do Estado de São Paulo, em 1952. Nesse mesmo ano, inicia o processo de dieselização com aquisição das primeiras locomotivas diesel-elétricas GE-Cooper Bessemer, continuando em 1957, com a chegada de 30 locomotivas EMD-GM e em 1960, mais 23 locomotivas GM-EMD.

Ela ainda busca modernizar seus equipamentos fabricando carros metálicos e comprando novos vagões de carga, não obstante os seguidos deficits provocam a unificação das ferrovias paulistas, Companhia Paulista de Estradas de Ferro, Estrada de Ferro Sorocabana, Estrada de Ferro Araraquara, Estrada de Ferro São Paulo - Minas (desde 1967 sob administração da CM) e a Mogiana, criando-se assim a Fepasa - Ferrovia Paulista S/A em 1971. Em 1968, inaugura o serviço de transporte de passageiros para Brasília-DF, utilizando carros Budd-Mafersa adquiridos da Estrada de Ferro Sorocabana.

Dos 2000 km de linhas que possuía em 1922, em 1970 restavam apenas 1500 km, sendo que vários ramais foram desativados entre 1956 à 1970.

A Fepasa, privatizada em fins de 1998, não conseguiu manter os níveis de serviços prestados, principalmente no transporte de passageiros, provocando a total extinção dessa modalidade.

A CM tinha oficinas em Campinas (uma das maiores e mais completas do Brasil), Ribeirão Preto e Uberaba. Além de depósitos de locomotivas em Aguaí e Guaxupé. Na oficina de Campinas foram fabricados locomotivas a vapor, carros de passageiros, vagões de carga e inúmeros componentes. Serviu as cidades de Campinas, Jaguariúna, Amparo, Socorro, Serra Negra, Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Aguaí, Casa Branca, São José do Rio Pardo, Ribeirão Preto, Franca, Uberaba, Uberlândia, Araguari, Poços de Caldas, São João da Boa Vista, São Simão, Itapira, Mocóca, Guaxupé, Passos entre outras.


Esclarecimento sobre os direitos de autor:

Extraído do site Histórias e Fatos da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro www.cmef.com.br de Paulo Rogério Cury, com o total acordo do autor.

levs04:22, 24 Abr 2005 (UTC)


Fundi nesta data o artigo mogiana com este que tinha em meus arquivos. Porem acresci o texto do autor na íntegra ao corpo do meu texto, pois serve de complemento e uma outra opção de pesquisa.

levs 04:39, 24 Abr 2005 (UTC)

Esclarecimento[editar código-fonte]

*Uma história verdadeira contada por quem conhece

Este texto foi fundido de um que já existia na wikipédia com o mesmo nome.

A fim de evitar problemas, acresci na íntegra como curiosidades ao meu texto esse trabalho bem feito do site Histórias e Fatos da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro.

O site do autor por sinal bem feito é o redirecionamento abaixo e constante no corpo do sub texto (curiosidades)

[1] de Paulo Rogério Cury, com o total acordo do autor

Grato,

levs 23:30, 14 Mai 2005 (UTC)

Gostaria de informar um erro.[editar código-fonte]

Segundo o Blog ferroviário a locomotiva número 10 (Numero de Fabricação 18471) esta sendo reformada, mas isto esta errado segundo a própria "reformadora" a locomotiva que esta sendo restaurada era a 9 (Numero de Fabricação 15511) como também apontado no blog "Vapor minímo". --Wumpus (discussão) 17h19min de 12 de novembro de 2020 (UTC)[responder]