Discussão:Cigarro

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Por que ainda "imparcial"?[editar código-fonte]

Acho que está na hora de justificarem o uso dessa marca. A minha opinião é a favor de retirá-la. Quem for contra, manifeste-se. Quem for a favor de retirar, também. Acho que não precisamos ter estampado essa marca gigante só porque temos medo de expor nossa opinião. Grato, 187.70.11.78 (discussão) 13h45min de 20 de fevereiro de 2013 (UTC)[responder]

De fato o Artigo deveria ser imparcial, com uma seção com os efeitos e prazeres de um bom cigarro. Kroco Mazo (discussão) 15h23min de 7 de novembro de 2023 (UTC)[responder]


Ex.mos Senhores, Os meus cumprimentos.

Relativamente à pergunta - "quem nos pode ajudar a fumar melhor?" gostaria de saber se os malefícios do cigarro residem apenas na forma como o tabaco actualmente é tratado antes de chegar ao consumidor, os quais se agravam após a combustão. Ou, se pelo contrário, o facto de se fumar apenas cigarilhas, por exemplo, elaboradas com tabaco 100% puro não tem tantas contraindicações como as que têm os cigarros normais, visto que, afinal de contas estamos a falar de uma planta que não sofre os mesmos processos quimicos de transformação antes de chegar ao consumidor final como os vulgares cigarros. Finalmente, gostaria de saber de onde vem o alcatrão que se encontra nos cigarros, uma vez que, não me parece que seja da própria planta do tabaco.

Antecipadamente grato pela V/ atenção.

Luís Miranda

acender novamente o cigarro[editar código-fonte]

sera que ao apagarmos o cigarro e voltarmos a acender, ele e mais prejudicial para a nossa saúde?

Link de final de página[editar código-fonte]

http://www.inca.gov.br/tabagismo/ DSA 21:01, 31 Maio 2006 (UTC)

Texto em VDA[editar código-fonte]

Retirado texto copiado de [1]--Rui Silva 12:23, 9 Junho 2006 (UTC)

Texto parcial[editar código-fonte]

--201.93.242.42 01h54min de 27 de Agosto de 2007 (UTC) "se deram conta da galinha dos ovos de ouro", dizendo sobre a maquinação da fabricação - trecho mal formulado e imparcial, claramente tomando partido. gostaria que quem reformulasse esse trecho se atentasse a isso.

Tentei imparcializar, mas precisa de melhorar o conteúdo. --Rui Silva 06h56min de 27 de Agosto de 2007 (UTC)
Creio que agora está imparcial. Podemos retirar o aviso? --marcelhb (discussão) 13h24min de 28 de Dezembro de 2007 (UTC)

Em relação aos cigarros de cravo[editar código-fonte]

Olá, gostaria de saber a opinião de vocês a respeito da seção sobre cigarros de cravo no artigo. Na wikipédia anglófona há um artigo só para este tipo de cigarro, que também é conhecido como kretek.

Os riscos à saúde relacionados aos cigarros de cravo (kretek) do artigo são descritos abaixo em português, tradução livre:

Os cigarros de cravo Djarum Black (marca de cigarros kretek) vendidos nos Estados Unidos, Canadá e países da Europa e América do Sul contém 10-20mg de alcatrão e 1mg de nicotina, como indicado em sua embalagem. Este nível de alcatrão e nicotina é comparável à maioria dos outros cigarros comuns ou "full-flavor" disponíveis no mercado. Entretanto, os cigarros Djarum Black produzidos para consumo na Indonésia contém uma quantidade notadamente maior de alcatrão e nicotina, 25mg e 1,6mg respectivamente. No Canadá, os cigarros Djarum Black contém 42,2-76mg de alcatrão e 1,88-3,39mg de nicotina, uma quantidade significativamente maior que a grande maioria dos outros cigarros comuns.

Os níveis de nicotina e monóxido de carbono no plasma sanguíneo de 10 fumantes foram testados após o consumo de cigarros kretek. Concluiu-se que não há diferenças significativas em relação aos níveis dos fumantes da maioria das marcas de cigarros comuns, como a Marlboro.

Foi administrado a ratos doses inaláveis iguais de cigarros de tabaco comuns e cigarros kretek, por um curto período. Os animais que inalaram cigarros kretek não demonstraram piores efeitos à saúde em relação àqueles que inalaram os cigarros de tabaco comum. O estudo foi repetido num período de 14 dias e os cigarros kretek novamente não demonstraram produzir piores efeitos em comparação aos cigarros comuns.

O eugenol dos cigarros de cravo (kretek) causam um leve efeito anestésico na garganta, o que pode diminuir os "gag-reflex" (não sei o termo traduzido, refere-se ao reflexo que temos na garganta para evitar que algo entre exceto o que conseguimos engolir normalmente), o que levou os pesquisadores a recomendar atenção aos indivíduos com infecções respiratórias. Há também alguns casos de pneumonia por aspiração em indivíduos com o trato respiratório saudável, possivelmente devido à diminuição do "gag-reflex". Pesquisadores recomendam que pessoas que têm alergia ao cravo devem evitar os cigarros kretek.

A tradução não está perfeita, mas a idéia principal está mantida. Como podem ver, a seção da wikipédia lusófona é imparcial e tendenciosa, não cita suas fontes de forma satisfatória e não condiz com a verdade, já que os cigarros de cravo (kretek) não são ilegais nos Estados Unidos.

Caro editor anónimo, qualquer usuário pode editar os verbetes da Wikipédia que, muitas vezes contêm imprecisões. Retirei acima o texto em inglês por ver que a sua tradução está razoável. No entanto, repare que, apesar de não estarem bem formatadas, as referências da WP:PT são válidas, enquanto que se você quer inserir esse texto, deveria trazer as referências da WP:EN. Da próxima vez que deixar uma mensagem, por favor assine (mesmo que incógnito) com ~~~~ para ficar registado na discussão o seu IP e a data e hora. Boas contribuições. --Rui Silva (discussão) 13h15min de 28 de Agosto de 2008 (UTC)
Caro Rui Silva, apenas traduzi o texto da wikipédia anglófona, por observar que seu conteúdo era relevante. Não tenho interesse em modificar o artigo, tampouco formatá-lo para se encaixar nos padrões da wikipédia. Apenas quis alertar os demais usuários que a informação que consta no artigo é incorreta, e deixar outra que considero correta (já que dispõe de melhores fontes) para que os futuros editores possam inseri-la. Em outras palavras, deixo pra outra pessoa melhorar minha tradução e modificar o artigo. Pedro 201.58.209.46 (discussão) 00h13min de 29 de Agosto de 2008 (UTC)

História do cigarro e do consumo de tabaco[editar código-fonte]

Entrei nessa página querendo saber a história do cigarro e a história do consumo de tabaco, mas só encontrei um manifesto anti-tabagismo.

Adicionei uma nova se(c)ção sobre a história do cigarro. Parcialmente (no bom sentido Super cool) traduzida da versão em inglês e espanhol da WP. Creio que o artigo não receberá mais o rótulo de manifesto anti-tabagismo. Abraços Gean Carlos Diga Fiz! 23h06min de 18 de maio de 2010 (UTC)[responder]

Tópico de discussão não intitulado[editar código-fonte]

O texto seguinte foi movido de: Discussão:Componentes do tabaco

As substâncias listadas não estão acompanhadas dos respectivos teores.
A nicotina causa dependência, mas não é cancerígena, ao contrário do que se afirma no texto.
ValmontRS (discussão) 23h42min de 3 de setembro de 2017 (UTC)[responder]

O texto acima foi movido de: Discussão:Componentes do tabaco --Luan (discussão) 15h26min de 4 de janeiro de 2018 (UTC)[responder]