Discussão:Computação em nuvem

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Seria interessante colocar as referências (fontes) dos números apresentados neste e em outros artigos. Por exemplo, dizer que 80% do tempo das empresas é gasto em administrar infraestrutura é uma afirmação muito forte e que exige comprovação por estudos e localização dos mesmos.

Prezado, no final do parágrafo, no qual se encontra a informação citada por você, consta a referência [1]. Nesse caso, foi da revista conceituada no ramo de TI, COMPUTERWORLD.

Lorde Salles (discussão) 16h09min de 6 de março de 2009 (UTC)


Vale completar o artigo com o conceito de antívirus "na nuvem", ou "nas nuvens". Uma vez que este parece ser um conceito que veio para ficar. E sobre esse assunto é possível encontrar muitas referências de bons sites na internet.

- - Leober discussão 14h46min de 7 de julho de 2009 (UTC)


"Guardar arquivos na web, utilizar programas virtuais deixando de lado os computadores domésticos em si e reforçar a idéia que tudo é de todos e ninguém é de ninguém não é uma coisa que seria bem vista por todos."

Isso não dá a idéia de que arquivos "nas nuvens" não seriam confiáveis, o que não é verdade. Arquivos, mesmo nas nuvens, são pessoais, cada um tem acesso apenas aos seus.


Concordo com o comentário do usuário acima.

"Guardar arquivos na web, utilizar programas virtuais deixando de lado os computadores domésticos em si e reforçar a idéia que tudo é de todos e ninguém é de ninguém não é uma coisa que seria bem vista por todos."


A frase contida no artigo dá a impressão que todos os arquivos pessoais serão acessados por todos , e será possível acessar todos os arquivos de outros usuários. Todos os usuários terão seus arquivos privados , tendo acesso à sua área de trabalho remota através de login/senha. Proponho a retirada da frase do artigo. Se ninguém tiver algo contra , retiro a frase e ficamos assim.

Empresas no Brasil[editar código-fonte]

Prezados

Existem algumas empresas no Brasil que propiciam a computação em Nuvem, como é o caso da Arth Informática conforme texto antigo retirado.

Há a citação no artigo atual sobre a empresa Katri.

Se há citação de uma empresa que nada oferece ao usuário Wikipédia, e outra empresa que além de se destacar no ramo da informática oferece gratuitamente os serviços para que o usuário Wikipédia possa conhecer realmente o que é a computação em nuvem, acredito ser muito útil e interessante voltar o texto retirado:

A oferta desta tecnologia em língua portuguesa, sem custo, ainda é bastante modesta. A empresa Arth Informática disponibiliza atualmente um sistema baseado no eyeOS gratuitamente e oferece uma série de recursos aos usuários como: gerenciamento de arquivos, criação e edição de documentos e planilhas, criação de apresentações, tocadores de músicas, e vários outros, apelidado de *Arth OS.

--Inform4tica (discussão) 14h02min de 1 de abril de 2010 (UTC)

No caso de nenhuma resposta ao meu comentário, julgarei que o mesmo está certo e farei a atualização para trazer os benefícios para os leitores da Wikipédia.

Inform4tica (discussão) 01h23min de 13 de abril de 2010 (UTC)

Caro editor, a Wikipédia não é lugar para fazer publicidade. Saudações. Porantim msg 01h41min de 20 de abril de 2010 (UTC)


Caro Porantim: Acho que não percebeu que o serviço é grátis, e não há nenhum ganho com a divulgação aqui. Minha intenção foi oferecer o serviço de modo gratuito aos leitores, e como o senhor poderá observar em várias páginas da Wikipédia, é normal a indicação de fabricantesa, desenvolvedores, etc. peço que repense no assunto, afinal não estou vendendo nada, e sim oferecendo um serviço de qualidade sem cobrar um centavo. nem hoje, nem nunca será cobrado o uso. Negar a veiculação desse serviço gratuito é privar os leitores de uma oportunidade de conhecer o serviço sem pagar por ele.

Veja que se procurarmos por computação em nuvem no Google por exemplo, veremos diversos serviços pagos... Você realmente acha que o nosso leitor deve pagar para conhecer e utilizar esse serviço ?

Aguardo seu retorno após uma melhor reflexão sobre o assunto. Inform4tica (discussão) 13h45min de 28 de maio de 2010 (UTC)