Discussão:Confrontos entre Fluminense e Palmeiras no futebol

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Fluminense não é representante da colônia italiana no Rio de Janeiro, não da forma que afirma o seguinte trecho do presente artigo: "sendo estes dois clubes os representantes da colônia italiana em seus estados." Não há qualquer informação que confirme esta afirmação; no Rio, o único clube que tem uma certa identidade com imigrantes europeus é o vasco, no caso, com Portugal. Os links arrolados como referência não confirmam aquela informação.

---x---

Não apenas o é, como no final da década de 1980 ou 1990 (não arquivei a informação, que li), O Globo apresentou uma pesquisa no Sindicato dos Jornaleiros do Rio de Janeiro (ou algo similar), que apresentava cerca de 90% dos seus representantes (que eram em geral, italianos, naquela época, pois muitos já morreram ou passaram o negócio) eram torcedores do Fluminense. A banca que vendia passagens de excursões da Torcida Tricolor em frente ao Ed. Avenida Central? Banca do Pasquale. Há ainda aquela do italiano que toda hora aparece na TV, atrás do mesmo edifício.

Entre seus presidentes, encontraremos famílias como a Prata, entre seus líderes de torcida, Armando Giesta.

O Vasco é apenas o representante da Colônia Lusitana do RJ (embora não integralmente). Veja os sobrenomes dos presidentes do Vasco e do Fluminense, e perceba onde estão os outros europeus.

Não confundir a união das T.Os. de Palmeiras e Vasco, com a questão das colônias.

Atenciosamente, Alexandre M. B. Berwanger (discussão) 11h10min de 25 de agosto de 2015 (UTC)[responder]

Tabela de títulos não é em confrontos diretos.[editar código-fonte]

@Gulherme Duarte: e @Alexandre M. B. Berwanger: Tabela sem razão para estar nesta página, pois os confrontos não são diretos: p/ex. Rio-São Paulo 1933 Palestra Itália x São Paulo, não foi contra o fluminense. Rio-São Paulo 1951, Palmeiras x Corinthians, também não foi com o fluminense, e assim por diante. A página é referente ao confronto, quando não existe este confronto é especulação e informação desnecessária, O "R" Aliado 23h16min de 11 de junho de 2017 (UTC)[responder]

Pois, é, isso tem evitado também muitos problemas sobre os critérios utilizados, muito bem tratados nas respectivas páginas de títulos. Atenciosamente, Alexandre M. B. Berwanger (discussão) 23h40min de 11 de junho de 2017 (UTC)[responder]