Discussão:Copa Libertadores da América

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Nome do campeonato[editar código-fonte]

Já faz alguns anos que mudaram o nome de Taça Libertadores da América para Copa Libertadores da América.


Não é que mudaram o nome, acontece que as duas formas estão corretas. Tanto Taça Libertadores da América quanto Copa Libertadores da América podem ser usados, vai da preferência de cada um. Jonas Macedo 02:52, 8 Agosto 2006 (UTC)

É evidente que o nome oficial é Copa Toyota Libertadores, logo, acho pertinente a observação do nosso colega acima. Falta el nombre de José Gervasio Artigas, Libertador de la República Oriental del Uruguay. --187.56.22.126 (discussão) 17h43min de 13 de abril de 2010 (UTC)Juan Vecino 14:42, 13 abril 2010

Participação[editar código-fonte]

Ouvi falar, não lembro quando, que só podem participar da Libertadores clubes da primeira divisão. Isto é verdade? E se acontecesse do Internacional e Flamengo serem rebaixados?

Tanto não é verdade que nos últimos dois anos clubes da segunda divisão do futebol brasileiro participaram da Taça Libertadores. Em 2005 o EC Santo André foi um dos representantes do Brasil, enquanto que neste ano, o Paulista FC disputou a competição. Ambos conquistaram suas vagas por terem sido campeões da Copa do Brasil no ano anterior as suas participações. -- Jonas Macedo 06:35, 7 Setembro 2006 (UTC)

Participação - II[editar código-fonte]

Tem uma coisa que deve ser corrigida: somente o primeiro e o segundo do campeonato brasileiro tem participação garantida. O terceiro e o quarto, só garantem a vaga na competição se vencerem os respectivos jogos na Pré-Libertadores.

Fotos[editar código-fonte]

Me descupem eu editei errado Peteca Junho 2008

Só vale para países onde não existem competições estaduais e competições nacionais onde os estaduais servem para a classificação.

  • Na Argentina não existe estadual, logo só classifica pelo competiçao nacional.
  • A Copa do Brasil Classifica para a Libertadores, mas é disputada entre os campeões e melhores colocados dos estaduais.

Minha dúvida é, que certa vez escutei em um programa esportivo que clubes brasileiros de segunda divisão no estadual não poderiam disputar a competição. Porém o que aconteceria se o campeão brasileiro fosse rebaixado no seu respectivo estadual?

João Paulo Furtado.

Nome (mais uma vez)[editar código-fonte]

Conforme vemos na Página de regulamentos do site oficial da CONMEBOL da CONMEBOL, o nome oficial da competição é "Copa Santander Libertadores" .

Sugiro que a página seja movida para o Copa Santander Libertadores.

Eu já discordo, pois o artigo trata de todas as edições da Copa, não exclusivamente da edição 2008. Até o ano passado a competição era "Copa Toyota Libertadores", hoje é "Copa Santander", amanhã pode vir a ser "Copa Coca-Cola", "Copa Burger King", "Copa Boteco do Zé"… Alegre
A denominação oficial de cada edição já está embutida dentro de seu respectivo artigo.
Afora isso, o torneio é mesmo mais conhecido como Copa Libertadores da América, então o uso desse título se justifica, pelo fato de ser mais popular. Assim como o título do artigo sobre o Maracanã não é o nome oficial do estádio, e sim seu nome mais conhecido. Garavello (discussão) 20h09min de 9 de Abril de 2008 (UTC)
  • Concordo com o Garavello! O caso da Libertadores é o mesmo que o de clubes de basquete e de vôlei aqui do Brasil, que mudam seu nome conforme o patrocinador. O Franca Basquetebol Clube, por exemplo, já se chamou "Ravelli/Franca", "Sabesp/Franca", "Franca/Cougar", "Franca/Marathon" e atualmente chama-se "Unimed/Franca". Robertogilnei (discussão) 21h15min de 9 de Abril de 2008 (UTC)
  • Imaginem a decadência da Libertadores quando ela for chamada de "Copa Boteco do Zé". hehehe Robertogilnei (discussão) 21h31min de 9 de Abril de 2008 (UTC)

OK, assunto encerrado! Obrigado. Guilherme Massaro (discussão) 00h12min de 10 de Abril de 2008 (UTC)

Fotos[editar código-fonte]

Venho Comunicar que colocarei,a foto da taça em tamanho grande e também por os dados como no artigo da Liga dos Campeões da UEFA.Eu vou colocar pois acho que vai dexar o artigo mais estetico. Se não gostarem me desculpem.

Número de edições[editar código-fonte]

O número de edições está errado! Estamos indo para 50º edição da Copa Libertadores da América, portanto, a copa já teve 49 edições e não 48 como está escrito.o comentário precedente não foi assinado por 201.83.20.254 (discussão • contrib.) 16h01min de 25 de Novembro de 2008

Feito. Obrigado pela correção. Jonas kam diga? 18h14min de 25 de Novembro de 2008 (UTC)

"Artilheiros por edição" e "Maiores artilheiros da história"[editar código-fonte]

Nos artilheiros por ediçao, em 1992 palhinha registra 7 gols pelo são paulo Ja nos maiores artilheiros da historia, o mesmo palhinha tem 25 gols, 20 pelo cruzeiro, 3 pelo corinthians e 2 pelo Atlético Mineiro... aonde foram parar os 7 pelo sp ?Gostaria de saber se estão falando do mesmo Palhinha?

Editei a parte Total de títulos por país pois não concordo com o 0% de aproveitamento da Bolívia nem da Venezuela. Ambos nunca foram as finais então nada se pode dizer do rendimento destes países. Compare com o México que, diferentemente foi as finais porém nunca obteve êxito. Isto sim é um 0% de aproveitamento em finais.

País Títulos Vices Aproveitamento em finais

Argentina  22      8       73,3%
Brasil  15      15      50%
Uruguai 8       8       50%
Paraguai        3       3       50%
Colômbia        2       7       22,2%
Chile   1       5       16,7%
Equador 1       2       33,3%
Peru    0       2       0%
México  0       2       0%
Bolívia 0       0
Venezuela       0       0

--187.67.123.212 (discussão) 16h41min de 15 de fevereiro de 2012 (UTC)

Nomenclatura[editar código-fonte]

O torneio mudou o nome oficialmente para CONMEBOL Libertadores, seguindo a forma da "UEFA Champions League" (nome do torneio com a confederação no início). Por questões de patrocínio a edição de 2017 se chamará CONMEBOL Libertadores Bridgestone. A mudança é só a adição do Bridgestone, não o nome todo, à partir de "Copa Libertadores da América". O torneio não se chama mais Copa Libertadores da América, então os termos e nomes dos artigos devem ser mudados.
Artigo no site da CONMEBOL em português, e como é chamada a Libertadores de 2017

Jhonny Balth (discussão) 21h14min de 25 de dezembro de 2016 (UTC)

Symbol declined.svg Discordo O torneio continua sendo conhecido por "Copa Libertadores da América" que é a nomenclatura consagrada, a fonte da CONMEBOL não indica que ele foi banido ou deixará de ser utilizado. Hoje o torneio se chama "CONMEBOL Libertadores Bridgestone", mas já foi "Copa Bridgestone Libertadores" e "Copa Toyota Libertadores", ou seja são nomes a partir de naming rights que podem ser alterados no futuro. Jonas kam disc | cont ) 03h30min de 26 de dezembro de 2016 (UTC)

O nome do torneio mudou para "CONMEBOL Libertadores", apenas o "Bridgestone" do final que é por conta do patrocínio. Não tem nada a ver com os nomes por patrocínio que já foram chamados. O "CONMEBOL" é bem claro que não faz parte do patrocínio, e sim do "novo" nome do torneio. Na Wikipédia em espanhol o título do artigo, etc, já foram mudados, porque perceberam o que eu disse.
Jhonny Balth (discussão)
04h10min de 26 de dezembro de 2016 (UTC)

Percebi perfeitamente e ainda discordo. O nome consagrado continua sendo "Copa Libertadores da América" até que grande parte da mídia passe a adotar o nova nomenclatura, do contrário não vejo razões para alterar (leia a convenção de nomenclatura para maiores informações). Na Wikipédia em espanhol a movimentação foi revertida e está a decorrer uma discussão sobre o assunto em es:Discusión:Copa Libertadores de América#Nuevo Nombre de la competición. Em nenhuma outra wiki o título foi alterado. Jonas kam disc | cont ) 04h28min de 26 de dezembro de 2016 (UTC)
Para completar, a própria CONMEBOL na divulgação do novo logotipo do torneio ainda se utilizou do nome "Copa Libertadores da América" para se referir ao mesmo ("CONMEBOL apresenta o novo logo da Copa Libertadores da América"). Jonas kam disc | cont ) 04h41min de 26 de dezembro de 2016 (UTC)

Aproveitamento do Brasil em finais[editar código-fonte]

Sugiro que sejam refeitos os cálculos referentes ao aproveitamento do Brasil nas finais do torneio. Visto que, nas edições de 2005 e 2006, a decisão foi entre clubes brasileiros, o aproveitamento do Brasil teria sido de 100% nessas duas edições, e não 50%. Sendo assim, o aproveitamento total do Brasil em finais da Libertadores seria de 56,7%, ao invés de 53,1%, como está contido nessa página.

Evolução do artigo[editar código-fonte]

Sugiro uma evolução do artigo, tal qual como é na versão em inglês da página ([1]), onde mostra toda a história detalhada, as formas de classificação, o troféu, premiação em dinheiro, impacto cultural, etc. Talvez nada que uma tradução da Wikipédia em Inglês não resolva, mantendo as mesmas fontes de lá. Lucs 1994 Central de Atendimento 18h46min de 14 de dezembro de 2017 (UTC)

Lista de campeões da Copa Libertadores da América[editar código-fonte]

A Lista de campeões da forma como apresentada pode levar a conclusões errôneas. A informação encontra-se incompleta. Nas edições de 1966, 1967 e de 1971 a 1987, a fase semifinal correspondia a uma fase de grupos com 3 (ou mais) clubes, não no formato tradicional mata-mata. A lista só exibe os primeiros os grupos dando a falsa impressão de que foi uma fase semifinal nesse formato. Também não há informação oficial da CONMEBOL que se tenha notícia de classificação de terceiro ou quarto lugar (o que pelos resultados poderiam vir até do mesmo grupo) que justifique a forma como os dados estão apresentados. Sugiro portanto duas alternativas:

1 - Exibir como na versão em espanhol que traz a informação completa. https://es.wikipedia.org/wiki/Copa_Libertadores_de_América#Palmarés

ou

2 - Exibir como na versão em inglês que traz apenas os finalistas de forma mais sucinta no artigo principal. https://en.wikipedia.org/wiki/Copa_Libertadores#Winning_clubs

--Rafa Moraes (discussão) 12h12min de 13 de janeiro de 2018 (UTC)

Eu acho mais interessante a alternativa 1. Mais completa. Ricardo Ferreira de Oliveira Diga 14h48min de 13 de janeiro de 2018 (UTC)
Boa observação! Fico com a alternativa número 1 também. Lucs 1994 Central de Atendimento 14h08min de 15 de janeiro de 2018 (UTC)