Discussão:Cor terciária

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

CORES TECIÁRIAS.


eu estudei sobre isso hoje eu acho que eu sei o que é cores terciárias acho que uma cor composta por uma cor secundária e uma cor primária...


Rosa Salmão= magenta + laranja. Amarelo Torrado = laranja+ amarelo. Verde Limão = amarelo + verde. Turquesa = verde + Ciano. Azul Médio = ciano + roxo. Violeta = roxo + Magenta.


Quanto ao Azul, é extremamente difícil precisar nomes e tonalidades de azul quando são visualizadas em ecran. Existe uma grande confusão quanto ao Azul Ciano, que é uma das 3 cores primárias e é constantemente representado como azul turquesa, uma variante substancialmente mais luminosa e já com intromissões de amarelo. Depois depende das marcas das tintas, etc., mas os nomes como Azul Cobalto, Azul Ultramarino, Azul Petróleo, são bastante consensuais para quem lida com cores na sua actividade profissional.

Tudo errado. O texto, que era cientificamente correto, foi mudado para "achismos", sem base científica. Cientificamente, existem dois sistemas de classificação de cores: o aditivo (RGB), em que as cores primárias são vermelho, verde e azul, e o subtrativo (CMY), em que as cores primárias são magenta, amarelo e ciano. As cores primárias em um sistema são as cores secundárias em outro, e vice-versa. Quando se mistura uma cor primária com uma cor secundária, obtém-se uma cor terciária. Lembrando ainda que laranja e roxo não são cores primárias nem secundárias. Fábio (discussão) 19h39min de 4 de Dezembro de 2008 (UTC)

as cores primarias sao as cores representadas na bandeira da africa do sul