Discussão:Cortes de Lamego

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

VERACIDADE DO DOCUMENTO[editar código-fonte]

O artigo falsifica a questão. Herculano não fez prova de coisa alguma, tratando-se apenas de uma posição que toma. A monarquia liberal, que aparece com D. Pedro IV para ser justificada tinha por entrave as Cortes de Lamego. O movimento Liberal, de dimensões internacionais, tinha todo o interesse em eliminar a credibilidade deste documento. Herculano não fez mais que apoiar o mesmo movimento e contribuir para dar força à monarquia liberal.

Os argumentos apresentados por Herculano, seriam inconclusivos aos olhos de uma investigação séria dos tempos de hoje.

O artigo diz bem, todos sempre acreditaram na existência das Cortes de Lamego. A inexistência de documentos que o refiram deve-se ao facto de que tais cortes foram feitas ANTES da fundação do Reino e que é apenas o reconhecimento Papal, posterior, que dá o Reino como realmente fundado.

Se o documento apenas fosse conhecido por alturas de D. João IV continuaria a ser aceite como verídico até, pelo menos Herculano. Ora ele não é respeitado nem mencionado por D. João VI, relativamente à questão do herdeiro. Perguntamos qual o motivo! O motivo é que, aquilo que é dado adquirido, não tem de ser mencionado. Do mesmo modo aconteceu relativamente à tradição monárquica portuguesa antes de D. João IV.

As cortes de Lamego existiram e a posterior monarquia liberal teria interesse no contrário, tal como aos republicanos que se vieram a rebelar.

Ainda há que realçar que D. Pedro, D. Miguel, e D. João VI tinham como certíssimas as Cortes de Lamego. O primeiro a ir contra elas, D. Pedro, foi justamente aquele que foi promovido e promotor do Liberalismo que veio a vingar e que não estava interessado na autenticidade das Cortes de Lamego.

A minha opinião[editar código-fonte]

Boas,

Não acredito que esta página web seja o local ideal para discutir se Alexandre Herculano está certo ou errado, ou se o documento é verdadeiro ou falso. A Wikipédia destina-se a informar e não a tomar posições parciais, pelo menos eu assim o entendo. Por isso, se a posição de Herculano é a certa ou a errada isso só interessa aos historiadores. Para o leitor comum, é simplesmente uma posição.

Por isso, removi do artigo o termo "errada", que atribuía um juízo de valor à posição de Herculano. Quem tiver outras posições de outros autores que possam ser acrescentadas (não as tenho) é favor de as acrescentar.

F.N.

Escreve-se "cortes" ou côrtes"? Jo Alfemo (discussão) 06h46min de 4 de julho de 2022 (UTC)[responder]