Discussão:Cultura do Brasil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

comentário[editar código-fonte]

Na minhha opinião o Brasil tem uma diversidade muito grande que não dar para ser retratada numa página do wikipédia o comentário precedente não foi assinado por 189.24.73.245 (discussão • contrib.)  Ð. Indech  図   01h41min de 7 de Setembro de 2008 (UTC)

Sobre hamburguer e cachorro quente no Brasil[editar código-fonte]

Eu removi o seguinte oração por que é preconceituoso e metido. O hambúrguer e o cachorro-quente se compram muito facilmente no Brasil (infelizmente). Tambem a obra citada não diz nada sobre a culinária do Brasil; essa link fala da comida saudável (como saladas), não necessariamente comida brasileira: É uma das culinárias mais saudáveis do planeta, justamente por não integrarem sanduíches como hamburguer e cachorro-quente.[1]

  1. «Catálogo saudável». Guia de Viagens Brasil Azul. Consultado em 10 de julho de 2010 

o comentário precedente deveria ter sido assinado por Alexlange (discussão • contrib)

Symbol support vote.svg Concordo com a remoção, o trecho era absurdo e não-enciclopédico. RafaAzevedo disc 22h05min de 28 de fevereiro de 2011 (UTC)

Infelizemente, o usuário Marcos discordou. Marcos, não é verdade que o hambúguer e o cachorro-quente são comida muito popular e que se compram em quase todo lugar do país? Por que o oração em questão inclue um link ao artigo hambúguer que também inclue um tópico sobre “o hambúguer no Brasil”?

Acho um pouco estranho denegrir o hambúguer americano de McDonald’s num artigo sobre a cultura brasileira. Na minha opinião, é melhor dizer que no Brasil a comida fast-food se transformou num estilo típico brasileiro.

Se quer enfatizar as qualidades da comida típica brasileira (o assunto desta secão), simplesmente enfatizá-las. É suficiente dizer que a comida tradicional brasileira é uma das mais saudaveis do mundo. Punto final. o comentário precedente deveria ter sido assinado por Alexlange (discussão • contrib)

Alex, eu tinha revertido sua alteração porque vocẽ não indicou a razão de aquele conteúdo ter sido eliminado, só isso. --Marcos 22h34min de 28 de fevereiro de 2011 (UTC)

Ah, isso faz sentido, Marcos. Eu não expliquei. Obrigado pelo entendimento. Então vou eliminar só a parte sobre fast-food. Vai dizer assim: "É uma das culinárias mais saudáveis do planeta," inclusive a referência.o comentário precedente deveria ter sido assinado por Alexlange (discussão • contrib)
--Marcos 22h59min de 28 de fevereiro de 2011 (UTC)

Matriz indígena?[editar código-fonte]

Este trecho "a cultura do Brasil é, majoritariamente, de raiz lusitana. É justamente essa herança cultural lusa que compõe a unidade do Brasil: apesar do povo brasileiro ser um mosaico étnico, todos falam a mesma língua (o português) e, quase todos, são cristãos, com largo predomínio de católicos.", parece ser parcial, uma vez que não considera as línguas indígenas! Eles podem ser considerados a unidade do Brasil, pois por todo o país existem saberes por eles cedidos: Pará, Paraná, Açaí, Tucunaré, Maracujá, Copacabana..... são todos nomes e saberes indígenas.

Curioso o editor novato Luccas Alemão D​ C​ E​ F apontar para este mesmo assunto, no mesmo trecho, com fonte de um livro e generalizar: o Brasil adquiriu algumas influências lusitanas na cultura brasileira, apesar da matriz brasileira ser de raízes indígenas. Pura especulação, pois não moramos em oca, a língua oficial do país não é o tupy e grande parte dos sobrenomes dos brasileiros não são de origens indígenas. Não procede dizer qe a matriz é a cultura indígena. O "R" Aliado 17h47min de 3 de abril de 2017 (UTC)
  • Reverti esse editor no artigo Brasil, basicamente por falta de fontes, embora ele cite sem precisar onde exatamente a Academia Brasileira de Letras e o Sérgio Buarque de Hollanda. Palpite puro. Me reverteu três vezes, outro tanto o Sogumo, já configurou guerra de edições e pode ser bloqueado por isso, reverte sem diálogo, é só ver as contribuições, os bloqueios e as mensagens na sua página.Jo Loribd 18h06min de 3 de abril de 2017 (UTC)
  • Penso que só seria aceitável se a inserção fosse atribuída e tivesse uma citação precisa de um livro do citado. Mas como todos notaram isso não será possível pois é bem provável que seja uma interpretação subjetiva do leitor e não a opinião de uma autoridade. --FSogumo (discussão) 11h44min de 4 de abril de 2017 (UTC)
Isso é revisionismo. A cultura brasileira tem o influência indígena, mas está longe de ser majoritária. Xuxo (discussão) 01h41min de 8 de abril de 2017 (UTC)