Discussão:Dama (xadrez)

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Artigo bom Dama (xadrez) foi eleito um artigo bom; o que significa que ele (ou uma versão anterior) foi avaliado e identificado como um artigo de boa qualidade produzido pela comunidade da Wikipédia lusófona, seguindo os critérios estipulados. Se acha que consegue elevar o estatuto, faça-o por favor.
Etapas passadas por este artigo
Data Processo Resultado
7 de julho de 2010 Candidato a artigo destacado Não promovido
4 de setembro de 2010 Candidato a artigo destacado Promovido
Estatuto atual: Artigo bom

Dama ou Rainha?[editar código-fonte]

O termo "Rainha" para se referir a peça de xadrez não é correto, o correto é "Dama". Numa descrição de jogo, refere-se à Dama com a sigla D e ao Rei com a sigla R.A nomeação "Rainha" para a dama, implica confusão na descrição de um jogo.

Pelo que sei você está correto. Seria o caso então de mover o artigo para Dama (xadrez) e fazer de Rainha (xadrez) o redirecionamento? Nesta data a situação é exatamente inversa. Note-se que isso implica em também mudar as referências ao artigo para que sejam uniformes. Por acaso alguém sabe se oficialmente o nome favorecido é Dama em todos os países de língua portuguesa? Luis Dantas 10:12, 21 Março 2007 (UTC)

Inserir texto não-formatado aqui

Portal de Xadrez?[editar código-fonte]

Não seria interessante colocar a "caixinha" lateral direcionando para o portal de xadrez, e relacionando com o tópico xadrez? (Cesar Grossmann (discussão) 13h14min de 30 de Outubro de 2008 (UTC))

Parabenizo aos colaboradores pelo trabalho até então exercido, e acredito que o artigo já cumpre os critérios pra artigo bom.

Flávio, o Maddox (msg!contrib) 17h07min de 5 de agosto de 2010 (UTC)[responder]

Objetivando ajudar o artigo no cumprimento dos critérios para AB, removi o seguinte trecho, por não possui ainda referências, o que fez com a seção ficasse muito curta - o que me motivou a integrar o texto ajustado à seção anterior.
A Dama, em primeiro plano, é mais forte que a Torre e Bispo

== Valor da peça ==

Ordinariamente, a Dama é um pouco mais forte que uma torre e um bispo juntos e menos forte do que duas torres. Três peças menores, como o par de Bispos e um cavalo tem o mesmo valor teórico que a Dama, entretanto os três primeiros tornam-se mais eficientes quando bem coordenados. A razão pela qual é mais forte que a combinação da Torre e Bispo, mesmo controlando a mesma quantidade de casas, é tripla. Primeiro, pode transferir todo o seu poder de fogo em um movimento enquanto a Torre e o Bispo precisam de dois. Segundo, não é afetada pela fraqueza da cor do Bispo de controlar as casas de cor oposta a sua e por fim a Torre e o Bispo não podem se proteger mutuamente, o que torna-os dependente de uma terceira peça. Um fator a favor da Torre e do Bispo é que estes podem atacar ou defender a mesma casa duas vezes, entretanto a experiência tem mostrado que este fator é menos significante que as vantagens da Dama.

Flávio, o Maddox (msg!contrib) 17h09min de 10 de agosto de 2010 (UTC)[responder]