Discussão:Defumação

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

surgiu a Defumação A produção de defumados surgiu da necessidade de os homens conservarem alimentos por maior tempo. Nas civilizações gregas e romanas, existem diversas referências quanto ao uso e ao consumo de alimentos defumados na sua cultura. No início dos tempos, foram desenvolvidas a salga e a defumação como principais técnicas de conservação dos alimentos. Devido à modificação de sabor que a defumação produz passou-se a salgar as carnes e depois defumá-las.

Com o passar dos tempos, foram testados vários tipos de madeira para a produção de fumaça. Dessa forma, chegaram à conclusão que algumas madeiras conferiam sabor ainda maior aos defumados, o que transformou essa prática antiga em arte.

O que é defumação?

É a aplicação de fumaça em produtos alimentícios, produzida pela combustão de madeiras previamente selecionadas.

O que são defumados?

São produtos que sofrem o processo de cura, após a salga, conferindo-lhes propriedades de sabor, cor e textura bem característicos, que, por meio da desidratação parcial ganha maior tempo de conservação.

Quais os tipos de defumação?

-Quente: feita com temperaturas, em torno de 75°C, originando produtos com a superfície ressecada e a cor estabilizada, dando-lhes sabores e odores característicos.

-Fria: feita com temperaturas, que variam entre 30 e 50°C, dando origem a produtos, como os presuntos cozidos e outros.

autor:Kelvin de Moura Tomas