Discussão:Densidade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Bom.. sobre o risco da informação da densidade da água.. o livros ainda dizem isso. Então ainda é convensão. .. é o que entendo. Gabriel:ahn? 18:30, 1 Março 2006 (UTC)

Ainda não acertei pesquisas sobre isto. Voltarei a passar por cá mas acho que é preciso salvaguarda que, em Português Europeu a densidade não é o mesmo que a massa volúmica. Densidade não corresponde ao termo "density" da língua inglesa mas sim ao quociente entre a massa volúmica da substância pelo da água. hgsilva Gostaria imenso de saber porque a fórmula da massa volúmica é : "ró" = massa : volume. Como têm tanta certeza disso???Como sabem exactamente que deve ser essa a fórmula para o determinar??? Não pões a hipótese de ser um raciocínio parvo??? expliquem-me por favor. já pesquisei em montes de sites e livros mas nehum responde à minha pergunta. apesar de ter apenas 13 anos, acho que tenho o direito de percerber, não???

Densidade não é a mesma coisa que concentração[editar código-fonte]

Desta forma pode-se dizer que a massa volúmica mede o grau de concentração de massa em determinado volume. R: Esta observação é errônea. Se os vigias do texto não discutirem isso logo corrigirei. Mago® 16:28, 1 Março 2007 (UTC)


-- uma pequena correção, não achei onde editar então vai aqui mesmo... existe uma diferença entre massa especifica e densidade... massa especifica depende apenas do material e de sua temperatura... densidade é calculada com a razão entre a massa do material e o volume que ele ocupa.. por isso por exemplo que um navio boia sobre a agua, pois apesar da massa especifica do aço ser maior que a massa especifica da agua, a densidade do navio é menor que a densidade da água.

COndições PTN[editar código-fonte]

No parágrafo: "Para definir a densidade nos gases utiliza-se como massa volúmica de referência o ar, que nas condições PTN (temperatura de 0 ºC e pressão atmosférica 105 Pa) corresponde a 1,2928 kg/m³." Comentário: Nunca ouvi falar em condições PTN. O que é isso?


PTN := Pressão e Temperatira Normais O mesmo que CNTP := Condições Normais de Temperatura e Pressão.

Abs. Indiano - Vinícius

Pessoal[editar código-fonte]

Densidade e massa específica(volúmica)são grandezas físicas diferentes. Observe que podemos obter qualquer das duas grandezas utilizando a fórmula acima, porém, só teremos a massa específica se o corpo em questão for maciço e homogêneo, de outra forma, o que estaremos obtendo é uma característica do corpo chamada Densidade.


- Massa específica: característica da substância que compõe o corpo.

- Densidade: caracteristica do corpo.

Rosinaldo dos Santos da Silva

Nome «Massa volúmica»[editar código-fonte]

Para justificar a reversão da intervenção de
12:04, 2 Junho 2006 150.164.54.254
levantamos algumas referências do Google:

[1]
[2]
[3] Misanthrope 11:55, 24 Junho 2006 (UTC)

Nome MASSA VOLÚMICA: Uma terminologia não usada no Brasil[editar código-fonte]

Caro colega Misanthrope, com base nas suas referências de sites citados, gostaria de dizer que eles são TODOS sites de PORTUGAL. Logo, desqualifico suas referências por dois motivos.

1) São Sites

2) Os sites são de material de respeito, porém de origem Portugal. Não houve citação em sites com apostilas adequadas no Brasil.

A citação de sites não é a mais adequada mas, infelizmente, é o mais acessível aos usuários da Wikipédia. O correto ainda é citar um ou outro autor Português ou Brasileiro. Ai sim pode-se dizer que tal terminologia é a utilizada naquele país.


No Brasil, não tenho visto em LIVROS DIDÁTICOS RECENTES e nem em TRADUÇÕES DE LIVROS UNIVERSÁRIOS a terminologia MASSA VOLÚMICA. Isso vai enfatizar que o termo MASSA VOLÚMICA é tipicamente LUSITANO. Se esta suposição estiver correta, este artigo da Wikipédia está DESRESPEITANDO um dos princípios básicos, que é o respeito entre as diferenças de língua. No caso, o português Europeu (de Portugal) e o português do Brasil. Discussão adequada sobre este tema está ocorrendo em uma comunidade do Orkut, ao qual sou mediador:

Vejo assim, pedir uma reformulação para este artigo, mostrando as diferenças existentes entre o Português do Brasil e POrtuguês de Portugal.

Como exemplo, cito o artigo MOL, marcada por interferência minha para distinguir as diferenças entre MOL (nome da unidade MOL no Brasil) e A MOLE (nome da unidade MOL em POrtugal).

Forte abraço

Mago® 02:30, 28 Fevereiro 2007 (UTC)

Concordo.

Na minha profissão (Eng. Naval) utilizamos o nome “Massa Específica” para grandezas M*L^3 (como kg/m³). A sua tradução em língua inglesa é “Density”. Densidade (Specific Gravity - razão entre a massa específica/volúmica de um fluido em relação a outro de referência), por outro lado, é adimensional e está sendo incorretamente utilizada no próprio artigo.

Há ainda uma outra grandeza, Peso Específico (Specific Weight - N/m³), para designar razão entre o peso (unidade Newton) e o volume de um corpo.

Como fonte posso citar: Fundamentos da Mecânica dos Fluidos - Cap. 01 (Bruce R. Munson) ISBN 0201601052 (segundo o Google)

200.196.51.166 (discussão) 18h14min de 21 de dezembro de 2009 (UTC)

dirijo-me a quem me diga que estou errado!![editar código-fonte]

Fiz uma aposta em que digo que a densidade é a massa volumica de um corpo..... Sendo a densidade de materia o resultado do quociente entre a massa dessa materia e o volume que ela oucupa seja d=m/v. atencao eu falo portugues bem claro. Hipoteticamente uma substancia X tem uma densidade 5, por que raio e que tenho de a comparar a agua para encontrar este valor??? bastando saber que num centimetro cubico desta materia tenho 5grama...seja 5=5g/1cm3, na matematica e na fisica nao ha meio certo,ou ha certo ou errado.... quando tenho um sinal de igual num calculo matematico nao tenho duvidas que e realmente igual. sera que comparando esse resultado com a densidade da agua essa igualdade muda?? sei bem que a densidade da agua e 1 porque 1g/1cm3=1(desprezo as temperaturas) sei que a minha materia e 5 vezes mais densa que a agua mas para determinar este valor e dizer que a minha materia X tem uma densidade 5 nao tive de comparar com coisa nenhuma....bastou-me calcular a sua massa volumica que nao e aproximadamente mas igual a densidade.. densidade de X é 5, massa volumica de X é 5g/1cm3, se 5=5g/1cm3 pouquê confundir as coisas? a densidade é a massa volumica. o meu email e louis-fernando.alves-ferreira@wanadoo.fr se ha direitos de autor nao sei, mas isto e uma reflexao e nao uma nova lei ou teoria... so desejo saber se estou certo ou errado ao dizer que a densidade é a massa volumica. aceiatrei que estou errado se alguem provar o contrario.

e uma massa pa medir

interatividade[editar código-fonte]

A interatividade é tudo é o que falta em seu artigo. nao sei bem oq é massa volúmica enganei me ups

Densidade versus Massa específica[editar código-fonte]

A densidade de um corpo é definida como sendo uma relação entre sua massa específica e a massa específica da água pura. A massa específica de um corpo é a relação entre sua massa e seu volume. Para a água pura, esta relação é igual a 1,0 g/cm3, permitindo concluir que os termos densidade e massa específica são idênticos em termos de valores numéricos e diferentes dimensionalmente.

Comparação com água não é consequência?[editar código-fonte]

Sinceramente, eu nunca tinha ouvido falar em massa volúmica. Estudo Física e esse era um termo desconhecido, e em nenhum lugar que eu conheça usa o termo. Se ele é bastante usado por certas pessoas de uma certa área, por favor cite isso.

Com relação à comparação com a densidade da água, eu não acho que por um objeto qualquer possuir densidade = 5 g/cm³ ele deve ser rigorosamente comparado com a densidade da água. O fato da água ter densidade aproximadamente igual a 1g/cm³ gera a consequência daquele objeto ser comparado a 5 vezes a água, mas não necessariamente. Na minha opinião, essa comparação não acrescenta muito conhecimento.

Por exemplo. No artigo está escrito:
Densidade é a relação entre a massa volúmica da matéria em causa e a massa volúmica de matéria de referência (a água é geralmente tomada como referência). É uma grandeza sem dimensões, devido ao quociente. Quando se diz que um corpo tem uma densidade de 5, quer dizer que tem uma massa volúmica 5 vezes superior à da água (no caso dos sólidos e líquidos).

O trecho sublinhado diz algo que não é verdade. Geralmente, um objeto é comparado com qualquer outro. Se o caso tiver como origem de problema a linguagem em um país específico, posso também dar o exemplo de que aqui no Brasil geralmente é comparado chumbo com isopor. Já a água não é comparada com nada, somente nas aulas de Química sobre fases de misturas, onde se enfatiza que num recipiente com água e óleo, o óleo permanece sobre a água pois este tem menor densidade que ela. Ou seja, quero dizer que a água não é uma referência geral, mas sim somente em casos em que ela esteja presente.

Já no trecho em negrito, é um absurdo. Densidade, do dicionário de português, não possui esse significado e é dimensional SIM. É a proporção de massa por quantidade de matéria. Se quiserem discutir a validade disso, corrijam todos os livros de Física e Química daqui.

Por isso, acho melhor serem revistas os conceitos regionais e/ou específicos de área de atuação, e arrumar isso.


Valew!


Vandalismo[editar código-fonte]

Esse artigo andou sofrendo mtos vandalismos. Recomendo começar do zero. --Mago® 01h01min de 22 de Novembro de 2007 (UTC)

Conceitos[editar código-fonte]

Colegas Fìsicos. O artigo precisa de revisão. --Mago® (discussão) 10h51min de 18 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Ampliação de Conceitos[editar código-fonte]

O artigo comete um erro bem grave. Ele dá a entender que densidade (ou massa volúmica, que seja) são conceitos equivalentes.

O termo densidade, porém, possui um sentido mais amplo. Ele se refere sempre a como é feita a distribuição de algo sobre um certo espaço. Há, por exemplo, densidade de carga, que é a razão entre a quantidade de carga elétrica (em Coulombs) por uma grandeza dimensional (comprimento, área ou volume). Assim, a densidade volumétrica de carga possui unidade C/m3.

Concordo que o termo densidade costuma ser aplicado com o sentido explorado no artigo. Uma discussão dessa natureza, porém, tornaria o texto mais interessante e, do meu ponto de vista, mais abrangente.

Marco

Erro grave[editar código-fonte]

Densidade não é massa específica.

Massa específica é uma grandeza que indica o quanto de massa um material tem por unidade de volume. Tem dimensão [massa][espaço]^3 Densidade é uma relação entre as massas específicas de diferentes materiais, geralmente tendo como referência a água a 4ºC. É um número ADIMENSIONAL.

Peço que isso seja corrigido o quanto antes.

Comentário[editar código-fonte]

Pelo que me consta você fala da densidade RELATIVA. A densidade, pela qual subentende-se densidade ABSOLUTA, é sinônimo de massa específica, pelo menos em todos os livros que já encontrei. Forneça a sua fonte, por favor.

--Lauro Chieza de Carvalho (discussão) 17h02min de 29 de agosto de 2010 (UTC)

Há contudo uma diferença sim entre massa específica e densidade. A densidade é propriedade de um objeto - dependendo de toda a sua massa e de todo o seu volume, quer este seja oco, ou não. A massa específica é uma propriedade da substância ou material, geralmente homogêneo e isotrópico, e requer-se pois que este esteja maciço, sem furo algum em seu interior. Alguém poderia corrigir isto no artigo!

Lauro Chieza de Carvalho (discussão) 23h44min de 26 de junho de 2011 (UTC)

Não confunda DENSIDADE com MASSA ESPECÍFICA[editar código-fonte]

Densidade é puramente relativa, ou seja, é adimensional. Já a massa específica é correspondente da massa dividida pelo volume ocupado.

Densidade X Massa Específica[editar código-fonte]

Sei que essa dúvida é pertinente e que alguns autores ainda utilizam conceitos que não estão de acordo com normas internacionais e resoluções dos países de língua portuguesa, o que pôde causar os erros contidos nesse artigo. Por isso, vou me utilizar de conceitos contidos em uma referência que confio e adoto na Engenharia Química.

Referência: Brasil, Nilo Indio do - Introdução a Engenharia Química - 3. ed. - Rio de Janeiro: Interciência, 2013.

Por essa referência temos as seguintes citações no livro:

Definição de massa específica: "Uma da amostra de uma substância de massa m ocupa um volume V. A relação massa por volume tem o nome de massa específica e a relação volume por massa tem o nome de massa específica."

Definição de densidade: "Alguns autores ainda usam indevidamente o termo densidade para a relação massa por volume. Densidade é a relação entre as massas específicas de duas substâncias, uma delas tomada como padrão."

Além disso, no mesmo livro existe a seguinte observação:

"De acordo com a norma ISO 31, o adjetivo "mássico" ou "específico" é adicionado ao nome de uma grandeza para indicar o quociente dessa grandeza pela massa. É recomendado usar massa volúmica ou volumétrica (massa por volume) ao invés de massa específica. No entanto, preferiu-se usar massa específica, pois este é o termo adotado na Resolução CONMETRO nº 12/88."

Com isso, posso chegar as seguintes conclusões sobre esse artigo:

1- Ele claramente vai contra uma resolução do Conselho Nacional de Metrologia do Brasil, que deve ser adotada como referência em todo o Brasil.

2- Pode existir diferenças entre o termo usado para definir a relação massa por volume em diferentes países de língua portuguesa. No Brasil, o termo correto é massa específica, já em outros países, pode ser que o termo massa volumétrica seja o correto, conforme dito na norma ISO 31.

Por fim, gostaria de aplaudir aos membros dessa comunidade que tiveram o esforço hercúleo de fazer esse artigo, visto o amplo trabalho de coleta de informações que foi feito, mas creio que os pontos que mencionei devam ser corrigidos, pois são fonte de muita dúvida e de muitos erros cometidos por estudantes de engenharia e outras ciências exatas.

Atenciosamente,

Rafael da Silva Mello