Discussão:Derivativo

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

    Bem sou estudante e estou pesquisando muito sobre a crise financeira atual, e esta era uma palavra para mim desconhecida,porém faz parte do assunto finaceiro,gostaria muito que ao final fosse dado um exemplo simples e prático de transação com derivativos,proporcionando a nós leigos em economia o total entendimento,obrigada. --200.253.43.226 (discussão) 13h19min de 25 de Outubro de 2008 (UTC)


    RESPOSTA: Vamos dizer que vc tem um carro. No mercado financeiro esse carro seria um ativo objeto e o seguro seria um derivativo... sabemos que o seguro de um automovel varia de acordo com o valor do carro, OK!!! então quanto maior o valor do carro maior seria o seguro, sendo assim o seu derivativo seria o seguro do seu carro.


    --> A principal diferença é que vc pode comprar um seguro sobre um carro que não é seu.. o Fusca do seu vizinho por exemplo, e vc pode também comprar mais de um seguro sobre esse mesmo carro, e pegar dinheiro emprestado e comprar mais seguros ainda. No final, se o carro do vizinho aparecer misteriosamente destruído numa manhã vc vai ganhar bilhoes de reais.

    Fusão Derivativo; Mercado a Termo