Discussão:Descrição densa

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Apesar de ser uma boa síntese, acredito que o artigo ainda esteja muito superficial para tratar da Descrição Densa.

Seguem abaixo algumas considerações:

O autor do artigo afirmou:

Para uma compreensão mais ampla do que Geertz defende como "cultura" e como "descrição densa", ver o artigo "Uma Descrição Densa: Por Uma Teoria Interpetativa da Cultura", publicado no livro "A Interpretação Das Culturas".

Na realidade este é um capítulo do livro "A interpretação das culturas" e não apenas um artigo. Creio que seria mais adequado referir-se como capítulo, por fazer parte de uma construção argumentativa do autor.

A descrição densa é a maneira como Geertz acredita que seja a prática etnográfica. Neste sentido, acho adequado explicar o que é uma etnografia mediante uma nova entrada para o termo etnografia, ou apenas situar o que difere a etnografia de Geertz das demais. Sugiro ao autor que releia o capítulo "Uma Descrição Densa: Por uma Teoria Interpretativa da Cultura". Acredito que ao reler, o autor poderá observar mais informações relevantes que possam enriquecer seu artigo.

Acho o fim do primeiro parágrafo um pouco confuso, na medida em que não explica o que é uma etnografia, e nem situa o papel da etnografia (no entendimento de Geertz) para a compreensão deste "universo imaginativo". No meu entender, Geertz afirma que o antropólogo não deve se ater apenas em descrever comportamentos, gestos, materiais e técnicas, mas deve buscar apreender os significados destas manifestações dentro da dinâmica da sociedade em questão.

Não creio que Geertz afirme que Identificar certas dinâmicas e seus significados não é suficiente para que posssamos compreender o povo. Entendo que a noção de uma descrição densa vem justamente para identificar estes significados e permitir uma compreensão, das muitas possíveis sobre os povos. Compreensão esta que é interpretativa, não por falta de critérios, mas exatamente por estar pautada no reconhecimento que as observações do etnógrafo estão sempre condicionadas a sua posição de estrangeiro e por se tratar de uma análise científica. Geertz fala, neste mesmo texto, que o objeto de estudo (uma cultura, um povo) é uma coisa e o estudo (uma análise, uma etnografia) é outra.

Bom, minhas saudações, e espero que possa ter contribuído de alguma forma para o artigo. --Ricardo Artur 22:05, 5 Outubro 2006 (UTC)