Discussão:Design industrial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Me parece que não há realmente uma diferença em design de produto e design indústrial, pelo menos na forma que foi colocada nesse verbete. Fico parecendo que design indústrial é diferente de desenho indútrial, pois há uma definiçào separada nesse verbete para design indústrial.--Aleph73 03:42, 26 Março 2006 (UTC)

Desenho industrial e Desenho de produto[editar código-fonte]

Olha, eu estou cursando Desenho Industrial na Ufes, e design de produto não é desenho industrial, foi isso que meu professor (formado no IED) me explicou, e sempre concordei com ele (aliás até aonde eu sei Bahaus concorda com ele.)

desenho industrial é o curso voltado para do design em geral. ele pode ter enfase em produto, gráfico ou tratar dos dois. mas o curso nao é desenho de produto. na verdade desenho industrial é muito mais design gráfico, podendo este ser extendido ao design de produto.

há um equivoco enorme ao pensar de desenho industrial como uma profissao que cria peças. é erroneo. Desenho Industrial nao é desenho de peças, são as artes plasticas e graficas voltadas para as necessidades da industria. é o bom uso da imagem em prol do lucro/informação ou outras necessidades contemporaneas. trabalha-se com layouts de revistas, capas, editoração de imagens, criação de imagens, ilustrações, criação de conteudo especifico para graficas, analise de tipografia e mancha tipográfica, ergonomia, programação visual de rótulos criação de animações (2d ou 3d) e extendendo: criando identidade visual grafica de uma empresa como logomarcas e visuais/esboços estéticos de produtos.

o design de produto aborda em maior ambito criação de mockups e cuidando da ergonomia material, cuidado da viabilidade de produção (em produtos simples) e acesso as tecnologias.

alguma observação?

comentario por: Leonbrio 30 julho 2006 (utc)

Pela história do Design: o design de produto e industrial não são a mesma coisa. poder-se-à dizer que o design de produto é uma evolução do design industrial, mas não a mesma coisa. Sendo a mesma coisa, é necessário falar sobre a evolução da definição do termo. A definição de design abaixo de linha, Termo utilizado por Danielle Quarante, no livro Elements de Design Industriel, está directamente relacionada com o design industrial e acima da linha , com o design de produto. Guadalupe 18h11min de 8 de março de 2010 (UTC)

Artesanato x Manufatura[editar código-fonte]

Nao existe design para artesanato e sim para manufatura! Manufatura é em série, artesanato é completamente diferente. Só existe design quando existe fabricação em série. No artesanato o artista interfere no processo de fabricação a qualquer momento e nenhuma peça é igual à outra.

Categorias redundantes[editar código-fonte]

A explicação é a seguinte: em "Categoria:Design" há subcategorias. Entre elas, está "Categoria:Design de produto". O artigo "Design de produto" é o principal artigo desta subcategoria. Portanto, ao categorizá-lo ao mesmo tempo nas duas categorias seria redundante, pois ele passaria a constar mais de uma vez em uma mesma árvore. Outro exemplo: "Universidade Federal da Bahia". Note que o artigo sobre a UFBA está categorizado justamente como "Categoria:Universidade Federal da Bahia", pois esta categoria já está categorizada como "Categoria:Universidades federais do Brasil", que por sua vez, está categorizada como "Categoria:Universidades públicas do Brasil", e que, depois de passar pelas "Categoria:Universidades do Brasil" e "Categoria:Universidades por país", finalmente se encontra em "Categoria:Universidades". Este é o raciocínio.

Flavialgr 21h17min de 28 de fevereiro de 2011 (UTC)