Discussão:Desigualdade econômica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A desigualdade econômica é apenas um item dentro da desigualdade social. O termo desigualdade social é utilizado nas ciências sociais para tratar de uma série de desequilíbrios sociais na sociedade contemporânea, incluindo o desequilíbrio de renda.

A desigualdade social que está relacionada com a pobreza vai para além da questão da pobreza material. Podemos dizer que hoje, os desequilíbrios sociais que colocam uma larga fatia dos grupos sociais à margem dos recursos financeiros e das oportunidades sociais, contem outros desdobramentos que apenas o econômico.

Na verdade a falta material, que dá o nome da desigualdade social, pode ser entendida como conseqüência da desigualdade na participação política para reivindicar uma política social mais justa. Também podemos citar a desigualdade no acesso e principalmente, no uso das informações que podem ser obtidas com as novas tecnologias da comunicação e informação.

Essas desigualdades, que acabam por colocar à margem os chamados excluídos sociais, também leva a perpetuação da desigualdade econômica.

Por tudo isso, sugiro que os termos "desigualdade social" e "desigualdade ecômicas" ou fiquem separados ou que o termo "desigualdade social" tenha prevalência sobre o econômico, pois este é apenas uma faceta daquele.

Desigualdade social no Brasil[editar código-fonte]

Esta seção está desatualizada, embora ainda haja bastante desigualdade social no Brasil esta vem diminuindo nos últimos anos, acessem os links aqui e aqui para maiores informações. --Marcos Vicente (discussão) 11h49min de 10 de março de 2012 (UTC)

Obrigado Marcos, depois eu corrijo isso, mas não seria melhor você mesmo corrigir, colocando fontes? O artigo não tem dono, portanto qualquer um pode modificar, inclusive você. Boas contribuições Pcmsg 12h03min de 10 de março de 2012 (UTC)

NOTA[editar código-fonte]

Gente a frase ..."o capitalismo no século XVI expulsou muitos camponeses de suas terras, que ofereciam os meios para sustentar sua família e por isso, precisaram de ajuda e caridade alheia.[4]" ... Não tem muito sentido e alias a fonte nem o confirma pois está inacassivel. DARIO SEVERI (discussão) 23h27min de 4 de dezembro de 2016 (UTC)

O século XVI - anos 1500 a 1600 - foi a época dos grandes descobrimentos, América etc. Havia novas terras " a dar com pau", houve grandes expansões territoriais, citar que o capitalismo expulsou famílias não tem muito cabimento, ainda mais que não tem referencias. DARIO SEVERI (discussão) 23h33min de 4 de dezembro de 2016 (UTC)
Divergências polêmicas sobre conteúdo de artigos devem ser discutidas nas respectivas PD. Não adianta tentar modificar o texto sem um consenso ou um diálogo. Protegi o artigo para que isso ocorra. DARIO SEVERI (discussão) 01h48min de 5 de dezembro de 2016 (UTC)
DARIO SEVERI, concordo com o Andre.levy.al de que "problema" não é uma maneira neutra de se referir a desigualdade econômica, não seria melhor trocar "problema" por "fenômeno"? --Skeptikós (discussão) 18h42min de 5 de dezembro de 2016 (UTC)
Skeptikós, concordo com você que a palavra mais imparcial ou "neutra" seria "fenômeno" e não "problema" alias também mais enciclopédica. DARIO SEVERI (discussão) 21h59min de 5 de dezembro de 2016 (UTC)
Como Chronus e Conde Dantes se envolveram nas edições (envolvendo este assunto) acho justo saber a opinião deles, o que acham? --Skeptikós (discussão) 22h55min de 5 de dezembro de 2016 (UTC)
Eu não entrarei nos méritos das edições em pauta, como foi revertida a primeira vez pelo Chronus, e logo depois o Dario disse que os dois textos poderiam ser aproveitados, o usuário André simplesmente voltou a trocar os textos. Mesmo com a discordância de dois usuários. Apenas reverti para a edição anterior até que há um consenso. Le Comte Edmond Dantès msg 23h01min de 5 de dezembro de 2016 (UTC)
Skeptikós, foi bom avisa-los mas não deveria haver nenhuma discordância já que a sugestão de modificar apenas uma palavra é uma sugestão tua e nada tem com as edições do André, pois ele queria era remover parte do texto. DARIO SEVERI (discussão) 23h07min de 5 de dezembro de 2016 (UTC)

──────────────────────────────────────────────────────────────────────────────────────────────────── Nos últimos dias, este verbete havia sido editado por anônimos que alegavam que havia uma "doutrinação marxista" e que simplesmente apagavam conteúdo que discordavam. Em seguida, veio a edição do tal André, que interpretei como se fosse o tal anônimo logado, dada a semelhança de comportamento: eliminação de conteúdo válido e referenciado com base em justificativas subjetivas. Não há problema em acrescentar uma nova visão no verbete, desde que o material referenciado que estava antes seja mantido, ou só retirado com base em argumentos minimamente plausíveis. Tanto é que concordei com a edição alternativa do DARIO SEVERI, que, ao meu ver, pode ser mantida. Chronus (discussão) 23h10min de 5 de dezembro de 2016 (UTC)

De fato, só tomei esta providência já que houve guerra de edições, e uma das justificativas dadas em uma dessas edições era justamente a do uso da palavra "problema" para descrever a desigualdade econômica, mas concordo com vocês que o autor da justificativa excluiu mais do que somente a palavra em questão, e por este motivo a alteração proposta por mim (concentrada somente nesta palavra) não precisasse de consulta prévia. Estarei efetuando a mudança. --Skeptikós (discussão) 23h20min de 5 de dezembro de 2016 (UTC)
Skeptikós, Chronus e DARIO SEVERI vide o texto que o usuário Ian.thomson enviou-me sobre o comportamento do André no projeto en.wiki, onde ele fala que o André tentou defender visões em determinados artigos. Avaliei a edição dele e vejo que a eliminação ou a alteração do texto de fato, trocou uma visão por outra. Le Comte Edmond Dantès msg 23h30min de 5 de dezembro de 2016 (UTC)
Conde Dantes e por isso que mantive o texto que o André queria remover. DARIO SEVERI (discussão) 23h35min de 5 de dezembro de 2016 (UTC)
A edição do Skeptikós é incontrovérsia, não vejo nenhum problema, apenas constatando outra relação do comportamento do usuário André como fez na en.wiki. Le Comte Edmond Dantès msg 23h36min de 5 de dezembro de 2016 (UTC)