Discussão:Deuteropentecostalismo

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Gostaria de propor a mudança da Igreja do Evangelho Quadrangular para o quadro do Pentecostalismo Clássico, pois nos Estados Unidos ela é classificada dessa forma. A denominação está "pelo menos nos EUA" na mesma classificação das Assemblie of God. o comentário precedente não foi assinado por 187.26.141.249 (discussão • contrib.) Billi.teologia desculpas!

Ok. Mateus RM msg 17h23min de 16 de julho de 2009 (UTC)[responder]


Analisando a sugestão…

Observei que o artigo sobre Neopentecostalismo também não faz referência à IEQ. Se alguém se manifestar a favor ou contra a mudança, é bom que indique fontes internas ou externas que possam apoiar ou embargar a mesma.


Isaac Marinho falaê! 22h12min de 18 de julho de 2009 (UTC)[responder]


A Igreja do Evangelho Quadrangular veio ao Brasil não no contexto do pentecostalismo clássico, mas no milieu do movimento de cura divina, característico do deutero-pentecostalismo brasileiro. As classificações norte-americanas do pentecostalismo praticamente não se aplicam ou correspondem no Brasil. --Leonardo Alves (discussão) 15h06min de 19 de julho de 2009 (UTC)[responder]


Respondendo

Bem vindo à discussão, Leandro!

Eu também pensei no fato de as classificações norte-americanas não corresponderem às utilizadas no Brasil. Pois muitos pentecostais se chamam carismáticos (termo que corresponderia em tese ao neo-pentecostais e afins). Mas confira em Pentecostalism (em inglês) e compare com Pentecostalismo, você verá o IEQ como não estando inclusa na primeira onda pentecostal (o Pentecostalismo Clássico no Brasil) nem na terceira onda pentecostal (que corresponde ao Neo-Pentecostalismo), mas na segunda (o Deutero-Pentecostalismo). Acho que há uma confusão por causa disso. O que falta à terminologia nos EUA é o Deutero-Pentecostalismo, que não corresponde ao Pentecostalismo Clássico nem ao movimento Neo-Pentecostal.

Diferentemente do Pentecostalismo Clássico, o Deutero-Pentecostalismo traz maior ênfase na Cura Divina e nas Profecias (confira no artigo referido acima), já o Neo-Pentecostalismo, além de dar ênfase aos mesmos pontos que o segundo, enfatiza exorcismos, quebra de maldições hereditárias e a conquista da prosperidade.

Apesar de ter, a princípio, estas diferenças, várias denominações de movimentos distintos têm misturado suas características às dos demais, por isso a dificuldade na classificação. Mas, com base nos artigos referidos a cima, a Igreja do Evangelho Quadrangular (no Brasil) não se encaixa no Pentecostalismo Clássico, mas num movimento, aparentado deste, chamado Deutero-Pentecostalismo (ao qual o artigo discutido se refere) também conhecido como a Segunda Onda Pentecostal. Históricamente o Pentecostalismo Brasileiro e o Deutero-Pentecostaliso têm a mesma origem, o Pentecostalismo norte-americano. Mas, tanto pela data do surgimento no Brasil como pela ênfase no discurso tratam-se de movimentos distintos e a IEQ se encaixa no segundo.

Em suma, enquanto nos EUA temos dois movimentos, no Brasil temos três. E a IEQ está arrolada no segundo movimento, estando o artigo em conformidade com a classificação mais aceita.

Isaac Marinho falaê! 12h58min de 19 de julho de 2009 (GMT-3).

Lembrem-se que a pt.wiki não é brasileira, e como a IEQ é uma denominação internacional que foi fundada nos EUA e tem sua sede internacional lá, devemos classificá-la segundo o contexto internacional, não de acordo com o contexto brasileiro. Podemos sim criar uma seção referente ao contexto brasileiro, mas não devemos tratar como se fosse uma igreja só do Brasil, pois na verdade a IEQ no Brasil é um ramo de uma organização internacional, diferente por exemplo da Igreja Presbiteriana do Brasil, que é "100%" brasileira, pois não tem ligação institucional alguma com as igrejas presbiterianas de outros países, apenas num nível de fraternidade. Mateus RM msg 16h28min de 19 de julho de 2009 (UTC)[responder]


Foco no tema do artigo…

Não importa se a pt.wiki não é brasileira, não no contexto da discussão. Deutero-Pentecostalismo, o tema tratado neste artigo em discussão, é um movimento de origem pentecostal que surgiu no Brasil (confira em Pentecostalismo, onde é citado como Segunda Onda, e compare com Pentecostalism, onde não existe). O artigo em questão não é uma artigo sobre a IEQ, mas sim sobre o Deutero-Pentecostalismo. E se esse movimento inclui a IEQ, não há mal em que ela seja citada.

Verifique se no artigo sobre a IEQ existe alguma referência ao Deutero-Pentecostalismo. Lá é que não pode haver, já que se trata de um artigo geral (sem distinção geográfica) sobre a denominação. Já o artigo presente, trata de um movimento Brasileiro e, aqui no Brasil, a IEQ está inclusa nele. Como já dissemos, nos EUA não existe Deutero-Pentecostalismo, então o artigo trata exclusivamente do contexto Brasileiro.

Podemos fazer algumas modificações para melhorar o entendimento, mas nunca remover a denominação do artigo.

Isaac Marinho falaê! 13h53min de 19 de julho de 2009 (GMT-3).


Um ponto de esclarecimento…

O artigo não ignora o fato de nos EUA a IEQ ser classificada como integrante do Pentecostalismo Clássico, como pode ser visto no trecho abaixo:

International Church of The Foursquare Gospel (grupo que nos Estados Unidos é considerado como Pentecostal de primeira onda)… - Grifo meu

Primeira onda = Pentecostalismo Clássico.

Veja como o movimento Pentecostal está subdividido aqui no Brasil e atenha-se ao fato de o artigo deixar claro que está tratando do contexto brasileiro.

Da maneira que se encontra, o artigo não dá a entender que a IEQ é parte do Deutero-Pentecostalismo numa visão global, mas apenas no contexto brasileiro. Leia melhor o artigo, se quiser enriquecê-lo com mais conteúdo, faça-o. E sempre que apresentar sugestões, cite fontes, por favor, isso ajuda a entender melhor o que se quer dizer/sugerir.


Isaac Marinho falaê! 14h06min de 19 de julho de 2009 (GMT-3).


Sobre o meu comentário, não estou tirando o foco do artigo, estou apenas fazendo uma observação. Se você considera que não é pertinente, tudo ok.
Sobre essa observação no artigo sbre a IEQ nos EUA foi eu quem colocou. Antes não havia esse esclarecimento, dando a entender que essa denominação é deutero-pentecostal não apenas no Brasil. Quanto a esclarecimento, deveria ser feito então alguma menção sobre a questão da classificação "Deutero-Pentecostalismo" ser exclusiva do Brasil.
Aproveito para lhe pedir que não crie uma nova seção a cada comentário, pois a divisão em seções é para separar um tema de outro, mas aqui estamos tratando do mesmo tema. Vou retirar as divisões para evitar confusões na hora de seguir o debate.
Mateus RM msg 17h28min de 19 de julho de 2009 (UTC)[responder]


Resposta e Agradecimento…

Agradeço por ter acrescentado o ponto de esclarecimento. Anteriormente o fato de o texto citar o cenário do Deutero-Pentecostalismo com sendo brasileiro tinha base nas referências geográficas (Brasil e São Paulo). Mas como você teve dúvida sobre a abrangência do mesmo, outros também poderiam ter. Sua contribuição com o ponto de esclarecimento foi enriquecedora. Novamente agradeço.

Você tomou a atitude correta; em vez de retirar a IEQ do artigo, apenas melhorou o entendimento dele. Parabéns.

Outra coisa, eu não sou o autor do artigo, só para esclarecer. =D

E obrigado pela dica sobre as seções da página de discussão.


Isaac Marinho falaê! 14h50min de 19 de julho de 2009 (GMT-3).

apenas um esclarecimento

Sugeri que fosse retirada a IEQ das deutero-pentecostais pois vejo a diferença entra as teologias dos dois grupos, mas agora analizando bem vejo que pode-se afirmar uma distinção entre deutero e pentecostal como movimentos distintos em enfase e geografia. Porém teológicamente falando a IEQ está classificada entre as pentecostais clássicas pois essa teologia afirma que o batismo no Espírito Santo ocorre com evidência de línguas enquanto os carismáticos¹ diferem dos pentecostais clássicos pois não afirmam que isso seja necessário para o batismo no ES.

[1]


¹Ver essa distinção em Albert Simpson

--Billi.teologia (discussão) 08h49min de 27 de julho de 2009 (UTC)[responder]