Discussão:Dia das Mães

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Apaguei texto de VDA deste site [1] que foi inserido por IP neste artigo. --Abrivio msg 15:52, 4 Maio 2007 (UTC)

Informação incorreta - Irlanda[editar código-fonte]

O artigo afirma que "Em alguns países é comemorado no segundo domingo do mês de maio (como no Brasil e na Irlanda)."

No entanto, na Irlanda o dia das mães é comemorado no quarto domingo da quaresma. Logo, a informação está incorreta.

Como o artigo está fechado para alterações, estou adicionando esta discussão na esperança que alguém possa corrigi-lo em breve.comentário não assinado de Doctorcard (discussão • contrib) -- Chronus (discussão) 05h40min de 10 de maio de 2017 (UTC) (UTC)[responder]

DIA DAS MÃES NO BRASIL[editar código-fonte]

Como o artigo está fechado para alterações, peço a gentileza ajustar no artigo a informação sobre a primeira celebração (que antecedeu o decreto de Getúlio Vargas).

DIA DAS MÃES NO BRASIL

No Brasil, coube à Associação Cristã de Moços do Rio Grande do Sul (ACM-RS) a iniciativa da comemoração. A data foi trazida ao Brasil pelo então Secretário-geral da instituição, Frank Long. A primeira celebração no país ocorreu em 12 de maio de 1918, em Porto Alegre.

Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas, a pedido das feministas da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, oficializou a data no segundo domingo de maio. A iniciativa fazia parte da estratégia das feministas de valorizar a importância das mulheres na sociedade, animadas com as perspectivas que se abriram a partir da conquista do direito de votar, em fevereiro do mesmo ano. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.

ACM-RS (discussão) 20h01min de 9 de maio de 2017 (UTC)[responder]