Discussão:Direito alternativo

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Direito alternativo e Escola do direito livre[editar código-fonte]

Embora o direito alternativo busque inspiração na escola do direito livre, ambas não são a mesma coisa, ao contrário do que faz supor o artigo. Buscarei fontes para escrever e melhorar o artigo. --Hlges (discussão) 18h01min de 4 de fevereiro de 2014 (UTC)[responder]

Primeiramente, gratidão pela sua contribuição, indispensável ao ramo do saber.
Sou aluno do professor Wolkmer, e ele pediu-me gentilmente que buscasse fazer uma página específica no Wikipedia sobre sua bibliografia, porém, antes ele requer seja excluído seu nome da página Direito Alternativo.
Percebi que houve óbice à minha edição, o que compreendo, já que não tivemos conversa sobre o tema.
Peço desculpas, ainda estou aprendendo a me comunicar nesta plataforma.
Pois bem, você aceitaria debater a remoção do nome do professor Wolkmer? Se necessário, agendamos uma conversa com a presença dele, pois é o maior interessado no assunto, e ele pode vir a explicar e esclarecer os motivos para esta vontade.
Gostaria muito que você o ouvisse para poder entender a situação.
Grato desde já pela compreensão. Aguardo resposta.
Grande abraço.
Daniel Raizer Fiamoncini. Daniel Raizer Fiamoncini (discussão) 20h03min de 26 de setembro de 2022 (UTC)[responder]
@Daniel Raizer Fiamoncini: Acredito que o problema aqui não tem nada a ver com entender as razões do professor Wolkmer. Veja, a Wikipédia é uma enciclopédia e seus artigos ou verbetes assemelham-se a uma monografia: junta-se fontes e faz-se uma espécie de "revisão bibliográfica" cotejando o que as fontes dizem sobre determinado assunto. No caso aqui, a fonte citada é um texto do professor Lédio Rosa de Andrade que cita nominalmente o professor Wolkmer como um dos juristas não magistrados que "falavam da possibilidade de criação de um Direito Alternativo" em meados dos anos 1980. A fonte é fiável e faz um histórico. Não há como retirar algo que está baseado em fonte fiável. Dá para, utilizando-se outras fontes fiáveis, opor as fontes e fazer com que elas "dialoguem", "conversem". Eu entendo que o professor Wolkmer não queira seu nome associado a algo. Mas quem faz a associação não é a Wikipédia. A Wikipédia apenas reproduz o que as fontes dizem sobre determinado assunto.
Além disso, atente que a Wikipédia não pode ser editada por pessoas diretamente interessadas em um artigo, conforme a política da enciclopédia: CDI. --Hlges (discussão) 20h28min de 26 de setembro de 2022 (UTC)[responder]
Sim, compreendo perfeitamente.
Ele fez parte da construção do Direito alternativo, sim.
O problema para ele é outro, é ter seu nome diretamente vinculado a esta página, quando na verdade não é a base primordial de sua pesquisa. É um problema mais técnico de algorítimo que de referência, porém acredito que venha a ser corrigido quando fizermos a página pessoal dele.
Façamos o seguinte, é uma proposta: Farei a página bibliográfica dele na wikipedia a partir das informações que ele me passar, depois vinculamos ambas então, pode ser? Tens alguma proposta, ou dica quanto a isso?
Veja, não estou intentando promover uma discórdia, mas sim que possamos nos ajudar, compreende?
Como eu disse, estamos apenas iniciando nossas atividades nesta plataforma, portanto temos ainda várias coisas a aprender.
Dito isso, espero que tenhas compreendido e que possamos colaborar.
Grato desde já.
Daniel Raizer Fiamoncini. Daniel Raizer Fiamoncini (discussão) 21h35min de 26 de setembro de 2022 (UTC)[responder]
@Daniel Raizer Fiamoncini: Veja, se ele fez parte e há fontes disso, é lógico que ele deve constar do artigo. Isto não vincula nada porque apenas informa o leitor daquilo que aconteceu.
Outra coisa, atente ao que está escrito em CDI, bem como em Fontes confiáveis: os artigos não podem estar fundamentados em pesquisa originária, em fontes primárias. O verbete da Wikipédia que se refere a uma pessoa viva não é uma biografia. Ela deve ser construída com informações públicas e de fontes secundárias. A própria pessoa não pode fornecer informações (no sentido de um relato). Todas as informações constantes do verbete devem provir de outras fontes que não a própria pessoa a quem o artigo se refere.
Boas edições! --Hlges (discussão) 15h20min de 27 de setembro de 2022 (UTC)[responder]