Discussão:Direito comparado

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Tópico sem título[editar código-fonte]

os mapas sobre família do direito tem contradição, em algumas mapas Israel aparece como direito romano-germânico e outros como sistema misto, o Rã tb traz algumas contradiz. alguem devia corrigir os mapas. comentário não assinado de 201.19.161.248 (discussão • contrib) 18h15min de 7 de dezembro de 2010 (UTC)[responder]

Israel e Irã[editar código-fonte]

A respeito da discussão anterior, sobre os mapas, não parecem restar duvidas que Israel é sistema misto, pois misturou o sistema code-law a que estavam acostumados do judaísmo e dos países onde viveram por 1400 anos após a 3ª diáspora com o sistema common-law britânico, que subjulgava a palestina antes de 1946, e que a lei do Irã é a Sharia, ou lei Islâmica, como vemos desde finais da década de 1970.

Essas informações podem ser encontradas tanto na página da common-law (em inglês) e da Israeli-law (também em inglês) ambos da wikipedia. As informações em inglês da code-law (direito romano-germânico) não estão bem desenvolvidas em inglês, acredito que pela falta de familiaridade dos países nativos em inglês com o sistema.

Como também, pode ser visto neste mapa:

http://en.wikipedia.org/wiki/File:LegalSystemsOfTheWorldMap.png

A mancha em azul, que pode ser confundida com Israel, é a Síria, que segue o code-law. Israel pode ser visto em marrom, logo abaixo.

Minha única dúvida fica por parte da Mongólia, que em alguns lugares é dita seguir o código consuetudinário (herança ou costume), ou code-law. Ao ver as regras daquele país sobre cidadania, porém, fiquei com a impressão da nítida opção pelo direito consuetudinário. comentário não assinado de 189.63.231.209 (discussão • contrib) 14h10min de 18 de dezembro de 2012 (UTC)[responder]