Discussão:Domaldi

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Domaldi em textos em português[editar código-fonte]

  1. "Não somente a carne dos cavalos era consumida em rituais, mas o próprio rei era conectado à fertilidade de todo o reino, sacrificado em tempos de fome (como Domaldi na Ynglinga saga). " (Johnni Langer, O Conto de Völsi: Aspectos do Paganismo na Era Viking )
  2. "O tema básico da pintura é a imolação ritual do semi-legendário Domaldi, um dos primeiros reis da Suécia, supostamente ocorrida no século VII ou VIII e narrada na Ynglinga saga de Snorri Sturluson (escrita em 1220 d.C.). " (Johnni Langer, Midvinterblot: O Sacrifício Humano na Cultura Viking e no Imaginário Contemporâneo)
  3. "As associações continuam com o mito de Ogyges, rei egípcio, ao conhecimento Hindu com Indra, de mitos Suecos (rei Domaldi), associando cidade à mulher, costumes chineses e ao mito hindu de Shiva, e, finalmente, ao símbolo do Lingam, onde está presente o feminino como base e o masculino se erguendo como um falo." (Fábio Medeiros Massière, Universidade Federal de São João Del Rei)
  4. "O trenó que conduz o rei Domaldi foi inspirado no equivalente cerimonial encontrado em Oseberg em 1904." (Johnni Langer, Dicionário de mitologia nórdica: Símbolos, mitos e ritos)
  5. "O sacrifício de Domaldi, um dos temas analisados pela dissertação de Munir" (Munir Lutfe Ayoub, MESTRADO SOBRE REALEZA NÓRDICA NA PUC-SP)
  6. "Futuramente esperamos analisar melhor o papel do sacrifício na cultura Viking, tendo como principais fontes as descrições de imolação de antigos reis escandinavos, especialmente o sueco Domaldi." (Johnni Langer, Morte, Sacrifício Humano e Renascimento: Uma interpretação Iconográfica da Runestone Viking de Hammar, Mirabilia: Revista Eletrônica de História Antiga e Medieval)
  7. "O rei sueco Domaldi foi morto por causa de uma má safra (saga de Ynglinga 18)." (CG Jung, Símbolos da transformação)
  8. "... tal citação refere-se a morte do rei Dómaldi, que é sacrificado pelos suecos para que as colheitas sejam restauradas à sua abundância prévia" (PG Miranda, Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Mudança estranha - Snorri Sturluson versus Esnorro Esturleu[editar código-fonte]

O autor da saga de Heimskringla é conhecido como Snorri Sturluson - um termo correto, um nome de artigo, a forma usada na primeira edição, uma forma consagrada na historiografia brasileira. É despropositado mudar o nome consagrado Snorri Sturluson pela forma Esnorro Esturleu, sem fontes nem uso conhecido.--HCa (discussão) 09h26min de 20 de janeiro de 2019 (UTC)[responder]

Renomeação[editar código-fonte]

Concordo em mudar o nome para Domaldi, a forma usada em textos em português.

Fundamentação wikipédica para esta renomeação: