Discussão:Dona Beja

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O que levou esta página ser bloqueada?? Que pelo menos apresente maiores informações a respeito da personagem. Bloquearam e ainda apresentam informações equívocas.o comentário precedente não foi assinado por Pains (discussão • contrib.) Fabiano msg 23h49min de 22 de Agosto de 2007 (UTC)

  • A página está protegida por que não está havendo respeito a regra de não copiar material de outros sites para a Wikipédia. Isso é violação de direitos autorais e não será permitida. Fabiano msg 23h49min de 22 de Agosto de 2007 (UTC)

Que pelo menos a pouca informação contida na página seja verdadeira. Dona Beja nasceu na Fazenda dos Araújos que, hoje, pertence a Pains e não a Formiga. E morreu em 1874. Caso a página permaneça com informações errôneas, será levada ao moderador.

Esclarecendo[editar código-fonte]

Segundo a fontes fiáveis, o lugar onde Dona Beja nasceu é hoje a atual cidade de Formiga. Veja em: http://usr.cd-graf.com.br/~barreto/beija.htm

A informação de que ela nasceu em Pains, não procede. É errônea, inventada, como você pode comprovar no sítio do museu.

Não precisa levar para moderador algum. Quem bloqueou a página é um moderador(administrador), portanto está a par da verdade.

Aqui na wiki, trabalhamos com FONTES FIÁVEIS. Fontes que podem ser comprovadas. Combatemos o vandalismo.

Encerro meus comentários por aqui.crespus2006 04h39min de 25 de Agosto de 2007 (UTC)

Lamentável manter informações erradas[editar código-fonte]

Esta página foi criada por mim. Porém, após várias modificações ela ficou totalmente descaracterizada. Nunca bloqueei página alguma e nem pretendo. Acredito ser puro autoritarismo!! E não vivo nesse mundo. Sou a favor da discussão até se chegar a uma conclusão.

A página de Pains na wikipedia tb foi modificada (provavelmente por vc) e após incansáveis tentativas de eluceder e garantir que DONA BEJA É NASCIDA EM PAINS, optaram por bloqueá-la TAMBÉM, sem qq cerimônia!!

Resta a vcs, então, manter páginas com informações falsas. Ao contrário do propósito da wikipedia.

Enquanto isso, se achar conveniente, BLOQUEIE os autores que tem o mesmo posicionamento a respeito da naturalidade de D. Beja ser painense:

A vida em flor de D.Beja - Agripa de Vasconcelos

Araxá , da maloca ao palácio - Waldir Costa

Dona Beija, a feiticeira de Araxá - Thomas Leonardo

Ah!! Conteste tb o site descubraminas.com.br, o Governo do Estado e o SENAC. Só dessa forma vc irá garantir realmente que Dona Beja é formiguense!!

inté

Ah!! Referências??!! Sempre referências: http://www.descubraminas.com.br/destinosturisticos/hpg_pagina.asp?id_pagina=1220&id_pgiSuper=

Explicando.....[editar código-fonte]

Vou te respondendo... e espero que seja a última vez. Tenho muitos artigos para criar e vandalismos para combater na wikipédia.

1) Nunca bloqueei ninguém, não posso fazer isso, não sou um administador. Quando isso acontece é porque tem que ser. Ninguém sai por aí bloqueando artigos sem motivo. Uma importante justificativa para um bloqueio seria o caso de Vandalismo. Portanto não é autoritário! 2) Referências são muito importantes sim. Aqui na wikipédia, tudo que fazemos é baseado em Fontes Fiáveis. 3) Eu me interesso muito pela vida de Dona Beja, e felizmente tive a oportunidade de observar de perto (e cuidadosamente) os seus documentos. Potanto sei o que falo. 4) Em relação ao site que você colocou, saiba que já fiz o favor de entrar em contato com o webmaster pedindo para ser consertado. 5) Em relação ao artigo, eu mesmo irei consertá-lo. Colocarei mais informações... Concordo que está precisando ser complementado, mas as informações contidas nele não estão erradas - Dona Beja é nascida no lugar onde é a atual cidade de Formiga. Portanto é formiguense. 5) Aqui vai uma lista de sites que comprovam que Dona Beja é nascida na cidade de Formiga.

Acho que coloquei referências suficientes para convencer até o mais cético dos céticos.

Espero ter ajudado. crespus2006 05h56min de 1 de Setembro de 2007 (UTC)

Fontes Fiáveis??[editar código-fonte]

Quem são os autores dessas fontes fiáveis que mencionou??

Sugiro indicar estudiosos da vida de Dona Beja, ao invés de simples sites.

Citei vários que demonstram que Dona Beja nasceu onde hoje está o municípío de Pains, na Fazenda dos Araújos, mais precisamente.

O autoritarismo reina na Wikipedia[editar código-fonte]

Não obtive resposta, nem esclarecimento... e o pior: a página continua bloqueada!! Apenas o rei manda!!

Wikipedia - a enciclopédia livre!! Totalmente livre!! Estamos todos vendo isso!!o comentário precedente não foi assinado por 200.198.55.84 (discussão • contrib.) Fabiano msg 20h41min de 11 de Setembro de 2007 (UTC)

  • Não apresenta fontes e reclama dos que apresentam. Fabiano msg 20h41min de 11 de Setembro de 2007 (UTC)

Oooooo!!! Desculpe-me, mas se tivesse lido teria visto a referência já mencionada:

http://www.descubraminas.com.br/destinosturisticos/hpg_pagina.asp?id_pagina=1220&id_pgiSuper=

Além dos grandes autores tb mencionados!!

Reveja seus conceitos e apresente nomes de estudiosos, ao invés de sites maria-vai-com-as-outras.

  • Caro IP, (João Guilherme de Pains, não?)

Em relação à sua fonte, informo-lhe que entrei em contato com a secretaria de turismo e eles vão mudar as informações na próxima atualização do site. O site só ainda não foi mudado porque não foi atualizado. Portanto meu caro amigo, você está sem referências no momento, mas sugiro que faça como eu, estude um pouco mais sobre a vida desta polêmica mulher "Dona Beja" -a formiguense. Durante seus estudos verificará a imensidão de autores/estudiosos que garantem que ela nasceu no lugar onde atualmente fica localizada a cidade de Formiga. Mas o que eu estou falando? Não precisamos de estudiosos/autores, uma vez que temos documentos que comprovam isso. E o melhor qualquer um pode comprovar isso indo ao Museu (anteriomente citado). Bom caro IP, espero ter te ajudado. É meu dever como editor a transmissão dos conhecimento que arduamente consegui. É isso, assim como você disse, Wikipédia - A enciclopédia livre! Boas contribuições!!! :) crespus2006 06h10min de 19 de Setembro de 2007 (UTC)

O bom estudioso[editar código-fonte]

Vc, um grande estudioso, poderia nos informar onde, mais precisamente, nasceu Dona Beja? É claro que vc terá essa informação. Afinal, como Formiga era um simples vilarejo, se é que chegaria a tanto, pois vila msm só veio a ser em 1838, logicamente, Dona Beja nasceu numa das fazendas da época. Saberia me dizer onde?

Aguardo a listagem dos autores que mencionam a naturalidade da personagem ser formiguense.o comentário precedente não foi assinado por 200.198.55.84 (discussão • contrib.) --OS2Warp msg 22h57min de 28 de Setembro de 2007 (UTC)


nao sei mexer direito nesse troço, mas queria saber se um de vcs poderia me informar qual a fruta favorita de D. Beja. Minha mulher afirma que era o caki, eu duvido. Vcs q sao estudiosos e brigoes de D. Beja sabem ? Meu nome é Haroldo e-mail : viceversa_1@bellsouth.net Grande abraço mineiro


Tentei pesquisar alguma coisa com os formiguenses, que entendem tudo sobre ela -afinal, ela é formiguesnse - mas não obtive nenhuma resposta. Somente que ela gostava muito de bananada e feijão tropeiro. Hein? crespus2006 (discussão) 07h38min de 3 de Fevereiro de 2008 (UTC)