Discussão:Economia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Divisão Microeconomia e Macroeconomia[editar código-fonte]

  • Invés de dizer: "A economia é geralmente dividida em dois grandes ramos"
  • Seria mais correto dizer: "A Ciência Econômica possui diversas correntes e divisões. Do ponto de vista da corrente neoclássica, a Economia é estudada em dois níveis: a Microeconomia e a Macroeconomia."
  • Visto que existem escolas de economia que não tem e nem aceitam esta divisão entre microeconomia e macroeconomia. Como exemplo, a Escola Austríaca de Economia, que é muito crítica desta divisão. Se precisar mais referências existem artigos no site do Instituto Mises Brasil sobre o assunto. (www.Mises.org.br)
    • No livro: "Ação, Tempo e Conhecimento: A Escola Austríaca de Economia", "Capítulo 9 - A MACROECONOMIA DA ESTRUTURA DE CAPITAL", [[1]], lê-se: "A metodologia austríaca rejeite o método macroeconômico.", Existem mais referências, Estou referenciando esta primeiro por que foi a primeira da lista na pesquisa.

Previsto Orivaldo Getson Gelson (discussão) 22h52min de 9 de março de 2017 (UTC)

Sem título[editar código-fonte]

Sversão; ela corresponde à definição proposta pelos clássicos, mas não é a que prevalece entre neoclássicos. 2) Também acredito que seja impróprio reduzir a diversidade de linhas de pensamento entre os economistas a apenas 4. 3) Finalmente, a classificação das teorias pré-1930 como clássicas foi proposta por Keynes, mas não é adotada nos manuais de história do pensamento econômico. É neste sentido que acho a versão anterior a atual mais adequada.

Bem, tenho de admitir que parte da reversão foi provocada por reflexo condicionado. A história de participação de utilizadores não registados na Wikipédia tem sido de tal maneira destrutiva, que muitos de nós já partimos para a análise de contribuições feitas por esses contributores com o preconceito de que o mais provável é serem destruições. Mais ainda quando é suprimido todo um parágrafo inteiramente válido, como foi o caso. Comparadas agora com atenção as duas versões, vejo que a sua contribuição não foi tão má como me pareceu à primeira vista e a reversão foi um erro: o mais correcto teria sido voltar a pôr o parágrafo suprimido no seu lugar e deixar estar o resto como você o pôs. Acabei de fazer isso mesmo. --Jorge 23:07, 30 Jun 2004 (UTC)sim jalisse neropolis


Resposta: (sinto muito responder ao seu comentário editando-o, mas ainda não sei mexer na Wikipédia).

Achei o artigo incompleto. Parece-me que a visão exposta é arcaica, por exemplo: o último economista famoso citado data da década de 50. A visão neoclássica é descrita em uma única frase.

Em economia, assim como na ciência em geral, a produção científica cresce exponencialmente, de forma que é de extrema relevância a produção do final do século XX. Arrisco-me a dizer até que a maior parte da economia foi feita após a década de 40.

Infelizmente, como estudante, ainda não me julgo capaz de colaborar com esse artigo. Mas gostaria de pedir que alguém com conhecimento da economia contemporânea completasse o artigo.

  • Sistema economico.
  • Propriedade privada.
  • Meios de produção.
  • Mercados livres.
  • Trabalho assalariado.

E históriografiaocidental. --Dercio costa (discussão) 10h24min de 13 de abril de 2015 (UTC)

Revisão ao artigo[editar código-fonte]

No sentido de elevar a qualidade do artigo, gostaria de partilhar e discutir algumas ideias. Sobre as atuais secções:

  1. Microeconomia: precisa ser encurtada - 14 subsecções é demasiado. Em inglês existem 8 e em francês existem 3. O texto atual pode ser usado para enriquecer o artigo Microeconomia.
  2. Macroeconomia: precisa de mais alguma expansão. As versões em inglês e francês parecem bem organizadas.
  3. Economia internacional: parece precisar de algum desenvolvimento, mas a versão em inglês não tem mais, e a em francês não tem nada. O parágrafo sobre sistemas económicos deve ser fundido na secção da Macroeconomia. Sugeria desenvolver aqui um pouco dos temas de Comércio internacional, e talvez criar conteúdo sobre as organizações mundiais (OMC, FMI, banco Mundial, etc.).
  4. Métodos, teoria e prática: conteúdo está equiparado ao inglês. A fazer uma revisão e completar com o que possa faltar face à versão francesa, secções 2.3.1 e 2.3.2. Sugiro acrescentar mais sobre a academia (escolas notáveis), publicações, prémios, e uma referência aos códigos de classificação JEL.
  5. História e escolas de pensamento: a rever seguindo a versão inglesa, completar com o que seja interessante da francesa.
  6. Crítica: esta secção atualmente parece pouco sólida, eu reduzia e substituía pela tradução do inglês.
  7. Ver também: está péssimo. Apagar e adaptar do francês e inglês. Deve concentrar-se em dar apontadores para os campos intersectam com outras temáticos, como o Direito, Matemática, Sociologia, psicologia, etc.

Notando que economia equivale tanto a Economics como a Economy, sugiro acrescentar uma secção dedicada à "economy", ou seja, a Economia (atividade humana), como acontece na versão francesa. Tópicos a abordar:

  1. Economia do mundo: descrição da atividade económica global, instituições, blocos económicos (Zona Euro, BRICs, países desenvolvidos, ...). Talvez fosse adequado o "comércio internacional" ser movido para aqui, e o resto da "economia internacional" passar para a Macroeconomia.
  2. Setores da economia: primários, secundário, terciário, etc.
  3. História da economia mundial: a traduzir de Fr e do En.

A Administração é também considerada um ramo aplicado da economia, pelo que penso que falta uma secção sobre esse tema. Secções a desenvolver:

  1. Conceitos: a gestão como processo (planear, executar, controlar) vs como liderança.
  2. Disciplinas: Contabilidade e Finanças, Marketing, Logística, Planeamento e Organização, Estratégia, Qualidade, etc.
  3. História e teorias da organização: Fayol, Taylor, Ford, Weber, Drucker, ...

Algumas destas ideias implicam uma mudança grande no artigo, pelo que gosta de ouvir mais opiniões. Wikicumprimentos. DReispt msg 23h33min de 25 de março de 2011 (UTC)

Yes check.svg Feito 1.Microeconomia. DReispt msg 22h03min de 7 de abril de 2011 (UTC)
Para facilitar a descrição de tarefas a fazer e acompanhar o progresso por secções, tomei a liberdade de criar uma página para o efeito. Convido os interessados a acompanhar nessa página este esforço. DReispt msg 09h23min de 8 de abril de 2011 (UTC)

Economia aplicada a domínios particulares[editar código-fonte]

Descrever a aplicação da economia na agricultura/indústria/informação/trabalho/finanças públicas/etc me parece desnecessário, ao menos do modo atual (uma seção para cada uma). A economia pode ser aplicada e comparada a n coisas diferentes. Seria como listar em Física todas as aplicações de Física Aplicada. Talvez seguir a wiki.en com a seção en:Economics:Related subjects (uma seção única para explicar a aplicação da economia em outras áreas). Rjclaudio msg 00h47min de 13 de junho de 2011 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo É bem observado, até porque essas secções são pouco desenvolvidas, tornando-se pouco interessantes. Vou ter isso em conta. DReispt msg 08h20min de 15 de junho de 2011 (UTC)

Visto Orivaldo Getson Gelson (discussão) 22h53min de 9 de março de 2017 (UTC)