Discussão:Eletricidade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Cscr-former.svg Eletricidade foi anteriormente candidato a artigo destacado. Para ver por que a nomeação falhou, veja as ligações abaixo, nos marcos alcançados. Para nomeações mais antigas, pode não haver arquivo.
6 de maio de 2012 Candidato a artigo destacado Não promovido

possível erro[editar código-fonte]

Diferença de potencial elétrico não seria o trabalho necessário uma levar uma carga negativa de um ponto a outro?

Resposta: a diferença de potenciais elétricos entre o ponto final e o ponto inicial (Uf - Ui) corresponde à energia absorvida e armazenada no sistema por unidade de carga elétrica. Assim, a carga positiva quer naturalmente ir para pontos cujos potenciais sejam mais baixos (ganhando energia cinética mediante liberação da energia potencial elétrica antes armazenada), e devem ser forçadas a ir para pontos cujos potenciais sejam mais altos (aumentando-se a energia potencial elétrica às custas de outra energia, a cinética), em relação ao ponto em que está. Com as cargas negativas ocorre o contrário. As cargas negativas vão naturalmente aos pontos de maior potencial, e devem ser forçadas a irem aos pontos de menor potencial que o atual. Como isto encontra-se no texto contudo, não fiz a verificação.

Lauro Chieza de Carvalho (discussão) 01h14min de 1 de maio de 2011 (UTC)

Carga elétrica[editar código-fonte]

O parágrafo sobre carga elétrica está repleto de frases sem sentido, com erros de linguagem e erros conceituais. Retirei o trecho com problema, mas minha edição foi revertida sem nenhuma justificativa. Creio que seja necessário discutir essa questão nesta página. Py4nf (discussão) 15h51min de 8 de janeiro de 2012 (UTC).

--D.P.S (discussão) 18h57min de 8 de janeiro de 2012 (UTC)Danilomath: Esta página foi revertida porque a tradução foi melhorada.

Concordo em absoluto. Parte do que foi inserido ultimamente não faz qualquer nexo quando lido, e parece-me resultado do tradutor do google com origem na en.wiki. Pode-se esperar mais algum tempo antes de reverter, mas sugiro ao editor a procura de ajuda no café dos tradutores. Polyethylen (discussão) 19h21min de 8 de janeiro de 2012 (UTC)
Inserida a tag {{má tradução}}. Muitos trechos não fazem sentido algum, além de estarem conceitualmente errados. Não reverti a edição pois se eu reverter, serei revertido. Heiligenfeld disc 20h40min de 8 de janeiro de 2012 (UTC)

Resolução do conflito de edição:[editar código-fonte]

Boa noite.

Eu Danilomath estou traduzindo e adaptando a página. Peço gentilmente para que as pessoas que estão no momento reclamando de trechos mal-traduzidos que copiem estas partes e coloquem em parte da reclamação. Caso contrário comunicarei para aos administradores sobre o vandalismo na página e do conflito esta página.

Tomo a liberdade de expressar que eu não estou usando o artifício do tradutor automático, pois sou ciente da má qualidade que muitas vezes são levadas para a wikipédia e além disso, eu sou competente para a execução da tradução, porém não sou perfeito e persisto na ideologia do primeiro parágrafo. Também que desde do início da edição que realizo nesta página vem apenas em boas intenções, pois contrário a isto não estaria respondendo este texto para a minha defesa e traria respostas mau-intencionadas.

Peço que os usuários que lerem o artigo ajudem na tradução da página, onde temos excelentes referências em inglês e árabe. Também para que todos expliquem na ação de desfazer e reveter partes dos artigo.

Espero que a divergência de nós envolvidos termine. Grato pela leitura.

--D.P.S (discussão) 22h24min de 8 de janeiro de 2012 (UTC)Danilomath

Veja lá, Danilo. José Luiz disc 23h05min de 8 de janeiro de 2012 (UTC)
Citação: Danilomath escreveu: «Tomo a liberdade de expressar que eu não estou usando o artifício do tradutor automático, pois sou ciente da má qualidade que muitas vezes são levadas para a wikipédia» Sinto muito em ter que dizer isso, mas não parece. Citação: Danilomath escreveu: « [...] palavra vem do latim electricus Nova, "âmbar-like" [a], cunhado» (grifo meu). Âmbar-like não é português. Citação: Danilomath escreveu: «Eletromagnetismo: uma interação fundamental entre o campo magnético ea presença eo movimento de uma carga elétrica. » "ea" e "eo" são erros intrínsecos do Google Tradutor.
Concluindo: você está traduzindo automaticamente com o Google Tradutor a partir da Wikipédia Anglófona. Nada contra, mas desde que isso seja feito com os ajustes necessários (que são muitos), o que eu não estou observando.
Dica: Crie uma subpágina, somente tua, como p. ex Usuário:Danilomath/Tradução. Lá você pode traduzir à vontade. Quando estiver tudo pronto, traga seu trabalho para cá. Heiligenfeld disc 01h33min de 10 de janeiro de 2012 (UTC)
As conclusões precipitadas sobre o uso do tradutor automático é mentira pois algumas vezes eu digitando na pressa não digitei o space.--D.P.S (discussão)

Término da tradução[editar código-fonte]

Senhores. Terminei a tradução do artigo anglófono. Há muito o que ser feito ainda, a exemplo importar as referências e inserir ligações internas. A expansão do artigo de forma a dar-lhe uma característica lusófona distinta também permanece em aberto. Estou sem tempo contudo, e fá-lo-ei doravante dentro de minhas possibilidades. Se alguém encontrar-se em condições de fazê-los, sinta-se a vontade para tal.

Grato.

Lauro Chieza de Carvalho (discussão) 23h05min de 19 de fevereiro de 2012 (UTC)

Links "repetidos"[editar código-fonte]

Prezados

Não há nada de errado em um link a um assunto aparecer novamente em outra seção de um artigo tão grande. Uma vez que os conceitos de Física definidos em uma seção são necessários para compreender a seção seguinte, o link também naquela seção é extremamente útil para o entendimento. Ademais esse critério é amplamente usado em outros artigos. Pedrassani (discussão) 20h03min de 5 de agosto de 2012 (UTC)

Caro Pedrassani, o Livro de Estilo traz explicitamente: "não repita uma ligação em todas as ocorrências de uma palavra: basta ligar a primeira". Py4nf (discussão) 00h34min de 6 de agosto de 2012 (UTC).
Caro (discussão)
Não está repetida em "todas as ocorrências". Observa-se em centenas de artigos que, em artigos longos, é conveniente aplicar essa regra a cada seção. É claro que uma repetição excessiva torna o texto muito "cheio", porém cada editor deve julgar quando é conveniente uma ligação que contribua para a compreensão do texto. As ligações e as imagens são duas grandes vantagens de uma enciclopédia digital e economizam muito tempo na pesquisa de artigos relacionados. Pedrassani (discussão) 16h09min de 6 de agosto de 2012 (UTC)

Quem inventou o quê![editar código-fonte]

Bom dia, segundo meu avô, Saulo Carvalho Luz, nascido em 1904 e professor de eletricidade no SENAI de Campinas, ele sempre me dizia que quem inventou a eletricidade foi Alexandre Volta, por isso as lâmpadas são medidas em Volts, e que Benjamim Franklin inventou o pára-raios. Thomaz Edison aperfeiçoou a lâmpada, não inventou!comentário não assinado de 177.95.140.146 (discussão • contrib) 13h16min de 24 de janeiro de 2019 (UTC)