Discussão:Embargo dos Estados Unidos a Cuba

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

sugiro a leitura de Embargo Americano, mais completo.


acho esse artigo imparcial, pois qualquer embargo economico é uma forma de desestabilizar uma economia e assim causar prejuizos, mesmo que seja um pais liberal ou totalitario.

os EUA querem mandar no mundo. e não há fato que desprove isso.

Robson

Re-colocando alguns tópicos[editar código-fonte]

Recoloquei alguns tópicos que desmotivadamente foram retirados do artigo.

Todos os tópicos re-colocados são fundamentados em leis, acordos e tratados de livre consulta popular mundial. Se alguém encontrar alguma falsa afirmação nesses tópiocs recolocados, descreva na página de discussões e retire novamente o tópico, contudo, é preciso informar o que, onde e quando as colocassões feitas foram "desmentidas"

Entre os fundamentos encontram-se:

artigo II da Convenção de Genebra

Conferência Naval de Londres

Reuniões da Assembléia Geral das Nações Unidas em 2005 e 2006

Peço mais respeito aos artigos, às informações, aos usuários e aos colaboradores.

Lmbassman2006


Uso do verbete para blog pesssoal. O verbete foi bloqueado.--OS2Warp msg 17h43min de 4 de Novembro de 2007 (UTC)

Amigo, tentar fazer os outros acreditarem que declarações oficiais das Nações Unidas seriam um "blog pessoal" não cola, não. Não para quem não seja um idiota completo. Aí tem coisa... 201.83.41.190 19h31min de 4 de Novembro de 2007 (UTC)
Mas é cara de pau ! Blog pessoal, é, cara ? Só se fosse um blog das Nações Unidas !

Bloqueies, censures, apagues, mutiles, removas referências, demonizes Fidel, santifiques Bush, deixes bem claro a que senhores serves, e a que vens, e o que defendes; é bom que todos saibam. Só não sejais hipócrita a ponto de se fingir de imparcial. 201.83.41.190 17h47min de 4 de Novembro de 2007 (UTC)


Saibam todos os interessados nesse artigo que...[editar código-fonte]

OS2Warp, no uso de suas atribuições legais, similares aos da STASI, deletou tudo o que foi escrito nos jornais O Estado de S. Paulo e O Globo sobre as declarações de Barack Obama, como sendo inadequado aos olhos dos wikipedistas inocentes, dois minutos após ter sido publicado:

Como pŕe-candidato à presidência dos Estados Unidos, Barack Obama declarou que, se eleito, pretende manter o embargo a Cuba. Em um artigo, intitulado A política cínica do império, Fidel criticou as propostas de Obama dizendo: " A revolução armada em nosso país não teria sido talvez necessária sem a intervenção militar, a Emenda Platt e o colonialismo econômico que ela trouxe à ilha. A Revolução (cubana) foi produto do domínio imperial. Não podem nos acusar de tê-la imposto. As mudanças verdadeiras poderiam e deveriam se originar nos Estados Unidos." < Para Fidel, promessas de Obama representam fome para Cuba. Líder cubano responde declarações de pré-candidato democrata sobre promessas de abertura do embargo, Havana: Agência Reuters, in Estadao.com.br, 26 de maio de 2008, 11:06 >
Fidel fustigou a conduta histórica dos Estados Unidos em 10 pontos. Entre eles, perguntou se "é correto" que "o Presidente dos Estados Unidos ordene o assassinato de qualquer pessoa no mundo, seja qual for o pretexto" e se "é ético que ordene torturar outros seres humanos". "O bloqueio mesmo, por si só, é genocida. Não desejo que as crianças americanas se eduquem nessa ética vergonhosa", disse Fidel < http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2008/05/26 >

E depois falam que há censura em Cuba. Se há, é fichinha, comparada com a aqui existente. Durma-se com um obscurantismo desses...

201.0.202.118 (discussão) 18h08min de 31 de Maio de 2008 (UTC)

Dez perguntas delicadas aos Srs. George Bush, OS2Warp, e Dantaad. Mas não é preciso respondê-las...[editar código-fonte]

Perguntas delicadas ao Sr George Bush, ainda que não pretendo respostas, unicamente consigná-las.

1º É correto que o Presidente dos Estados Unidos da América ordene o assassinato de qualquer pessoa no mundo, seja qual for o pretexto?

2º É ético que o Presidente dos Estados Unidos da América ordene torturar outros seres humanos?

3º É o terrorismo de Estado um instrumento que deve utilizar um país tão poderoso como os Estados Unidos para que exista a paz no planeta?

4º É boa e honorável uma Lei de Ajuste que se aplica como castigo a um só país, Cuba, para desestabilizá-lo, embora custe a vida a crianças e mães inocentes? Se for boa, porquê não se aplica o direito automático de residência aos haitianos, dominicanos e demais cidadãos de países do Caribe, e se faz o mesmo com os mexicanos, centro-americanos e sul-americanos, que morrem como moscas no muro da fronteira mexicana ou nas águas do Atlântico e do Pacífico?

5º Podem os Estados Unidos prescindir dos imigrantes, que cultivam vegetais, frutas, amêndoas e outras iguarias delicadas e apetitosas para os norte-americanos? Quem varreria suas ruas, emprestaria serviços domésticos e realizaria os trabalhos piores e menos remunerados?

6º São justas as batidas de indocumentados que afetam inclusive a crianças nascidas nos Estados Unidos?

7º É moral e justificável o roubo de cérebros e a contínua extração das melhores inteligências científicas e intelectuais dos países pobres?

8º O senhor afirma, como lembrei ao início desta reflexão, que seu país advertiu há tempo às potências européias que não admitiria intervenções no hemisfério, e ao mesmo tempo reitera a demanda desse direito, reclamando a um só tempo o de intervir em qualquer parte do mundo com o apoio de centenas de bases militares, forças navais, aéreas e espaciais distribuídas no planeta. Pergunto-lhe, é essa a forma em que os Estados Unidos da América exprimem seu respeito pela liberdade, a democracia e os direitos humanos?

9º É justo atacar por surpresa e preventivamente sessenta ou mais obscuros cantos do mundo, como os chama Bush, seja qual for o pretexto?

10º É honorável e sensato investir milhões de dólares no complexo militar industrial para produzir armas que possam liquidar várias vezes a vida na Terra?

Hein, digo eu ? 201.0.202.118 (discussão) 20h14min de 31 de Maio de 2008 (UTC)

Caro editor, a Wikipédia não é um fórum. Opiniões pessoas não podem ser inseridas no artigo, se for este o caso. JSSX uai 01h21min de 1 de Junho de 2008 (UTC)
Difícil crer que a opinião de um précanditado - já quase candidato - à presidência dos Estados Unidos e a resposta de Fidel Castro às suas declarações possam ser consideradas "opiniões pessoais" por quem quer que seja. São, isso sim, fatos ocorridos, cujo conhecimento só ajuda na melhor compreensão do tema exposto no artigo.
Fossem elas, ao invés, as opiniões "democráticas" de George Bush sobre como Cuba deveria voltar a ser, "democraticamente" um prostíbulo-cassino dos Estados Unidos, dirigida por um títere apoiado pelos EUA (durante o governo de Batista, 1952-59, os EUA jamais se preocuparam com "direitos humanos de cubanos", muito menos com o formato das eleições em Cuba, nem com o fato dele ter fraudado as eleições de 1958), como o foi por mais de 50 anos até 1959, tenho certeza que elas não seriam consideradas "opiniões pessoais" pelos administradores da Wikipédia. De qualquer forma fico-lhes grato por não terem censurado essa página de discussões. 201.0.202.118 (discussão) 10h12min de 1 de Junho de 2008 (UTC)