Discussão:Engenharia

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Agora fiquei com a dúvida: Deve ser "Engenharia Civil" ou "engenharia civil"? Com maiusculas ou com minúsculas? JoaoMiranda 02:48, 23 Mar 2004 (UTC)

A prática na língua portuguesa não é clara. Por vezes usa-se maiúscula, outras minúscula. Mas julgo que é mais comum aparecer com minúscula (a não ser em nomes de coisas como "Curso de Engenharia Civil"), de modo que deve ser esse, penso, o título do artigo principal. Por outro lado, também deve haver um artigo com maiúsculas com um redirect, por causa das buscas. Jorge 13:59, 23 Mar 2004 (UTC)

Parece-me que a resposta a esta questão se encontra no Livro de estilo. Usa-se letra maiúscula apenas para a primeira palavra e para nomes próprios. Hugo Vale 3 Set 2004

Acho que o artigo engenharia, poderia ser mais que uma listas para suas diversas área. Poderiamos escrever sobre o que há de comum nas engenharias, e também sobre a existência de orgãos que regulamentam a profissão, como o CREA no Brasil. Hugo Rosa, × Sr. X × 14:45, 4 Out 2004 (UTC) 22:46, 2 Out 2004 (UTC)

Acreditamos que os principis básicos da engenharia: Segurança, viabilidade econômica e qualidade, deveria ser atribuído mais um item: preservação ambiental.

Na minha opinião as letras maiúsculas servem apenas para designação do nome do curso, em textos formais. Por exemplo: "...durante o curso de Engenharia Mecânica...". Da utilização de designação do cargo ocupado por uma pessoa, pode ser usado maiúsculas, como por exemplo, " ...o Engenheiro Mecânico Fulano de Tal...".

Não é assim!!![editar código-fonte]

o sentido da sua definição de engenharia está totalmente errado se vc olhar nos livros e enciclopédias o sentido é totalmente diferente.apesar de a definição de engenharia sempre estando em mudança precisa-se mudar a engenharia definição mais aceita:a engenharia é o cálculo,projeto e material

Taxonomia da Engenharia[editar código-fonte]

À consideração dos ilustres colegas,

  1. «ramos da engenharia»: parece-me correcta esta expressão atendendo a que é uma tradução literal de Branches of engineering. Sugiro que seja incluído o sinónimo «especialidades da engenharia». A designação «especialidade» é a utilizada pela Ordem dos Engenheiros (Portugal), como sendo um vasto domínio de actividade da engenharia, com características técnicas e científicas próprias (Artigo 36.º dos Estatutos). Exemplos: Engenharia Civil e Engenharia Química.
  2. «especialização de engenharia (ramo)»: acho que há necessidade de definir este conceito, para o distinguir do anterior e do qual seria uma subdivisão, isto é, uma área restrita de actividade da engenharia, contida numa especialidade. Esta designação é também usada pela Ordem dos Engenheiros (Portugal), (Artigo 37.º dos Estatutos). Exemplos: Construção e Estruturas, para «Engenharia Civil» (em inglês) ; Fenómenos de Transferência e Processos Químicos, para «Engenharia Química» (em inglês) .
  3. «disciplina de engenharia (ramo)»: este outro conceito, pode ser usado com um significado distinto dos anteriores, por exemplo, como o nome de um assunto estudado ao nível do Departamento, numa Universidade (em inglês) http://www.ucalgary.ca/pubs/calendar/2005/welcome/Glossary.htm  Em falta ou vazio |título= (ajuda). Exemplos: Dinâmica de Sólidos e Análise de Estruturas, para a especialização de Estruturas da especialidade de Engenharia Civil; «Transferência de Massa» (em inglês)  e «Transferência de Calor» (em inglês) , para a especialização de Fenómenos de Transferência da especialidade de Engenharia Química.
  • Note-se que uma mesma disciplina pode ser estudada ao nível de diferentes departamentos e, portanto, ser considerada uma subdivisão de mais do que uma especialização, de diferentes especialidades. Exemplo: Dinâmica dos Fluidos, para a especialização de Fenómenos de Transferência da especialidade de Engenharia Química [1] e para especialização de Mecânica de Fluidos da especialidade de Engenharia Mecânica [2].
  • Também uma especialização pode estar contida em diferentes especialidades de engenharia. Exemplo: Estruturas é uma especialização de Engenharia Civil [3] e de Engenharia Mecânica [4].

Atenciosamente, vapmachado msgs.cw 02h03min de 19 de Junho de 2007 (UTC)

Conceitos relacionados[editar código-fonte]

Variedades de disciplinaridade (em inglês) http://en.wikipedia.org/wiki/Interdisciplinarity  Em falta ou vazio |título= (ajuda):

  • Multidisciplinar
  • Interdisciplinar
  • Transdisciplinar

Nestes conceitos, «disciplina» é usada como sinónimo de ramo e especialidade.

vapmachado msgs.cw 17h56min de 20 de Junho de 2007 (UTC)

Revisão da lista de ramos da engenharia[editar código-fonte]

Usando as classificações de «ramo», «especialização» e «disciplina» definidas em Taxonomia da Engenharia, podem fazer-se as seguintes recomendações:

  1. Deve ser acrescentado a esta lista o seguinte ramo da engenharia:
    • Engenharia Electrotécnica [5]
  2. Devem ser retirados desta lista por não serem ramos da engenharia, i.e. não são «um vasto domínio de actividade da engenharia, com características técnicas e científicas próprias» ([6]), mas são
    1. especializações de engenharia (ramo):
    2. disciplina de engenharia (ramo):
  3. Devem ser retirados desta lista por não serem ramos da engenharia, mas sim planos de estudos de cursos superiores
    1. multidisciplinares:
    2. interdisciplinares:
  4. Deve ser retirado desta lista por não ser ramo da engenharia, mas sim uma utilização coloquial das duas palavras, num determinado contexto:

Creio haver outros casos, mas sobre os quais optei por não me pronunciar.

vapmachado msgs.cw 03h05min de 29 de Junho de 2007 (UTC)

  • Pode fazer esta reestruturação. Fica só na engenharia o que for de fato, engenharia.--OS2Warp msg 03h14min de 29 de Junho de 2007 (UTC)

Designação correcta[editar código-fonte]

O termo correcto é "Engenharia Automóvel" em Portugal [18] [19] (ou "Engenharia Automotiva" no Brasil [20]), os termos: "Engenharia Mecânica Automobilística", "Engenharia Mecânica Automóvel", "Engenharia Automobilistica" são menos correctos ou mesmo incorrectos. Utilizadores que continuam a adicionar/modificar/alterar páginas, por favor, informem-se um pouco antes de fazer alterações. Multifiles (discussão) 17h23min de 16 de Abril de 2008 (UTC)

Ordenação, critérios[editar código-fonte]

Por que se desfez o critério de ordenação alfabético que privilegiava a forma Civil, Engenharia, fazendo substituí-la por Engenharia Civil diretamente (apenas para citar um exemplo concreto)? Fosse só isso... Quem re-organizou [?!] as áreas/especialidades parece não ter atentado muito exatamente para o aspecto da boa ordenação alfabética ASCII-similar. Confesso que sou partidário da primeira forma (Civil, Engenharia), não só pelo fato de ter sido eu a organizá-la. É uma questão de "enxugamento lógico primário": já que todas são engenharia, parece mais adequado iniciar a lista com o diferencial, não concordam? EgídioCamposDiz! 19h54min de 22 de Abril de 2008 (UTC)

Concordo, julgo que em matéria de informação é mais lógico, pois já estamos na página sobre engenharia. Multifiles (discussão) 15h13min de 30 de Abril de 2008 (UTC)

Engenharia = Física?[editar código-fonte]

Quem escreveu este artigo foi um físico?

Quer dizer que engenharia era física aliada ao bom-senso? E que com os avanços da ciência e da tecnologia (?) ela deixou de ser isso para então se tornar aplicação de "conhecimentos especializados"?

Me pergunto de quem foi a idéia de colocar a frase de um físico, que com certeza não conhece nada de engenharia, para descrever o que é (ou foi) a engenharia.

Recomendo o livro "Prometeu desacorrentado", de David Landes, que mostra que, ao contrário do que propagam alguns cientistas, as revoluções tecnológicas se deram no interior das indústrias e não tinham nada ou tinham muito pouco a ver com o que ocorria na academia e na ciência básica. A engenharia e a indústria possuem uma cultura técnica independente, não tentem reduzi-la a "aplicação da física".

As obras das civilizações Inca e Asteca não são exemplos de engenharia na Antiguidade, os incas existiram após o ano 1200, e os Astecas só após 1325. Talvez seria melhor se referir às obras dos povos andinos e meso-americanos da antiguidade. --201.86.184.33 (discussão) 17h42min de 19 de janeiro de 2011 (UTC)[responder]