Discussão:Enxaqueca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Fiz fusão com o texto de Gutasicoli em cefaléia. Manuel Anastácio 03:14, 14 Julho 2005 (UTC)

Revisão das causas[editar código-fonte]

É preciso rever com cuidado as causas. O Glutamo Monossódico foi incluído com referências não sólidas. Existem muitos mitos envolvendo o GSM, atingindo inclusive profissionais da área da saúde, entre eles de que o GSM causa enxaqueca. Algumas referências para leitura: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4870486, https://www.skepticalraptor.com/skepticalraptorblog.php/msg-myth-versus-science, https://fivethirtyeight.com/features/how-msg-got-a-bad-rap-flawed-science-and-xenophobia. Podemos ver que alguns sites pessoais de profissionais da saúde ou de clínicas citam o GSM como fator de enxaqueca. O problema é que eles não citam reportam suas fontes. Devemos então escolher fontes científicas quando disponíveis, e estas não têm encontrado essa conexão. Por favor, estender esse caso do GSM para outros elementos citados nas causas. Andretf (discussão) 03h36min de 10 de fevereiro de 2019 (UTC)

De fato, a primeira referência não cita o glutamato como causa e é um link inespecífico. A segunda cita, porém é um link de oftalmologia e não de neurologia. Concordo que seria ideal algum estudo na área sobre isso. Não procurei até o momento pra saber se existe.—Teles«fale comigo» 03h45min de 10 de fevereiro de 2019 (UTC)
Eu amo GMS, aspartame e cafeína, consumo muito e sem medo porque nunca tive migrânea. Citei a clínica de Mayo agora porque é uma fonte médica excelente, muito bem referenciada e revisada por uma equipe de médicos. A literatura está amplamente de acordo. Sei da má fama injusta que eles (GMS, aspartame e cafeína) sofrem e já os defendi aqui na wiki, mas também já se sabe que algumas pessoas com deficiência da enzima que digere o GMS sofrem migrânea causada por GMS. Existem muitas causas pra migrânea, essa é só um dos muitos possíveis desencadeantes, você pode ter migrâneas sem comer GMS e comer GMS e não ter migrâneas, não é uma relação causal simples.EternamenteAprendiz (discussão) 04h30min de 10 de fevereiro de 2019 (UTC)
A fonte que adicionou é melhor sem dúvida. Obrigado por isso. Acho até que podem ser retiradas as outras duas fontes. Não sei se concorda.—Teles«fale comigo» 04h51min de 10 de fevereiro de 2019 (UTC)