Discussão:Era Stalin (1927–1953)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Aviso de remoção de texto[editar código-fonte]

Colega, você está misturando as coisas, confundindo direita/extrema-direita (Hitler, Mussolini, Franco) com a direita dentro do Comite Central do Partido Comunista. Quanto ao texto que você insiste em remover dê uma lida no que citam outras Wikipédias, como a francesa e a inglesa, o texto que você teimosamente insiste em remover aqui está lá. Ou então leia o link abaixo na página 44 (...) "Stalin enters into combination with the rightists of Central Comite ( Ruykov, Tomsky, Bukharin)." (...)

A insistencia em remover de novo o texto será considerado vandalismo e sujeito a bloqueio da conta. DARIO SEVERI (discussão) 02h52min de 28 de dezembro de 2015 (UTC)

Stálin nacionalizou a economia(meios de produção), defendeu o território e a cultura soviética(Imperialismo é a política de expansão e o domínio territorial, cultural ou econômico de uma nação sobre outras), seguiu o trabalho de Lênin, a adaptação do marxismo ao período imperialista e a Nova Política Econômica(Um passo atrás para dar dois à frente), ou seja, depois fez a Grande Virada da Coletivização forçada na União Soviética. Stálin continuou o legado de Lênin que deixou avisado que era só o começo da transformação revolucionária no país.

A Wikipédia sofre de um problema de querer colocar ideologias(utopias, coisa antimarxista)[1] como se fossem realidades(fatos concretos), afirmações transformadas em verdades: (o Judas Trotsky, dizia Lênin)[2] sou "revolucionário", "patriota", mas só da boca pra fora.

Caro colega, vou dialogar uma vez mais contigo. O teu primeiro paragrafo está certo, mas este texto já consta no artigo e nada tem com a nossa discussão. O segundo teu parágrafo é uma opinião tua e se você ler o texto da tua segunda fonte, no capítulo IX - O Partido Bolchevique ..... na sua parte 5 - A Uniao Soviética ......... está citado:
"Com efeito, o Partido esmagou e cortou pela raiz o desvio de esquerda e o de direita".
Como você mesmo pode constatar a tua fonte confirma o texto que estou recolocando (infelizmente a tua fonte não cita páginas mas pelo meio da parte 5 você acha o texto. Abraços DARIO SEVERI (discussão) 15h21min de 28 de dezembro de 2015 (UTC)
No contexto histórico Stálin foi de extrema esquerda. Ser de esquerda, não significa ser comunista e apoiar movimento revolucionário, mas a Wikipédia segue a propaganda barata da guerra fria(pró liberais) e dos nazifascistas(anticomunistas), que se diziam "revolucionários" pelo fato de serem antiliberais. (Aí, surge os "Mises" da vida p/ deturpar o contexto histórico). Não posso mudar esse senso comum. Apesar do artigo pós-moderno Totalitarismo deixar claro que Stalin foi de extrema-esquerda na prática e não da boca pra fora como fazem os anarcotroskos. O comunista é antiliberal e antifascista. Adeus

Cadê as fontes?[editar código-fonte]

Um monte de parágrafos sem fontes. Consequentemente, um artigo ruim.