Discussão:Escotismo/Arquivo 1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O que João Duns Escoto tem que ver com escotismo? --E2m 18:45, 12 Fevereiro 2006 (UTC) Ele tem uma filosofia que se chama escotismo e que as vezes pode causar confusão.

Atenção!

O conteúdo da página foi substituído por uma versão mais antiga devido a suspeitas de violação de direitos de autor.

O texto que tinha sido aqui colocado era idêntico ao texto da seguinte fonte: http://www.clipinfo.com.br/tabapuan/brasil.htm -- Get_It ¤ 03:25, 12 Mai 2005 (UTC)

Imparcialidade

Prezados, favor observar o Princípio da Imparcialidade. Qualquer edição feita sem discussão e consenso da comunidade será revertida. Utilize este espaço para defender seu ponto de vista. DuoCore 17:41, 10 Julho 2007 (UTC)

Há uma incoerência na afirmação de parcialidade para um artigo escolhido para destaque recentemente. --Econt 23h18min de 10 de Julho de 2007 (UTC)

Um artigo escolhido para destaque é porque tem um bom conteúdo, porém não está livre de imperfeições. O texto de Escotismo está ruim, repetitivo e com muito conteúdo disperso ou sem interesse enciclopédico. O artigo deveria ser reescrito! Na minha opinião o texto estava tendencioso sim, principalmente pela forma que estava escrita a parte do contexto no Brasil. Uma tradicionalissima x uma outra ai. Quando fiz um ajuste o Usuário Econt reverteu sem ao menos falar comigo ou discutir por aqui. Não foram poucas vezes em que o artigo Escotismo foi bloqueado para edição devido a esta briga idiota de egos. Isso porque estamos falando do tema Escoteiros que, comemorando 100 anos de existência, deveria haver o mínimo de fraternidade e respeito a diversidade. Concordo com os outros usuários que nesta página reclamaram da quebra do Princípio da Imparcialidade. --Inominavel msg 13:15, 14 Jul 2007 (UTC)

Pelo visto encontramos uma ótima situação aqui, a divergência de pontos de vistas, que é ótimo pois permite avançar para algo melhor, concordo que este artigo esta ruim e que ainda pode melhorar em muito sem sobra de duvida, estão o melhor que posso fazer e convidar ao trabalho, pois estão mostrando que o consenso ainda não foi alcançado. Sobre o ponto do tradicionalissima x uma outra ai, creio haver um equivoco, pois tradicional não é sinônimo de melhor, mas de velha e mostra assim uma ruptura no movimento com o surgimento de algo novo, assim como paralelidade não é sinônimo de falta legalidade, mas de lateralidade e foi pela a retirada destas idéias que eu reverti. Sempre ao dispor Econt 15h48min de 14 de Julho de 2007 (UTC)

Olá Econt, obrigado pela oportunidade de discutirmos a melhor apresentação do texto. Creio que poderiamos trocar algumas idéias sobre como melhorar o texto. Notei que há textos identicos repetidos. Retirar um deles seria um bom começo. Também acho saudavel não permitirmos reversões no texto. Vamos dar sempre passos a frente na melhoria no texto. Quanto ao termo tradicional, creio que ele pode trazer dúbia interpretação. A data de fundação da UEB já é bastante explícita, creio que seja dispensável acrescentar adjetivos. Veja a controvércia. A UEB adota o moderníssimo projeto educativo propagado pela OMMS enquanto a outra se baseia no texto tradicional de Baden-Powell, sob este prisma qual é a mais tradicional? Logo, a bem da imparcialidade, devemos manter o texto o mais objetivo quanto possivel, evitando "floreamentos" desnecessários. Quanto a qualidade do texto, avanços significativos poderiam ser no sentido de explicar o que os Escoteiros fazem. Coisa que ainda é nebulosa ao público leigo. Fico um pouco temeroso em conduzir esse tipo de ajuste em virtude da grande quantidade de reversores de texto que acompanham este tópico. Talvez alguns concensos por aqui sejam de valia para a quebra deste paradigma. Saudações. --Inominavel msg 00:52, 21 Jul 2007 (UTC)

Realmente o assunto AEBP X UEB é um tema extremamente controverso e com muitas implicações, que creio eu, ainda tem que ser muito amadurecido antes de se chegue a um consenso, por isso se você quiser contribuir para esse artigo em outra secção creio que não haverá tanta discussão. Sobre os reversores, é de praxe na wikipédia quando se discorda em algum ponto retorna ao consenso prévio (ao formato anterior), para então, se discutir na pagina de discussão e chegar a um meio termo e não reverter a reversão (ver consenso), evitando isso.--Econt 02h17min de 21 de Julho de 2007 (UTC)

Concordo com Econt, parece-me que os temas controversos carecem de maior amadurecimento. Acredito que a página como está hoje tem o consenso da maioria dos wikipedistas que acompanham este artigo. Desta forma, tendo o atual texto por base, talvez seja uma boa prática trocar idéias sobre novas propostas de mudança antes de avançar no artigo. A discussão está aqui pra isso. Obrigado a todos que participaram dessa discussão. DuoCore 18:05, 23 Julho 2007 (UTC)

Apolítica x Apartidária

É incorreto afirmar que o Escotismo não é uma organização Política. A Política permeia todas as organizações, o correto é afirmar que ela é Apartidária. Recomendo que os usuários se disponham a melhorar esta página, refletindo a realidade. Não por suas próprias convicções Inominavel 06:41, 1 Julho 2007 (UTC)

Tradução

List of notable Scouts

Poderia alguém ajudar-me traduzir este artigo? É também seu algum Scouts portugese famoso?

--Evrik 21:01, 31 Maio 2006

Bom acho que nome nao precisa de traduçã, e algum dos mais importantes ja foram publicados Rodrigo Tetsuo Argenton 20:24, 3 Fevereiro 2007 (UTC)


Eu sugiro que se estruture a lista por país de origem

Museums and Memorials

Hello Again –

There are two more articles on the English language version if anyone wants to contribute content or translate to their own language.

Yours in Scouting,

evrik 20:57, 13 Julho 2006 (UTC)

Associações Escoteiras: UEB e AEBP

Peço a todos os amigos que tiverem interesse em editar a página, dêem uma lida nas Políticas da Wikipédia Losófona, em especial no "Princício da Imparcialidade" http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Princ%C3%ADpio_da_imparcialidade Destaco o seguinte parágrafo:

O princípio da imparcialidade é um princípio adotado pela wikipédia para lidar com assuntos controversos. Segundo este princípio, os artigos da wikipédia devem ser imparciais, ou seja, devem ser escritos numa forma com a qual ambos (ou todos) os lados envolvidos possam concordar com ele.

As ideologias, prós e contras de ambas as associações devem ser exploradas em seus espaços particulares e não no presente tópico.

Wiki dos Pioneiros Paulistas

A Equipe Regional Pioneira do Estado de São Paulo está tentando dar início à um wiki dos pioneiros do Estado de SP (Brasil). O objetivo e unir e criar material sobre o ramo e sobre o movimento escoteiro em geral, além de também servir de espaço para divulgações e comunicação acerca de outros projetos.

O novo wiki precisa de pessoas interessadas em começar o projeto, criar as primeiras páginas, auxiliar em trabalhos de tradução etc. Se você gosta do tema e tem vontade de ajudar venha e fique a vontade para participar desta construção em http://pioneiros.elwiki.com !!

Artigo tendencioso

Um pouco tendencioso demais o artigo que o cara colocou metendo o pau no sistema de seleção (ou de falta de seleção) de voluntários... Lógico que em muito lugar é um relaxo mesmo, mas existem grupos onde é feita uma seleção bem criteriosa...

Heróis Escoteiros

Acredito que estamos precisando de bons artigos sobre Aldo Chioratto e Caio Viana Martins. Até em inglês já existe uma artigo sobre o Caio Viana... Quem tiver alguma fonte segura com informações detalhadas, por favor se manifeste... Pu2uce 16:34, 13 Março 2007 (UTC)

UEB e AEBP

Sugiro definirmos o que será colocado e o que não será colocado, para quando o artigo for desprotegido já estejamos todos de acordo.—Econt 02:37, 17 Março 2007 (UTC)

O texto atual e marquei em vermelho o que concidero que não deve aparecer no artigo:

No país, existem 2 associações escoteiras: A UEB - União dos Escoteiros do Brasil - fundada em 1924, como resultado da união de diversas associações escoteiras existentes na época (daí o nome "União dos Escoteiros") e filiada à OMME; e a AEBP - Associação Escoteira Baden-Powell -, fundada em 2007, e filiada à Federação Mundial de Escoteiros Independentes(WFIS). Ainda há controvérsias sobre a legalidade da AEBP como Associação Escoteira, especialmente em virtude da Lei n.º 8.828 de 24/01/1946, que intituiu a UEB como única instituição oficial no Brasil. As pessoas que defendem a AEBP se valem do Art. 5º, XVIII da CF/88, que garante a livre criação de Associações, em que pese a mesma Constituição Federal, em Art. 5o, inciso XXXVI, literalmente proteger o direito adquirido, ou seja, a UEB teria o direito adquirido de ser a única associação escoteira no Brasil. Vale ressaltar que o direito adquirido vale enquanto constitucional, ou seja, caso um direito adquirido seja incompatível com a Constituição vigente, ele não poderá ser exercido. Isso é caso para ser decidido em tribunal e não na Wikipédia, por ser assuntos legais.
O Fundador Baden-Powell criou a Organização Mundial do Movimento Escoteiro (World Organization of the Scout Movement - WOSM), da qual a UEB é titular de registro como associação fundadora. A UEB tem exclusividade na produção, na comercialização e uso de símbolos e distintivos escoteiros criados por ela , tudo conforme dispõe seu Estatuto e registros de marcas e patentes, assegurado ainda pelo Decreto no 5.497, de 23 de julho de 1928, e o Decreto no 8.828, de 24 de janeiro de 1.946.
A diferença básica entre estas duas Associações é que a UEB vem adotando um programa que estimula a prática da Vida ao Ar livre, acampamento , excursões , atividades aventureiras, que contribuem para a formação do jovem nas Áreas Fisica, Intelectual, Social, Afetiva, Caráter e Espiritual. A UEB adota uma organização vertical, definindo, de forma unificada, parâmetros de ação para os grupos escoteiros associados, visando maior coesão entre todos os membros. Já a AEBP sugere a adoção do método escoteiro como fora desenvolvido por Baden-Powell, com base em seu livro "Escotismo para Rapazes"(1908), em edição original. A AEBP adota uma organização horizontal, ou seja, cada Unidade Local (Grupo Escoteiro) tem autonomia para praticar o escotismo da maneira que entender como a mais acertada para a comunidade na qual está inserida, podendo tanto utilizar um programa modernizado, quanto adotar diretamente o "Escotismo para Rapazes" (1908). A AEBP trabalha atualmente na criação da manuais escoteiros para os diversos ramos, visando a formação de jovens através de um programa que englobe práticas consgradamente eficientes. Uma vez que são independentes, os Grupos Escoteiros (Unidades Locais Associadas) são os únicos responsáveis pelas consequências de suas decisões e atitudes.

Alguma sujestão melhor? vamos dialogar. —Econt 13:30, 17 Março 2007 (UTC)

_______

Eu terei de discordar, mas peço que me dêem um pouco mais de tempo... Afinal, hoje é sábado, dia de Grupo Escoteiro... Amanhã, com mais tempo, opinarei com mais critério se me for permitido... Mas gostaria de acrescentar uma só questão, que considero relevante... Se a UEB ou a AEBP, em sua página institucional, quiser falar bem ou mal da outra associação, é problema da dona do site, seria ali uma página institucional e aquela seria uma representação do pensamento institucional... Contudo, aqui e em outro pontos da Internet, o foco é a informação acima de tudo... Entendo que é isso que devemos preservar... Informar... Quero que um dia uma criança querendo saber sobe escotismo venha até o Wikipédia e leia o texto que aqui está... Sem querer saber de política escoteira... Entendem...??? Acho que deveríamos nos ater a informar, apenas... Até porque, por ora, tecer comentários sobre o que é ou deixa de ser uma ou outra será sempre tendenciosa e inadequadamente... É admissível e compreensível que assim seja... Ânimos excessivamente inflamados ainda... Óquei...??? Agradeço desde já... Atenciosamente... SAPSMP... Raphael...

Bem, agora que eu cheguei do Grupo efetivamente, posso dar uma melhor analisada... Olha só, para que é preciso comprar A e B, 1 e 2, Alfa e ômega...??? Pra quê isso...??? Acho que aí que poderemos criar atritos entre os seus respectivos defensores... Podemos dizer o texto que está acima (que ficou bom, parabéns), sem ter que comparar... Se me permite, farei uma pequena "cópia":

"A AEBP é uma associação que adota uma organização horizontal, ou seja, cada Unidade Local (Grupo Escoteiro) tem autonomia para praticar o escotismo da maneira que entender como a mais acertada para a comunidade na qual está inserida, podendo tanto utilizar um programa modernizado, quanto adotar diretamente o "Escotismo para Rapazes" (1908).
A UEB adota uma organização vertical, definindo, de forma democrática e unificada, parâmetros de ação para as Unidades Locais (Grupos Escoteiros e Seções Autônomas) associadas, através de um programa único, visando maior coesão entre todos os membros."

Acho que este pedaço evita comparações, ou as diminui... Minhas sugestão em complementação ao início do texto sugerido pelo irmão acima... Atenciosamente... Raphael...

---

Ótimo por estamos entrando em consenso, mas acho melhor deixarmos o artigo protegido até dia 25 de março, para dar tempo caso alguém queira acrescentar algo ou discutir algum ponto, mas se o consenso total não for atingido até esta data acho melhor prorrogarmos o prazo da proteção do artigo.—Econt 12:48, 18 Março 2007 (UTC)

---

Na verdade, o que me preocupa é que não foi nem o Pedro nem eu que fizemos algumas das absurdas modificações acrescidas ao texto... E nós que estamso aqui criando algo consensual... O que quer dizer que quando terminarmos, poderemos voltar ao mesmo embate por parte dos nobres amigos insensatos que alteraram antes...

Mas tudo bem, estamos sujeitos a isso... Mas acho que podíamos fechar logo um texto aqui e mudar lá logo... Qualquer coisa mantemos o artigo vigiado e o devolvemos à forma original caso haja alguma inadequada alteração...

Grande Abraço... SAPSMP... Raphael...


Essa alguem reclama?

No país, existem 2 associações escoteiras: A UEB - União dos Escoteiros do Brasil - fundada em 1924, como resultado da união de diversas associações escoteiras existentes na época (daí o nome "União dos Escoteiros") e filiada à OMME; e a AEBP - Associação Escoteira Baden-Powell -, fundada em 2007, e filiada à Federação Mundial de Escoteiros Independentes(WFIS).
Baden-Powell criou a Organização Mundial do Movimento Escoteiro (World Organization of the Scout Movement - WOSM), da qual a UEB é titular de registro como associação fundadora.
"A AEBP é uma associação que adota uma organização horizontal, ou seja, cada Unidade Local (Grupo Escoteiro) tem autonomia para praticar o escotismo da maneira que entender como a mais acertada para a comunidade na qual está inserida, podendo tanto utilizar um programa modernizado, quanto adotar diretamente o "Escotismo para Rapazes" (1908).
A UEB adota uma organização vertical, definindo, de forma democrática e unificada, parâmetros de ação para as Unidades Locais (Grupos Escoteiros e Seções Autônomas) associadas, através de um programa único, visando maior coesão entre todos os membros."

Econt 16:27, 18 Março 2007 (UTC)

---

Por mim está óquei... Raphael...

________

Por mim também. Eu só uniria os dois últimos paragrafos num só. Abraços SAPS 201.52.187.183 10:49, 19 Março 2007 (UTC) __________

Acabou ficando um texto maior do que o que havíamos combinado, por mim o que está online está bom, eu retirei um parágrafo que repetia as mesmas informações que constavam no parágrafo de cima. Nuncadiganunca 22:32, 26 Março 2007 (UTC)

Erro de sintaxe.

Escotismo ou escutismo[1], fundado por Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell em 1907, é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apolítico e sem fins lucrativos criado com a proposta de desenvolver o jovem por meio de um sistema de valores que priorizam a honra, baseados na Promessa e na Lei escoteira, e através da prática, do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, torne-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.

Escotismo ou escutismo, fundado por Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powerll em 1907, é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apolítico e sem fins lucrativos. Foi criado com o intuito de desenvolver num jovem um crescimento nos parâmetros da fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina. Estes conceitos são ensinados através dum sistema de valores que prioriza a honra, baseada na Promessa e na Lei escoteira, e através da prática, do trabalho em equipe e da vida ao ar livre.

PTJoel 11h04min de 18 de Junho de 2007 (UTC)


Esclarecimento

1° apolitico, escotismo nõ entra em merito politico, não podendo assim ser apartidario

2°A AEBP, está sendo citada como quiseram, mas com as devidas ressalvas, pois é desconhecido de fato a sua igualdade com o movimento escoteiro, sendo este um movimento hierarquico, não anarquista. Até então, segundo a OMME, só há uma organização brasileira. Rodrigo Tetsuo Argenton 22h01min de 26 de Julho de 2007 (UTC)

Rodrigo, a AEBP é uma associação escoteira reconhecida pelo governo brasileiro, e filiada à um orgão internacional, WFIS. A AEBP não é Anarquista, é horizontal, e não há nenhum tipo de restrição neste sentido no escotismo tradicional, basta ler com um pouco mais de atenção o escotismo para rapazes e outros escritos de BP. A OMME é apenas uma das Organizações que praticam escotismo no mundo.

O escotismo é um movimento horizontal, onde há uma liderança, não adianta ser reconhecida pelo governo e não ser reconhecido pela organização do movimento escoteiro, assim como os desbravadores pode ser reconhecido pelo governo, bela coisa, continuaram se perdendo no mato e fazendo coisas erradas Rodrigo Tetsuo Argenton (discussão) 17h29min de 29 de Janeiro de 2008 (UTC)