Discussão:Estádio Olímpico Nilton Santos

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Maiores artilheiros do Estádio[editar código-fonte]

O texto que aqui estava foi movido para: Predefinição:Maiores artilheiros do Estádio Olímpico João Havelange/doc

Acho que com o tempo ficará impossível continuar a contagem de jogos de cada jogador no estádio... Mas enquanto for possível, deixarei na lista.

by Xahw Discussão 19h21min de 8 de Outubro de 2007 (UTC)

Boa, rapaz. Mas acho melhor figurar no artigo só lá pro fim de 2008, em 2009, pra dar uma aumentada na lista. Devo tá ajudando nela aí também. Tito MartinsMSG 17h26min de 11 de Outubro de 2007 (UTC)

Ok. Vou colocar aqui embaixo as fichas dos jogos que já ocorreram no Estádio, porque senão vamos acabar perdendo a conta de quantos jogos cada jogador fez. by Xahw msg 00h33min de 13 de Outubro de 2007 (UTC)

Não consegui deixar o quadro ai embaixo fechado, se você souber como, faz ai pra mim. by Xahw msg 00h35min de 13 de Outubro de 2007 (UTC)
Acho que só dá pra fazer isso quando tem outra barra, não sei. Mas veja bem, vai ocupar um espaço enorme aqui. Vou transferir para uma sub-seção desta discussão. Tito MartinsMSG 21h15min de 15 de Outubro de 2007 (UTC)

O texto que aqui estava foi movido para: Discussão:Estádio Olímpico João Havelange/Fichas dos jogos

Seria bom adicionar os jogadores do Pan??? Tito MartinsMSG 00h58min de 25 de Outubro de 2007 (UTC)

Também tava em dúvida sobre isso. O Pan é um torneio de categorias de base, não é? Então acho que não conta pras estatísticas (esqueceram de avisar isso pro Romário). De qualquer forma, se você achar informações sobre os jogos do Pan no estádio, pode colocar ai. Mas e como fica o futebol feminino? ~ Xahw /msg 03h42min de 25 de Outubro de 2007 (UTC)

Aqui tem: Futebol nos Jogos Pan-americanos de 2007. Parece que, se não errei as contas, todos que marcaram fizeram apenas um gol, exceto Lulinha que fez três. Vale lembrar que o Pan não era categoria de base, era sub-20 (apesar do Brasil ter ido com sub-17) e acho que podia ter alguém com mais de 20, mas não sei se tinha. Como é homolagado pela FIFA, deve valer a pena colocar na lista. Quanto ao feminino acho que não deve constar pois dificilmente terá outras partidas da categoria no estádio. Talvez quando a lista entrar no artigo, seja bom colocar algo como: "no futebol feminino a jogadora X foi a que mais marcou, fez Y gols no estádio, todos no Rio 2007." Ou algo do tipo. Vou incluir apenas o Lulinha na lista já que os outros dificilmente voltarão a jogar, caso aconteça, só dar uma olha no artigo do Pan. Tito MartinsMSG 18h07min de 25 de Outubro de 2007 (UTC)

Quem foi a artilheira do panamericano? Marta? Acho que isso já poderia colocar no artigo, a competição já acabou. ~ Xahw /msg 01h07min de 2 de Novembro de 2007 (UTC)
Cristiane Silva fez 6 gols no estádio, a maior artilheira no local. Pan tô com preguiça de contabilizar, sinceramente... Até porque teve jogo no Maracanã também, não faria sentido entrar no artigo, acho. Só olhar o artigo do futebol no Pan pra saber. Abraços, Tito MartinsMSG 16h22min de 2 de Novembro de 2007 (UTC)

No dia em que tirei fotos do estádio, durante o Pan, minha máquina estava com defeito, podem reparar que as imagens estão um pouco esbranquiçadas. Não sei quando voltarei lá portando a máquina, apesar de ter ido a todos jogos do Botafogo no Olímpico até hoje. Então, gostaria de pedir a quem lê isso aqui, tanto usuários registrados quanto os que não estão, que se possível tirem fotos e coloquem-nas no Commons. Lembrando que elas não podem violar os direitos autorais, isto é, não peguem fotos por aí na internet pra colocar aqui.

*Obs.: Ainda falta uma foto do estádio no artigo do Botafogo, seria conveniente uma pegando a torcida com bandeiras ou então o estádio completamente lotado. Tito MartinsMSG 21h19min de 15 de Outubro de 2007 (UTC)

Nome do estádio[editar código-fonte]

Percebi hoje um conflito de IPs tentando alterar o nome do estádio. Embora seja chamado popularmente de Engenhão nesse seu começo de utilização, a novo dono quer chamá-lo de Estádio Olímpico. É pra se respeitar a decisão, não é? Basta ver o sítio oficial do Botafogo, o administrador.

Oficialmente, o nome é Estádio Olímpico João Havelange, sancionado por lei pelo Prefeito. Era Estádio Municipal João Havelange, mas a mudança foi realizada há muito tempo, antes mesmo do princípio das obras. Contudo, o administrador tem o direito e o interesse de negociar o nome, assim como acontece, inclusive estando no título dos artigos, com Kyocera Arena, Arena Petrobras, Emirates Stadium, Commerzbank-Arena, LTU Arena, Gillette Stadium etc. Em breve deve haver uma mudança como a destes citados.

Por favor, não mudem isto. Aquilo foi um ato de vandalismo. Tito MartinsMSG 17h21min de 17 de Outubro de 2007 (UTC)

ADENDO

Com a candidatura do Rio de Janeiro para as Olímpíadas de 2016 (ou outra que venha a realizar), adivinhem qual vai ser o famoso "Estádio Olímpico"? Isso está até no artigo. É Olímpico e acabou. Fãs de outros "Olímpicos" tem que admitir a existência do mesmo nome. Tito MartinsMSG 17h29min de 17 de Outubro de 2007 (UTC)

ADENDO

E agora ??? Quem vencerá ??? O que é de fato ou o que é de direito ??? ENGENHÃO X ESTÁDIO OLÍMPICO o comentário precedente não foi assinado por 201.5.41.7 (discussão • contrib.)

Caro utilizador, o nome do Estádio Olímpico João Havelange é o oficial, logo deve ser o título do artigo e o primeiro nome a ser apontado no mesmo. Aliás, segundo o novo administrador, o estádio não é mais chamado "Engenhão". Este nome é uma criação da mídia, apenas uma alcunha, tanto que não há no local nenhum placa ou qualquer outro tipo de referenciação para o nome "Engenhão". Por favor, pare de fazer este tipo de edição no artigo. Tito MartinsMSG 17h18min de 20 de Outubro de 2007 (UTC)
ADENDO

Pior que não... o nome foi invenção do César Maia, à época da inauguração da Pedra Fundamental (se eu não me engano). Ele disse que aquele estádio seria um "Engenhão". Eu concordo com a direção do Botafogo em querer mudar o nome. Esse sufixo -ão é a coisa mais comum dos estádios Brasil afora: Mineirão, Marizão, Wilmão. E o "Estádio Olímpico" não tem nada a ver com esses outros, velhas obras de concreto descuidado.

A página está protegida por duas semanas. Depois disso os vândalos é que serão bloqueados. Fabiano msg 17h29min de 20 de Outubro de 2007 (UTC)

Discussão sobre os atos[editar código-fonte]

ENGENHÃO - vândalo X ESTÁDIO OLÍMPICO - dono da verdade - 1º RAUD - Eu não escrevo, ninguem escreve - EMPATE

o comentário precedente não foi assinado por 201.5.53.19 (discussão • contrib.) Fabiano msg 19h12min de 20 de Outubro de 2007 (UTC)

  • Errado os usuários registrados continuam a poder editar. Fabiano msg 19h12min de 20 de Outubro de 2007 (UTC)
    • Não dê armas para o inimigo, Fabiano :) by Xahw msg 19h28min de 20 de Outubro de 2007 (UTC)


Receba esta medalha Fabiano pela paciência e pelo "trabalho sujo" na manutenção da qualidade da Wikipédia. Parabéns, o Fabiano só esta fazendo aquilo que gosta.

Inimigo ??? Você Xahwlywz, acredita mesmo que sou seu inimigo ???

Eu sou mais Botafoguense que você e o Tito juntos !!!

Se não me engano vi você no Maracanã (desculpe Estádio Mario Filho) ou no Engenhão (desculpe Estádio Olímpico João

Havelange).

Botafogo, Wikipédia e Engenhão nunca irão nos tornar inimigos.

Antes do Pan e hoje, toda mídia chamava e chama o nosso estádio de Engenhão.

So não concordo e não é verdade que o Bebeto possa mudar isso por um decreto.

Hoje o Botafogo pode chamar o estádio do que achar melhor, é um DIREITO.

Amanhã, você vai ver na TV e ler nos jornais Botafogo 3 X 1 Sport, no Engenhão, isso é um FATO.

Vou continuar lutando para que o texto fique como esta em Maracanã.

Entre na pesquisa da Wikipédia com o nome Estádio Mario Filho.

2º RAUD - ADIADO - PEQUENA TRÉGUA o comentário precedente não foi assinado por 201.5.45.70 (discussão • contrib.)

Calma cara, eu tava brincando. E você não me viu nem no Maracanã nem no Engenhão, não moro no RJ.
Olha só, de acordo com o Tito, não tem NADA, nenhuma placa nem nada no Engenhão que utilize o nome "Engenhão". No Maracanã tem, e por isso o artigo está daquele jeito.
Acho melhor nós lermos o artigo Wikipedia:Como_resolver_disputas e encontrarmos uma solução amigável para o caso. by Xahw msg 14h26min de 21 de Outubro de 2007 (UTC)
Caro amigo que nem sei o nome. Primeiramente, ninguém aqui quer saber quem é mais botafoguense ou qualquer outro tipo de disputa infantil. Acontece que, como já disse, não existe NENHUMA referência dentro do estádio para este nome popular. É como a "Arena da Ilha" (Arena Petrobras) e "Arena da Baixada" (Kyocera Arena), algum artifício criado pela imprensa para sobrepujar o dito legal. Até porque existe um concesso entre a torcida do Botafogo de que o nome "Engenhão" não é o adequado. Alguns utilizam este mesmo, outros o oficial completo, outros apenas "Estádio Olímpico" e outros até querem mudar o nome do recinto por outro apelido. O nome, por lei, é Estádio Olímpico João Havelange e assim deve ser o título do artigo e o primeiro nome a ser mencionado no mesmo. Como já disse, não sei quem você é, mas me parece que você tem "interesses" com o nome "Engenhão", até porque você adicionou nas ligações extenas um suposto sítio oficial, "engenhao.com", que na verdade é uma coletânia de reportagens de outros veículos colados neste endereço, praticamente um blog VDA. Acho que, se você diz defender tanto os interesses deste estádio (ou artigo, sei lá suas intenções), deveria se importar com o conteúdo dele, que pode ser expandido, e não simplesmente com o nome, que em nada é incorreto. Espero que pare com essas ameaças.
Obs 1.: Não é "raud" que se escreve, mas sim "round", ou "assalto" em português.
Obs 2.: Seria difícil encontrar algum "Estádio Mario Filho", uma vez que o nome do Maracanã é "Estádio Jornalista Mário Filho" e com acento...
Cordialmente Tito MartinsMSG 23h46min de 21 de Outubro de 2007 (UTC)


Resposta

Caro amigo que nem sei o nome.

Vândalo, inimigo, infantil ...

Primeiramente, ninguém aqui quer saber quem é mais botafoguense ou qualquer outro tipo de disputa infantil.

Você achou que eu era torcedor do Grêmio, quando escreveu:

ADENDO Com a candidatura do Rio de Janeiro para as Olímpíadas de 2016 (ou outra que venha a realizar), adivinhem qual vai ser o famoso "Estádio Olímpico"? Isso está até no artigo. É Olímpico e acabou. Fãs de outros "Olímpicos" tem que admitir a existência do mesmo nome. Tito MartinsMSG 17h29min de 17 de Outubro de 2007 (UTC)

Acontece que, como já disse, não existe NENHUMA referência dentro do estádio para este nome popular.

VERDADE, nem precisa, está na boca do povo, todos os Botafoguense, todas as mídias usam o nome Engenhão.

É como a "Arena da Ilha" (Arena Petrobras) e "Arena da Baixada" (Kyocera Arena),

Curioso, você não fala do Maracanã ou Estádio Jornalista Mário Filho (escrevi certo).

algum artifício criado pela imprensa para sobrepujar o dito legal.

Há um complô de todas as mídias para sacanear o Botafogo ??? É isso ???

Até porque existe um concesso entre a torcida do Botafogo de que o nome "Engenhão" não é o adequado.

MENTIRA, de qual torcida você participa ???

Alguns utilizam este mesmo, outros o oficial completo, outros apenas "Estádio Olímpico" e outros até querem mudar o nome do recinto por outro apelido.

MENTIRA, outros quem ???

O nome, por lei, é Estádio Olímpico João Havelange

VERDADE

e assim deve ser o título do artigo e o primeiro nome a ser mencionado no mesmo.

MENTIRA, no ADENDO você diz arrogante: ´´É Olímpico e acabou``. Virou dono do artigo.

Como já disse, não sei quem você é,

Vândalo, inimigo, infantil ...

mas me parece que você tem "interesses" com o nome "Engenhão",

Primeiro, você achou que eu torcia para o Grêmio e não admitia outro Estádio Olímpico, depois afirmou que sou infantil. Engenhão é um engenho grande, daria ótimo nome para uma pastelaria. Se tivesse algum interesse em criar um artigo com o nome Engenhão já teria feito.

até porque você adicionou nas ligações extenas um suposto sítio oficial, "engenhao.com",

É o primeiro nome que aparece no Google.

que na verdade é uma coletânia de reportagens de outros veículos colados neste endereço, praticamente um blog VDA.

Tem o seu valor.

Ao que, se você diz defender tanto os interesses deste estádio (ou artigo, sei lá suas intenções),

Minha intenção é mostrar que você esta manipulando as informações. Falta com a verdade quando afirma que o nome Engenhão é um ´´Antigo Nome``. O nome popular de um estádio quem dá e o usuário, morador o povo.

deveria se importar com o conteúdo dele, que pode ser expandido, e não simplesmente com o nome, que em nada é incorreto.

VERDADE E MENTIRA

Espero que pare com essas ameaças.

Essa eu pedi ajuda para responder:

"... É a enciclopédia livre. Vi algo errado e resolvi corrigir. Todos tem o direito de editar e reeditar. É assim que a banda toca... " Pois então, que autoridade tu tens para me impedir de editar a página do Botafogo (Engenhão)? Ela é tua, por acaso? Não né, como tu mesmo afirma "é a enciclopédia livre". Portanto, não há razão alguma para tua choradeira em relação às minhas edições...

Santa incoerência a tua... Robertogilnei 20h42min de 18 de Setembro de 2007 (UTC)

Obs 1.: Não é "raud" que se escreve,

EU ERREI, não domino o inglês.

mas sim "round", ou "assalto" em português.

VOCÊ ERROU, round é redondo em inglês.

Obs 2.: Seria difícil encontrar algum "Estádio Mario Filho", uma vez que o nome do Maracanã é "Estádio Jornalista Mário Filho" e com acento...

MENTIRA, com ou sem acento, com ou sem Jonalista o resultado resultado mais relevante da pesquisa é:

Estádio do Maracanã Relevância: 100.0%

Cordialmente Tito MartinsMSG 23h46min de 21 de Outubro de 2007 (UTC)

Espero que a VERDADE seja estabelecida. o comentário precedente não foi assinado por 200.216.107.45 (discussão • contrib.)




Primeiramente, quero pedir desculpas de novo por ter te chamado de "inimigo". Eu estava apenas usando um ditado popular, mas mesmo assim foi errado e eu reconheço isso.

Agora, você acabou de perguntar:

Alguns utilizam este mesmo, outros o oficial completo, outros apenas "Estádio Olímpico" e outros até
querem mudar o nome do recinto por outro apelido.
MENTIRA, outros quem ???
O que o Tito disse é verdade. Muitos, como eu, defendem que o nome seja mudado em homenagem (mais do que merecida) ao Nílton Santos.
Enfim, o que interessa mesmo é o Parágrafo Introdutório do artigo. Eu e o Tito preferimos esta:
O Estádio Olímpico João Havelange, também chamado, popularmente, de Engenhão [...]
enquanto o senhor (por favor, registre-se na wikipedia) prefere esta versão:
O Engenhão oficialmente denominado Estádio Olímpico João Havelange [...]
A verdade é que estas duas versões significam exatamente a mesma coisa. Não deveriamos estar aqui discutindo isso, mas sim procurando melhorar o artigo.
Eu, pessoalmente, prefiro a primeira versão porque ela está adequada ao Livro de Estilo da wikipedia. Se o artigo do Maracanã está diferente, é ele quem está errado, e não o do Engenhão. by Xahw msg 16h39min de 23 de Outubro de 2007 (UTC)

Para tentar esclarecer tudo de uma vez por todas. Sim, a princípio achei que eram atos de um gremista (time dono de um "estádio Olímpico" no Brasil), porque apagar as informações sobre o nome "Estádio Olímpico" puro e com referências de sobra não era uma atitude de algum botafoguense que respeitasse as decisões do presidente de seu próprio clube. Mas deixando paixões clubísticas a parte, como já foi dito, o que está errado não é este artigo, mas no caso o do Maracanã. Se você passa pelo Maracanã, você vê uma placa escrito hoje "Novo Maracanã - futuro palco da final da Copa de 2014". Se você passa pelo estádio desta artigo você só vê escrito "Estádio Olímpico João Havelange". "Engenhão" é um nome popular na boca do povo, mas não legítimo para o dono. No caso, coloquei para nome antigo "Engenhão" pois era o nome utilizado comercialmente pela Prefeitura, vide ingresso do jogo inaugural (com foto no artigo). A partir do momento em que o Botafogo assumiu o estádio e passou a chamá-lo de "Estádio Olímpico", "Engenhão" não passa a ser nome antigo? Como não tem a linha "apelido/alcunha", tinha que ir para nome antigo, oras... Quanto ao parágrafo introdutório, já foi dito e há insistência em relutar. Primeiramente deve vir o nome oficial, depois o nome popular, e depois qualquer outra nomeação. É assim que funciona com artigos de futebolistas, clubes e também deve ser de estádios. Exemplos respectivos (mais populares impossível): América Mineiro, Zico e Estádio de Édson Passos.

Você disse desconhecer a vontade de mudança do nome do estádio, mas eu confirmo para você: existem vários torcedores que desejam mudar o nome, seja para "Estrelão", "Arena Gloriosa", "Estádio Nílton Santos", "Canilzão", e até "La Fogonera"... Só que isso vai acontecer? Acho difícil, mas existe a possibilidade. Ademais, o presidente do clube, Bebeto de Freitas, já deu centenas de entrevistas avisando que o nome do estádio será negociado com alguma empresa, isso está inclusive no artigo e, por este motivo, o Botafogo parou de denominar seu estádio pelo nome popular "Engenhão", dizem por aí que há muitas chances de se chamar "Pepsi Arena", mas isso só será confirmado provavelmente em 2008. O que está escrito no artigo segue exatamente pedidos e acontecimentos da diretoria do clube para com o nome do estádio, aliás, com fontes exibidas. Por isto disse "É Olímpico e acabou", não fui eu que determinei, mas sim o administrador do estádio.

Quanto a este parágrafo:

O Engenhão oficialmente denominado Estádio Olímpico João Havelange [...]

Primeiro que ele diz praticamente a mesma coisa que o atual, só que não diz que "Engenhão" é um nome popular. O atual está mais completo, não? Não preciso nem responder. Ademais, veja bem, há um erro grave pois não foi colocado a vírgula (,) para separar o sujeito e seu aposto. O correto seria: "O Engenhão, oficialmente denominado Estádio Olímpico João Havelange, [...]".

Eu peço uma coisa, deixe do jeito como está e passa a editar corretamente em outras áreas no mesmo artigo. Não há nenhum erro aí, só que o que pode acontecer? Continuar bloqueado, evitando que outras pessoas não-registradas editem, e posteriormente vir a ser bloqueado definitivamente, arruinando o artigo. É isso que você quer? Acho que não, não é? Então, vamos manter o clima de pacífico e conter estes atos.

  • Obs: A título de informação, "round" é a divisão dos períodos do boxe e sua palavra equivalente em português é "assalto".

Cordialmente, Tito MartinsMSG 16h24min de 24 de Outubro de 2007 (UTC)

  • Só mais uma observação que agora me veio à cabeça: lembrem-se que, possivelmente, este será o estádio das Olimpíadas da 2016, caso o Rio venha a ganhar. No resto do mundo, tem um monte de gente que chamará, e já até chama (vide isto, o estádio de "Estádio Olímpico do Rio de Janeiro". Errado? Sim, mas faz um pouco de sentido... Tito MartinsMSG 22h04min de 24 de Outubro de 2007 (UTC)

ÚLTIMO ASSALTO

Para tentar esclarecer tudo de uma vez por todas. Sim, a princípio achei que eram atos de um gremista (time dono de um "estádio Olímpico" no Brasil), porque apagar as informações sobre o nome "Estádio Olímpico" puro e com referências de sobra não era uma atitude de algum botafoguense que respeitasse as decisões do presidente de seu próprio clube.

Foi aceitando tudo o que diz seu presidente é que o Botafogo acabou sem estádio.

Mas deixando paixões clubísticas a parte, como já foi dito, o que está errado não é este artigo, mas no caso o do Maracanã.

Na minha opinião o artigo do Maracanã não esta errado.

Se você passa pelo Maracanã, você vê uma placa escrito hoje "Novo Maracanã - futuro palco da final da Copa de 2014". Se você passa pelo estádio desta artigo você só vê escrito "Estádio Olímpico João Havelange".

Vejo o nome oficial ´´Estádio Jornalista Mário Filho`` e a tal placa. O nome Maracanã vem do rio que passa perto... O povo gosta de simplificar. No caso do Estádio Olímpico João Havelange só falta pendurar a placa com o nome Engenhão.

"Engenhão" é um nome popular na boca do povo, mas não legítimo para o dono.

Você, tomado por ´´paixões clubísticas``, resolveu ´´dar uma força`` ao ´´legítimo dono`` e no artigo evita de todas as maneiras o uso do nome Engenhão.

No caso, coloquei para nome antigo "Engenhão" pois era o nome utilizado comercialmente pela Prefeitura, vide ingresso do jogo inaugural (com foto no artigo).

Ali embaixo, você diz: ´´Como não tem a linha "apelido/alcunha", tinha que ir para nome antigo, oras...``

A partir do momento em que o Botafogo assumiu o estádio e passou a chamá-lo de "Estádio Olímpico", "Engenhão" não passa a ser nome antigo?

Para o Botafogo, sim. "Engenhão" é um nome popular na boca do povo, como você mesmo reconhece lá em cima. O povo e a mídia não vão mudar o pelido do estádio só porque o Botafogo decidiu isso em uma sala fechada ou porque o Bebeto é um ´´cara legal``.

Como não tem a linha "apelido/alcunha", tinha que ir para nome antigo, oras...

Entendi, se alguém criar uma linha ´´apelido/alcunha/nome popular - Engenhão``, você aceita tirar ´´antigo nome``.

Quanto ao parágrafo introdutório, já foi dito e há insistência em relutar. Primeiramente deve vir o nome oficial, depois o nome popular, e depois qualquer outra nomeação. É assim que funciona com artigos de futebolistas, clubes e também deve ser de estádios. Exemplos respectivos (mais populares impossível): América Mineiro, Zico e Estádio de Édson Passos.

Reconheço a tendência desta formatação para artigos de estádios também, que seja.

Você disse desconhecer a vontade de mudança do nome do estádio, mas eu confirmo para você: existem vários torcedores que desejam mudar o nome, seja para "Estrelão", "Arena Gloriosa", "Estádio Nílton Santos", "Canilzão", e até "La Fogonera"... Só que isso vai acontecer? Acho difícil, mas existe a possibilidade.

São vontades isoladas, o Orkut está cheio delas.

Ademais, o presidente do clube, Bebeto de Freitas, já deu centenas de entrevistas avisando que o nome do estádio será negociado com alguma empresa, isso está inclusive no artigo e, por este motivo, o Botafogo parou de denominar seu estádio pelo nome popular "Engenhão", dizem por aí que há muitas chances de se chamar "Pepsi Arena", mas isso só será confirmado provavelmente em 2008.

Vamos supor que sim, o nome ´´Estádio Olímpico`` decretado pelo Botafogo, como fica ??? Quantos apelidos vão ter este estádio, o popular, o que o dono pediu, o que a torcida acha bonito ou o contrato que pagar mais ??? No meu ponto de vista, o popular e mais adequado, sem deixar de relatar outros nomes que a diretoria criar e de outros contratos que o Botafogo vier a fechar.

O que está escrito no artigo segue exatamente pedidos e acontecimentos da diretoria do clube para com o nome do estádio, aliás, com fontes exibidas. Por isto disse "É Olímpico e acabou", não fui eu que determinei, mas sim o administrador do estádio.

O nome popular de um estádio quem dá é o usuário, morador o povo. Querer atender ´´pedidos``, não parece ´´meio estranho`` ???

Quanto a este parágrafo: O Engenhão oficialmente denominado Estádio Olímpico João Havelange ... Primeiro que ele diz praticamente a mesma coisa que o atual, só que não diz que "Engenhão" é um nome popular. O atual está mais completo, não? Não preciso nem responder.

Certo, neste artigo não pode ser de outra maneira, o Botafogo esta ´´criando`` outros nomes para apelido, mesmo que não ´´vinguem`` devem ser relatados.

Ademais, veja bem, há um erro grave pois não foi colocado a vírgula (,) para separar o sujeito e seu aposto. O correto seria: "O Engenhão, oficialmente denominado Estádio Olímpico João Havelange, ...".

GOLPE BAIXO - NÃO FOI ´´ERRO GRAVE`` - FOI ERRO GRAVÍSSIMO - FUI A LONA

Eu peço uma coisa, deixe do jeito como está e passa a editar corretamente em outras áreas no mesmo artigo. Não há nenhum erro aí, só que o que pode acontecer? Continuar bloqueado, evitando que outras pessoas não-registradas editem, e posteriormente vir a ser bloqueado definitivamente, arruinando o artigo. É isso que você quer? Acho que não, não é? Então, vamos manter o clima de pacífico e conter estes atos. Obs: A título de informação, "round" é a divisão dos períodos do boxe e sua palavra equivalente em português é "assalto". Cordialmente, Tito MartinsMSG 16h24min de 24 de Outubro de 2007 (UTC)


Mesmo que não seja mudada uma vírgula, sigo acreditando que contribui de alguma forma, nem que tenha fortalecido a paciência de vocês com minhas ´´infantilidades``. O Tito Martins, Xahwlywz e o Fabiano, terão sempre meu respeito e admiração, fora o ´´pequeno grande`` detalhe do apelido, seguem fazendo um FANTÁSTICO trabalho, neste e em outros artigos. Passo a partir de amanhã, a colaborar ´´logado e enquadrado`` expandindo o artigo em conteúdo, sempre na área DISCUSSÃO. Assuntos ligados a Futebol, Religião e Política sempre dão boas brigas.

Forte abraço

´´Garrincha`` o comentário precedente não foi assinado por 189.48.165.51 (discussão • contrib.)

Seleção Olímpica 0x3 Seleção do Brasileirão[editar código-fonte]

E esse jogo de hoje, Tito, o que a gente faz? (gols de Acosta, Ibson e Leandro Amaral) ~ Xahw /msg 19h56min de 9 de Dezembro de 2007 (UTC)

Como assim, o que a gente faz? Computa na lista, né? Foi um amistoso da Seleção Brasileira com jogadores até 23 anos. É válido, tanto que o Dunga cumpriu suspensão. Os do Pan, como tão em um artigo próprio e é categoria de base, acho que podem confundir muito, de qualquer forma, há uma fonte de consulta aqui na Wiki. Tito MartinsMSG 01h21min de 10 de Dezembro de 2007 (UTC)

Jogos amistosos contam para estatística?[editar código-fonte]

Os jogos amistosos, como o realizado contra o Viking pela Copa Peregrino, devem contar para a estatística "Retrospecto do Botafogo"? Danielop (discussão) 01h11min de 17 de Janeiro de 2008 (UTC)

Com certeza! Ainda mais esses que foram de um campeonato, ainda que não-oficial. Tito MartinsMSG 23h03min de 24 de Janeiro de 2008 (UTC)

Fiz esse pequeno gráfico para dar uma noção de como são os anéis dos estádio por dentro, qualquer erro ou outra coisa me avisem

maiores públicos?[editar código-fonte]

Será que seria interessante colocar os maiores publicos do estádio até agora?

Danielop (discussão) 01h29min de 10 de Abril de 2008 (UTC)

Acho que ainda não, ainda tem poucos jogos com casa cheia. e ontem pela Copa do Brasil o publico foi muito superior a 29.691. Muitas roletas estavam quebradas e os seguranças pegando o ingresso a mao.
Caíque Negreiros Lacerda (discussão) 13h41min de 10 de Abril de 2008 (UTC)

Capacidade por setor[editar código-fonte]

Olá,

sugiro que informe a capacidade por setor do estádio. Leste Superior Leste Inferior Oeste Inferior etc etc

Obs. Allan Matheson.

Vandalismo insistente tenta inventar um público que não aconteceu[editar código-fonte]

O público correto da partida apontada como tendo tido mais de 46.000 torcedores entre Botafogo e Ceará em 2001, teve na verdade 42.000 presentes (36.995 PAGANTES).Site Globoesporte

Sugiro mais vigilância por parte dos editores sérios deste artigo.

Atenciosamente, Alexandre M. B. Berwanger (discussão) 23h28min de 22 de novembro de 2012 (UTC)[responder]

Novo nome oficial[editar código-fonte]

O estádio mudará de nome e se chamará Nilton Santos, e não mais João Havelange.

Fonte: [1] comentário não assinado de 201.81.198.189 (discussão • contrib) (data/hora não informada)

E onde está a fonte que o nome foi mudado? Um fala, outro fala, mas de fato? Abraços Mwaldeck msg 00h51min de 28 de janeiro de 2015 (UTC)[responder]

Pois, é: o nome não mudou.

Atenciosamente, Alexandre M. B. Berwanger (discussão) 10h13min de 28 de janeiro de 2015 (UTC)[responder]

Que fique claro para os editores sérios, que o nome Nilton Santos É NOME FANTASIA e não o nome oficial do estádio, assim como o nome Stadium Rio foi o nome fantasia anterior:

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2015/02/eduardo-paes-homologa-pedido-e-o-engenhao-vira-estadio-nilton-santos.html

"O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, homologou nesta terça-feira o pedido protocolado pelo Botafogo no fim de janeiro, autorizando o clube a usar oficialmente o novo nome fantasia no que destaca ser "uma justa homenagem ao atleta e ídolo Nilton Santos."

Atenciosamente, Alexandre M. B. Berwanger (discussão) 20h18min de 14 de fevereiro de 2015 (UTC)[responder]

Redirecionamento[editar código-fonte]

Redirecionar o NOME PRÓPRIO do artigo para o NOME FANTASIA, cuja própria definição estabelece como um de seus fins, o USO COMERCIAL, não parece apropriado para a Wikipédia, assim com fazê-lo sem discussão nesta página também não o parece.

Atenciosamente, Alexandre M. B. Berwanger (discussão) 11h07min de 16 de março de 2015 (UTC)[responder]

Proprietário[editar código-fonte]

@Alexandre M. B. Berwanger: Quem é o proprietário do estádio, a prefeitura ou o Botafogo? Isso está sendo constantemente mudado e eu não sei exatamente a resposta. --Hume42 14h57min de 23 de agosto de 2017 (UTC)[responder]

Que eu saiba, é a Prefeitura! Braz Leme (discussão) 16h38min de 23 de agosto de 2017 (UTC)[responder]
A prefeitura. O Botafogo é arrendatário, algo meio que equivalente a inquilino entre as pessoas físicas.

Atenciosamente, Alexandre M. B. Berwanger (discussão) 09h34min de 24 de agosto de 2017 (UTC)[responder]

Dois nomes grifados logo no início do artigo, confuso[editar código-fonte]

Ok, o estádio já foi chamado de João Havelange, e não tem mais esse nome há 7 anos, sem problemas o antigo nome ficar registrado em alguma parte do artigo, o que incomoda é estar logo de início, na primeira frase do artigo e ainda grifado, ficou confuso esse início: O Estádio Olímpico Nilton Santos, antes denominado Estádio Olímpico João Havelange , e ainda por cima com ambos os nomes grifados, sinceramente só confunde, no mínimo sem sentido, parece até que tem dois nomes, se muita gente chamasse de joão havelange, ok, mas não é o caso...ficaria muito mais inteligível deixar na introdução O Estádio Olímpico Nilton Santos, popularmente conhecido como Engenhão, é um estádio poliesportivo...etc e apenas no meio do artigo, na parte referente a 'nome' explicitar nomes antigos que caíram em desuso, mesmo que já tenha sido um nome oficial. lembrando que 'Estádio Nilton Santos' é também nome oficial há varios anos, não apenas fantasia. comentário não assinado de Figura2000 (discussão • contrib) 22h22min de 15 de janeiro de 2022 (UTC)[responder]