Discussão:Fécula

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Revisão[editar código-fonte]

  1. No texto diz que há QUATRO categorias de féculas, mas apenas lista duas.
  2. Creio que os interwikis não são corretos: "espesante" ou "thickener", para mim é uma coisa diferente duma fécula, mas como não sou especialista, deixo aqui o pedido.--Rui Silva (discussão) 07h19min de 6 de Novembro de 2008 (UTC)

Um editor colocou as quatro categorias de amido (não de fécula, o que torna este artigo ambíguo), mas copiando ipsis verbis da referência, pelo que tive que eliminar. Como a explicação não me pareceu muito clara (mais uma vez, pela razão de eu não conhecer bem o assunto), não coloquei nada a substituir. --Rui Silva (discussão) 14h00min de 23 de novembro de 2009 (UTC)

A página actualmente apresenta informação muito redutora, sendo que a página em Inglês tem a informação mais correcta e completa. Os agentes espessantes, podem ser polissacarideos, nos quais se englobam as féculas e outros amidos, gomas vegetais e pectinas; ou proteínas.

Revisão[editar código-fonte]

Pelas pesquisas básicas que realizei me parece que fécula é um termo vulgar de caráter não técnico científico incorporada na língua portuguesa a partir da palavra latina faecula (dicionário Caldas Aulete). Ele tem como sinônimo científico a palavra amido, portanto, amido e fécula são sinônimos vulgares no uso comercial que, por isso, recebem padrões técnicos (leis, normas, etc). Contudo, a coisa a que se refere em termo científico é o amido. Observo ainda, que o link referente à fonte sobre quatro tipos de amidos não mais existe. Foi adicionada a referência à legislação brasileira sobre o nome comercial fécula que creio estar corretamente adicionada. Deste modo, creio que deve ficar claro que fécula se trata de termo vulgar que, por isso, recebe normas legais e a referência ao termo técnico amido/amiláceo/carboidrato é fundamental de ser claramente adicionada.GeoBrasilA (discussão) 22h00min de 26 de junho de 2015 (UTC)