Discussão:Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Se o GESAC - o programa de inclusão digital do Governo Federal, coordenado pelo Ministério das Comunicações não é uma fonte confiável e ou a ONG Saude sem limites não são fontes confiáveis para prestar informações sobre a FOIRN, nada tenho a declarar.

O objetivo do GESAC segundo MC é através do Departamento de Serviços de Inclusão Digital promover a inclusão digital em todo o território brasileiro articulando instituições e divulgando suas atividades inclusive.


Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro - FOIRN, Página no GESAC - Ministério das Comunicações do Brasil (publicado em 01/04/2004)

--Costa P.P.P.R. 12h33min de 8 de dezembro de 2010 (UTC)

Procurando no Google a lei de declaração utilidade pública

Consegui 3 novas fontes que confirmam os dados referentes à essa ONG:

Inclusive confirmando as informações colocadas anteriormente.

Onde se lê: A FOIRN em parceria com o Instituto Socioambiental (ISA), apóia novas experiências de alternativas econômicas adaptadas ao meio ambiente da região em piscicultura, cultivos regionais, empresas comunitárias de mineração, ecoturismo e produção e comercialização de artesanato feminino, para melhorar a vida nas aldeias. Apóia mais de 200 professores indígenas da região para descobrir novos conceitos e práticas de uma educação multicultural e multilíngue, pondo em prática a proposta de uma escola indígena diferenciada, com parâmetros curriculares específicos. Proporciona cursos de manutenção de radiofonia e motores de barco, de piscicultura e pesquisa mineral, de contabilidade, planejamento participativo, desenho e dança tradicionais, medicina natural e outros. Apóia, ainda, iniciativas de documentar, difundir e celebrar as tradições étnicas da região através de eventos populares e científicos, festas, exposições e cursos. A FOIRN edita um informativo chamado Wayuri, desde 1991, e lançou em 1995 uma série de publicações chamada “Narradores Indígenas do Rio Negro”.

Ver: Wayuri, “Narradores Indígenas do Rio Negro”

Ver também: FOIRN realiza VII Assembléia Geral Notícia publicada em 28/11/2002 Fonte: Site do ISA- Socioambiental.org.-São Paulo-SP

e também I ENCONTRO DE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DO ALTO RIO NEGRO -FOIRN 18/03/2005 Fonte: Foirn-São Gabriel da Cacheira-AM

Notícias que confirmam o declarado sobre as atividades da referida ONG

Não se aplicando portanto que trata-se de "Artigo sobre empresa sem fontes fiáveis independentes e providas por terceiros que corroborem as informações fornecidas e atestem relevância. Ver princípio da verificabilidade e critérios de notoriedade. Observo que páginas pessoais, zines, blogs e redes sociais (como MySpace) não se qualificam como fontes fiáveis."

--Costa P.P.P.R. 16h34min de 8 de dezembro de 2010 (UTC)

"De maneira geral, um tópico é presumido como notável se recebeu cobertura significativa através de fontes reputadas e independentes do assunto tratado."

No caso dessa ONG as notícias sobre ela de onde se baseou esse esboço de página não são de "páginas pessoais, zines, blogs e redes sociais (como MySpace) que não se qualifiquem como fontes fiáveis"

Há notícias sobre ela no Ministério das Comunicações do Brasil; Senado Federal; FUNAI; ISA Instituto Sócio Ambiental ; Wayuri, - Livros Grátis ; Amazonia.org; Associação Saúde Sem Limites, entre outros.

--Costa P.P.P.R. 18h11min de 8 de dezembro de 2010 (UTC)