Discussão:Franz Beckenbauer

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Bandeira da Alemanha Ocupada???[editar código-fonte]

The C-Pennant (1946–49) http://en.wikipedia.org/wiki/Flag_of_Germany#After_World_War_II

Ou seja, ou colocamos a bandeira da Alemanha atual, ou nenhuma, pois não cabe colocar a bandeira da Alemanha Ocupada uma vez que o cara nasceu em 45.

82.113.106.159 (discussão) 16h30min de 23 de abril de 2009 (UTC)[responder]

Libero e Meio campista[editar código-fonte]

Ele começou a carreira em 1964 pelo Bayern, jogando como meia. Na época não existiam "volantes". O meia era polivalente: desarmava, criava jogadas e chegava como elemento surpresa ao ataque. Assim foram Didi, Kopa, Masopust, Bobby Charlton, dentre outros meias da época.

Pela Alemanha, na Copa de 1966, Beckenbauer jogou como meia, onde marcou três gols. Mas o técnico da Alemanha Sepp Herberger viu nele uma grande capacidade de marcação e posicionamento defensivo e o recuou para a zaga, posição onde ele jogou a Copa de 1970. Além disso, como a Alemanha tinha vários meio-campistas de qualidade como Haller, Overath e Grabowski, não seria necessário que algum deles fosse reserva.

Na Eurocopa de 1972, com a aposentadoria de Haller, Beckenbauer retornaria ao meio-campo. Mas Herberger resolveu inovar e deixar Beckenbauer numa posição mais defensiva no meio-campo. Pela primeira vez, a posição de volante era adotada por um grande time no futebol. Ou seja ele jogava de Libero e Meio Campista ! vlw Abraços