Discussão:Freguesia do Ó

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A casa da foto referenciada como sendo da Marquesa de Santos não pertenceu a ela. Foi construída entre o final do século XIX e início do XX, por Luís Ribeiro. A família Ribeiro é tradicional no bairro e muitos familiares vivem até hoje no bairro, como por exemplo Benedito Ribeiro, o babá, e sua esposa, os filhos e netos de Lilico e Isabel Ribeiro e os filhos e netos de Da. Sulu Abrahão. O sr. Luís, meu bisavô, pai de Da. Sulu, ainda ajudou a construir a atual Igreja Matriz, datada do final do XIX e início do XX. Portanto, a informação que referencia a foto é errada. Como outra prova da minha afirmação a quem escreveu o texto e não conhece os descendentes de Luis Ribeiro, lembremos que a Marquesa conviveu com o imperador D. Pedro I e ambos viveram na primeira metade do século XIX. Impossível então a casa ser da Marquesa, já que a mesma foi construída no final do XIX, pelo menos. Também não há crase antes de: "à Marquesa". Além de descendente de Luís Ribeiro, o construtor da casa, sou historiador da Unicamp. Se querem continuar mostrando a referida foto da casa, solicito que se altere sua referência. Agradeço desde já a atenção. Fernando Antonio Abrahão. --201.82.16.2 (discussão) 20h09min de 21 de Novembro de 2008 (UTC)

  • Concordo com a exposição acima, não há nenhuma referência histórica ou fonte que confirme a versão da Marquesa de Santos e uma pesquisa com algumas pessoas antigas da região conhecidas minhas confirma a versão da família do Baba e de D.Sulu (embora possa ser considerada uma fonte primária). Várias outras casas foram indicadas como pertencentes a Domitília de Castro e Canto Melo, como a casa existente onde hoje funciona o Gitema e também um chalé que existia para o lado da caixa d' água. Acho que vários bairros revindicam ter abrigado a Marquesa, mas acho que a única comprovada é aquela no centro velho que foi restaurada faz uns três anos. Vou alterar a legenda.-- Jo Lorib ->500k 22h20min de 21 de Novembro de 2008 (UTC)

Este artigo é sobre o bairro da Freguesia ou distrito???????--PeterLouiz (discussão) 18h40min de 13 de janeiro de 2010 (UTC)[responder]