Discussão:Gay/Arquivo/1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Artigo ridiculamente parcial[editar código-fonte]

Artigo cheio de opinião homossexual, sem informação imparcial

Este artigo (Gay) é uma pessoa chamada Anderson Barbosa que é um panfleto de publicidade da "causa" GLBT. Dá até pra ver as bandirinhas de arco-íris balançando. As referências e links externos chegam a ser cômicos, ainda mais ao se referirem a peças publicitárias como, por exemplo, as 10 "verdades" (sic) sobre a homossexualidade...

Então edite-o e torne-o menos parcial. Bem fácil, não? PatríciaR msg 21h17min de 13 de Setembro de 2007 (UTC)

Pelo contrario, nesse artigo é dito a verdade, o panfleto de publicidade da causa gay é feito sim mas pelos heteros e/ou homofóbicos porem uma publicidade contra, uma especie de anti- propaganda. O que então você queria que fosse dito? Criticar sem dar uma solução ao meu ver não vale de nada ok? A voz do: Oraculomiraculoso 21h17min de 12 de Janeiro de 2008 (UTC)


Querida Patricia, esse é um espaço de discussão, você dá licença ou não? Quero pensar que as pessoas tem direito a liberdade de expressão. Inclusive você que usa palavras em tom irônico e deselegante. Me igualando a você, eu também vejo as lindas bandeirinhas tremulando, só acho uma pena eles terem tirado o azul claro que é a minha cor favorita, gostaria que voltasse a colocar essa cor e ainda acrescentassem o melancia e o rosa-choque, não seria o máximo? Abraço.

Esta página não é um fórum de discussão genérico e não deve ser usado como tal. Portugalgay.pt (discussão) 05h50min de 23 de Dezembro de 2007 (UTC)

Viram o que o pastor evangélico júlio severo postou no blog dele? Sobre mexer aqui pra expor a opinião cristã. ISso é meio assustador, retrógrado e anti ético. Existem pontos de vista, mas o caso dele, necessariamente, é um ponto de ignorância. aqui: http://www.juliosevero.com.br/ "Wikipédia e o homossexualismo: visite e dê sua opinião"


Mas raramente guei???? em que língua? nem no português de portugal eu já vi isso!!! --Alvaro Junior 02:08, 8 Novembro 2006 (UTC)

Dê ao menos o trabalho de procurar no google, né?
http://www.google.com.br/search?q=guei&start=0&ie=utf-8&oe=utf-8&client=firefox&rls=org.mozilla:pt-BR:unofficial -- Alinefr 00:44, 9 Novembro 2006 (UTC)

Gostaria de saber por que razão foi removida a secção referente ao lobby gay, no artigo Gay, reproduzida abaixo (e também censurada até mesmo na página de discussão Discussão:Gay).


secção removida

Penso que o conteúdo era o mesmo que tinha sido votado para eliminar na seguinte página:

votação

Lijealso 01:44, 21 Fevereiro 2007 (UTC)


Resposta a Lijealso:

O texto atual de "Lobby gay" NÃO É o mesmo do artigo anteriormente censurado. Portanto não me parece ser essa a razão para sua censura automática praticada pelos controladores da Wikipédia.


Irá ser comparado ainda com mais atenção. Aguarde (ps.: disussão não é lugar para colocar artigos). Lijealso 02:16, 21 Fevereiro 2007 (UTC)

Confirma-se: o excerto introduzido neste artigo é cópia de conteúdo decidido eliminar pela comunidade, na votação já acima referenciada. Cumprs. Lijealso 02:33, 21 Fevereiro 2007 (UTC)

Proteger essa página[editar código-fonte]

Dá para a wikipedia proteger essa página para apenas registrados? POR FAVOR? Esses vandalos enchem o saco...

--Kooks 01:28, 28 Março 2007 (UTC)


Dá para verificarem a parcialidade do artigo? (os Direitos negados no Brasil). Não é informação relevante. Moonshined 19:41, 18 Maio 2007 (UTC)

Não é todos os dias, Tendências...[editar código-fonte]

Nota-se no artigo: "Bíblia - Angustiado estou por ti, meu irmão Jônatas; muito querido me eras! Maravilhoso me era o teu amor, ultrapassando o amor de mulheres. Tu me eras deliciosamente querido! (II Samuel 1:26), encontros secretos (I Samuel 20:1-23;35-42), lágrimas e beijos (I Samuel 20:41), recusa a comer (I Samuel 20:32-34), e pacto de amor até após a morte de Jônatas (I Samuel 20:12-17;42) É melhor viverem dois homens juntos do que separados. Se os dois dormirem juntos na mesma cama se aquecerão melhor (Eclesiastes 4:11). há eunucos que assim nasceram desde o seio de suas mães (Mateus 19:12)"

Pergunto a todos vós, se o artigo não está extremamente tendencioso e sensacionalista, vou marcar para revisão, sei que também vão editar o meu comentário... Outro:"Os 37 direitos negados a casais formados por pessoas do mesmo sexo (Brasil)" Contudo, sugiro que adicionem também como é óbvio, contra provas, que estou disposto a adicionar, incluindo referencias a relegiõs ceitas e estudos cientificos.

Percebam que a Wiki não é um espaço público onde se escreve o que se quer, escreve-se para um enciclopédia, e como tal os assuntos devem ser isentos ou ter contra provas... como é o caso da psicoterapia .

Visto que é um comportamento que ainda se desconhecem as raizes penso que este artigo deveria de ser revisto, e marcado como tal, o que vou fazer.


Caro Kimico,

Lamento mas não percebi o seu ponto de vista...

1. na sua opinião as citações da Bíblia estão incorrectas?

2. na sua opinião há algum dos direitos que são indicados como negados que não o sejam?

3. "comportamento que ainda se desconhecem as raizes"... hrrr... e o comportamento heterossexual estão também estudadas as suas "raízes"? (ou estamos numa de pseudo-cientizismo-naturalista que tanto deu jeito no passado para justificar a discriminação racial, por sexo, etc, etc...)

Quanto ao resto esteja à vontade para contribuir para o artigo quer aqui na página de discussão quer directamente no mesmo.

P.S. os comentários nas páginas de discussão devem ser assinados por quatro ~, ou seja: ~~~~ (que faz com que o sistema insira automaticamente o seu nome de utilizador e data/hora de edição).

Portugalgay.pt 21h17min de 5 de Setembro de 2007 (UTC)


Caro Kimico,

A questão da homossexualidade na Bíblia tem um verbete próprio (onde são apresentados ambos os lados da questão, ao contrário do que acontecia aqui) e como tal removi as citações que apareciam no artigo Gay, mesmo antes de ter lido a sua mensagem.

Quanto aos "pontos de vistas heterossexuais", convém recordar que não é por alguém ser contra a homossexualidade que isso faz alguém ser heterossexual (vejam-se os diversos casos recentes de senadores norte-americanos que se manifestaram contra leis que apoiassem as pessoas homossexuais e depois foram "apanhados" a tentarem ter sexo com homens...) A homofobia e a heterofobia não escolhem orientações sexuais e de ambas todos temos algo embora o impacto das mesmas nos outros dependa apenas da forma como lidamos com elas.

Portugalgay.pt 15h15min de 6 de Setembro de 2007 (UTC)

Vandalismo de quem?[editar código-fonte]

Bom dia.

Ontem efetuei uma edição neste artigo, trata-se no meu entender de uma correção (http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Gay&diff=8030761&oldid=8029880) sobre uma edição efetuada pelo Usuário:Bepp e também enviei uma mensagem ao Bepp ([[Usuário_Discussão:Bepp#Língua_japonesa_2). Pois o mesmo BLOQUEOU o artigo para edição por usuários registrados, por motivo de VANDALISMO. Fazendo vales à força a edição às suas próprias vontades. A primeira coisa que me vem à cabeça é que o autor não sabe discutir, e abusa dos poderes administrativos. Contraria as próprias normas de conduta presentes na página de disussão do usuário em questão Usuário_Discussão:Bepp.

E ainda nas regras sobre proteção de página o item 2 diz claramente:2. Não proteja uma página com a qual você esteja envolvido. (Wikipedia:Página_protegida#Política_de_Proteção) Ou seja o se de fato foi efetuado nestas condições foi arbitrário e abusivo.

(Curiosamente este artigo é alvo constante de vandalismo de verdade no qual não fez merecer tal "proteção". Alinefr 12h04min de 24 de Outubro de 2007 (UTC)

Favor desconsiderar o comentário acima. Segundo me informei, o bloqueio já estava presente neste artigo e restringe-se à edições por anônimos. Alinefr 16h52min de 24 de Outubro de 2007 (UTC)

Novas edições[editar código-fonte]

As edições abaixo além de não terem uma única referência parecem-me, na minha humilde opinião, parciais e revelando uma interpretação pessoal (são usadas palavras como "geralmente" sem bases e até contrariando o senso comum do dia a dia).

Parece-me mais correcto que os comentários/edições sobre as mesmas sejam feitos aqui na página de discussão antes das colocar na página principal.

Portugalgay.pt (discussão) 11h28min de 27 de Novembro de 2007 (UTC)

Como saber se alguem é Gay?[editar código-fonte]

Coloquei esse texto abaixo e o usuário portugalgay me rabisca ele todo com seus comentários em cada paragrafo! Porque não deixou para dizer tudo no final? Eu mereço!... A VOZ DO ORACULO.

Geralmente a ideia de Gay, sentimento e significado da palavra Gay refere-se ao: Culto a masculinidade, aos caracteres sexuais secundários masculinos, ao comportamento masculino, etc. traz uma admiração, amor, contemplação e busca a uma idealização de masculinidade. A palavra geralmente é entendida de forma equivocada. Gay não significa afeminado, mas o contrario disso. A etimologia aponta a origem da referida expressão inglesa no termo gai advinda do francês arcaico. A palavra preliminarmente era usada para designar uma pessoa espontânea, alegre, entusiasmante feliz, e pode ser encontrada nesse sentido em diversas literaturas americanas, sobretudo as anteriores a década de 20.

Fontes? O que tem a etimologia a ver com o primeiro parágrafo? Portugalgay.pt (discussão) 11h47min de 27 de Novembro de 2007 (UTC)

No entanto o significado preliminar da palavra Gay mudou com a difusão da cultura americana onde tem sido amplamente utilizado. A ideia da palavra, se manteve porém, com o tempo houve a soma de outros atributos inclusive a conotação relacionada a uma determinada natureza afetiva. Em outras palavras, o uso comum apropriou-se da palavra para somar e vincular uma série de atributos a um tipo específico de homossexual.

O Gay não se atrai por tipos efeminados, antes se interessa por figuras que lhes são semelhantes. A palavra Gay remete a ideia de um modelo de homossexual que por acaso, por busca, ou de forma proposital, consegue reunir os seguintes atributos: ser muito masculino, espontâneo, ser alegre, ser entusiasmante, feliz, fisicamente forte, ser vistoso, ser saudável e ser muito bonito como homem e modelo de beleza masculina.

Não? Porquê? Boy George, por exemplo, não é "Gay"? Portugalgay.pt (discussão) 11h47min de 27 de Novembro de 2007 (UTC)

Sendo assim se atrai apenas pelas figuras que lhe assemelham,portanto todos os homossexuais que reúnem esses atributos são Gays, onde todo Gay é homossexual, todo Gay é do sexo masculino,nenhum Gay é bissexual, nem todo homossexual é Gay, menos de 0,5%(meio por cento) dos homossexuais são Gays

0.5%... porque não 0.0001%? Portugalgay.pt (discussão) 11h47min de 27 de Novembro de 2007 (UTC)

É comum que por estarem em um ambiente tolerante, tolerante por não ser passível de injustiça e marginalidade critica e/ou do pensamento, essas figuras existam e sobre-existam apenas nas camadas elitizadas e/ou burguesas da sociedade. Assim como o econômico está relacionado de forma direta com as concepções de beleza e arte feitos de forma elevada.

"Figuras"? "Econômico"? "Beleza"? "Arte"? Será um clube gay como o Depot em Paris uma forma de arte? Portugalgay.pt (discussão) 11h47min de 27 de Novembro de 2007 (UTC)

O homossexual que reúne atributos para ser considerado Gay configura um dos ideais de masculinidade, inclusive para os homens heterossexuais. Esse tipo torna-se um objeto de inspiração, uma especie de musa para insumos de cultura oriunda de todas as sexualidades, gerando uma alto-busca por esse modelo, e/ou desejo afetivo mesmo que não seja com intenção sexual.

não estaremos aqui a confundir metrossexual com gay ? Portugalgay.pt (discussão) 11h47min de 27 de Novembro de 2007 (UTC)

Dentro do modelo Gay não existe elementos pseudo-héteros, onde um individuo do par é mais masculino enquanto o outro é mais feminino, ainda porque isso não seria um par verdadeiramente homossexual mas sim um par seguindo um modelo pseudo-heterossexual. No modelo Gay é primordial que os dois sejam igualmente masculinos e nenhum dos dois tenha nenhum lado feminino, nem sequer 1% de lado efeminado.

modelo de quem? Portugalgay.pt (discussão) 11h47min de 27 de Novembro de 2007 (UTC)

Alem dos atributos mencionados o homossexual Gay quase nunca tem a sua natureza afetiva revelada publicamente, ou participa de paradas, movimentos de apoio a uma causa, ongs, ou outras coisas parecidas. Não costuma frequentar ambientes tidos como para o publico gay, não se portando como um simpatizante, ou seguimentando sua participação na sociedade. Portanto não existe o que é tido como o mundo Gay ou a cultura Gay, pois seu comportamento é idêntico ao do homem que não é homossexual, sendo ainda tomado como exemplo de boa vida, espirituosidade, caráter, integridade, boa sorte, dignidade e auto-consciência entre outras virtudes.

a parada gay é realizada por quem? as revistas e sites gays que apoiam as paradas estão a fazer o quê? "Comportamento idêntico ao homem que não é homossexual [...] outras virtudes"?!? Até onde vai o preconceito? Portugalgay.pt (discussão) 11h47min de 27 de Novembro de 2007 (UTC)

De modo que o termo geralmente é tido de forma equivocada pois cultura Gay ou outros termos parecidos não são e nunca foram direcionadas para o publico Gay. O que é tido como cultura Gay, mundo Gay, mídia Gay entre outros termos seria uma ideia periférica da sexualidade pelo amor, admiração, inveja,cortejo, perseguição, idolatria e busca por uma figura de homem perfeito.

"seria"... quem o afirma? Portugalgay.pt (discussão) 11h47min de 27 de Novembro de 2007 (UTC)

Existe de forma instintiva, por grande parte dos homossexuais a fé de que esse modelo Gay exista de fato mesmo dentre aqueles que não conhecem nenhum porem para a camada suscetível a algum gral de injustiça e marginalidade critica e/ou do pensamento é intrigante, curioso ou até mesmo perturbador pensar na ideia de poder sim, de forma natural, ocorrer tipos Gays sem que isso seja fruto de um disfarce para se enquadrar a sociedade.

está provada essa naturalidade? e a fé? há algum estudo sobre o assunto? como se prova que alguém é homossexual? qual o grau de homossexualidade aceitável para poder entrar neste estudo? Portugalgay.pt (discussão) 11h47min de 27 de Novembro de 2007 (UTC)

Essa mística, fé ou conclusão é o responsável por promover dentro da cultura tida como Gay, elementos que não são frutos do sentimento Gay, sendo assim anti-propagandas, difamações, valores invertidos ou até mesmo irritantes, por vezes causado pelos próprios homossexuais que não são Gays.

"valores invertidos" até... God! "irritantes"! Portugalgay.pt (discussão) 11h47min de 27 de Novembro de 2007 (UTC)

Existe um desejo que se parece com o de querer ser Gay, mesmo sem que para isso haja o intuito de exercer a homossexualidade. como se ser um homem com atributos Gay fosse considerado pela inconsciência como semelhança da figura do super-homem muitas vezes retratado por alguns dos pensadores. Esse desejo acomete de forma inconsciente a todos, homens e mulheres, de modo que uns conseguem se aproximam desse modelo, e outros menos mesmo não tendo consciência dessa direção.

Hum... então até as mulheres estão afectadas por este gene gay... Portugalgay.pt (discussão) 11h47min de 27 de Novembro de 2007 (UTC)

As pessoas do sexo masculino estão o tempo todo se atrapalhando a estarem próximos desse 'super-homem', essa é a origem do preconceito que se assemelha a paixão ou inveja. Para os homens negar o desejo inconsciente de ser um 'super homem' seria a origem da loucura, tanto que é comum que os lunáticos digam em suas verborragias palavras que lembram o preconceito relacionado a homossexualidade, ou a qualquer afetividade direcionada ao mesmo sexo.

todas as pessoas do sexo masculino? os homens transexuais também contam? as elites ricas? e as que têm de se preocupar em trabalhar e sobreviver no dia-a-dia? Portugalgay.pt (discussão) 11h47min de 27 de Novembro de 2007 (UTC)

De forma inconsciente, a exposição dessa ideia dentro do que é tido como mundo Gay, apenas circunda a figura Gay, nunca sendo retratado de forma fiel. Também pelo mundo 'não Gay' e pela mídia geral, ocorreu várias tentativas de se retratar uma figura que fosse verdadeiramente Gay, porém nenhuma delas foi feita de forma fiel, pecando por uma coisa ou outra, nem que seja pelo fato de mostrar um Gay que considera a sua sexualidade como sendo a área mais importante, enfatizante, divulgável e publicável de sua vida, o que não seria uma máxima verdadeira.

não haverá nenhuma mesmo? nem um livrozito sequer? Portugalgay.pt (discussão) 11h47min de 27 de Novembro de 2007 (UTC)

Não se sabe o motivo mas a imagem e o 'estar' de um homem sensual e sedutor está inferior ao que poderia ser, pois estamos em um período de 'martelamento', insistência, repetição e exposição excessiva da figura feminina; um homem sendo homem é tão ou mais sensual que uma mulher, é notório que sua forma física fale isso o tempo todo, mas isso não é explorado da forma que deveria.

humm.... um homem é sensual para uma mulher heterossexual... será que o é para uma mulher lésbica? um homem sexual na cultura norte-americana será que o é na cultura mali? deveremos explorar melhor esta questão? Portugalgay.pt (discussão) 11h47min de 27 de Novembro de 2007 (UTC)

Por vezes esse homem sensual e/ou Gay é mostrado sim, porém de forma equivocada, dotado de elementos efeminados, o homem atual perde o senso de sensualidade e sedução masculina, a mídia não permite que lhe seja dado igual atenção, ou a mesma intensidade apelativa, e quando permite possui elementos afeminados o que não ajudaria em nada.

ajudaria quem? Portugalgay.pt (discussão) 11h47min de 27 de Novembro de 2007 (UTC)

É sabido que não é possível inventar uma mulher que não exista embora seja isso que pareça estar acontecendo. Como também não é possível negar para sempre que um ideal de masculinidade, que seria a ideia Gay, seja desejado e tão ou mais atraente que a figura atual feminina que se mostra quase sempre de forma artificializada. Devido à grande diversidade sexual e de comportamentos humanos que sempre existiu, faz-se crer que existam os tipos Gays. que reúnam essas características. Em conformidade com a teoria de Alfred Kinsey para a homossexualidade é comum que grande parte dos homossexuais sintam-se atraídos sexualmente por outros homens sem que a busca por um ideal masculino seja importante.

"faz-se crer que existam os tipos gays" mas afinal não existem? Portugalgay.pt (discussão) 11h47min de 27 de Novembro de 2007 (UTC)

Considera-se porém que a natureza do termo Gay como usado atualmente, é abrangente, sendo também utilizado para referir-se a qualquer homossexual, bissexual, etc, efeminado ou não. Se já existe o termo homossexual a palavra Gay poderia ser um sinomino simples da palavra, porém quando isso acontece é referido de forma equivocada, tal fato não muda o sentido real da palavra apenas pelo uso frequente por todos no mundo, o que seria o mesmo que dizer que champanhe é atribuindo a todo o espumante só por causa do uso, o que não é verdade.

Claro que poderia ser utsada para qualquer coisa... e qual é o sentido "real" de uma palavra?

Algumas vezes o termo Gay é utilizado, inclusive, para referenciar-se a travestis e transexuais onde os concursos de "Miss Gay" são exemplos do uso do termo nesse sentido. Porém como alguém poderia ser miss e ser Gay ao mesmo tempo? Seria o mesmo que dizer: concurso mulher homem, concurso senhor mulher ou coisa parecida.

Há outras formas de interpretar esta questão... Portugalgay.pt (discussão) 11h47min de 27 de Novembro de 2007 (UTC)

Existem vários casos anteriores na historia onde uma palavra é concebida de forma equivocada, porém o povo, o uso e o tempo acabam por oficializar tais termos. Como acontece com a palavra piscina e aquário, que tiveram a ideia trocada devido ao uso irregular feito pelo 'povo', pois piscina remete a ideia de um reservatório para a criação de peixes enquanto a ideia da palavra aquário remete a de um grande tanque ou reservatório de água.

"o povo"... "o povo" não usa a palavra "gay"... Portugalgay.pt (discussão) 11h47min de 27 de Novembro de 2007 (UTC)

É difícil acreditar que a transexualidade e/ou qualquer nuance transgénero não seja fruto da marginalidade critica e/ou do pensamento, que muita das vezes, intrinsecamente enraizada a baixo índice social, econômico e cultural, sendo o econômico o índice de maior relevância.

as origens da transexualidade em 20 palavras(!). Portugalgay.pt (discussão) 11h47min de 27 de Novembro de 2007 (UTC)

De fato não se tem noticia de ocorrência de transexualidade nas classes elitizadas.

claro que não, somos todos malucos em inventar estas coisas! Portugalgay.pt (discussão) 11h47min de 27 de Novembro de 2007 (UTC)

O vínculo da idéia da palavra Gay aos travestis e transgêneros soa irritante pois essas figuras são a expressão do exato oposto a idéia da figura de um Gay.

a palavrita "irritante" outra vez... Portugalgay.pt (discussão) 11h47min de 27 de Novembro de 2007 (UTC)

O Gay verdadeiro, é masculino e se atrai por apenas e somente apenas as pessoas masculinas como ele, não defende nenhuma causa ou sai gritando aos quatro ventos a respeito do que faz com sua vida intima. E a principal idéia é a de que o verdadeiro Gay não precisa forçar uma super masculinidade pois é naturalmente masculino, e verdadeiramente não se interessa por nada que seja tido como o mundo Gay ou insumos para a cultura Gay, como listado abaixo. Nada do que foi listado abaixo é de fato Gay. São apenas tidos como de gosto dos homossexuais, e enquanto houver coisas tidas como 'de gosto dos homossexuais' haverá preconceito.

somos todas umas mentirosas preconceituosas portanto. Portugalgay.pt (discussão) 11h47min de 27 de Novembro de 2007 (UTC)

Tratado como grupo, minoria, expostos, vitimizados e confusos sempre estarão frágeis a corrupção causada pela rejeição que na verdade é feita de forma hipócrita, não tendo razão para existir já que todos praticam sexo. Na verdade como existe 7 cores no arco-íris e infinitas nuances entre elas, existe diversidade no comportamento do homossexual, não sendo bem a sexualidade a principal determinante desse comportamento.

claro que sim... mas apenas os "verdadeiros gays" merecem reconhecimento como "modelos" dentro da diversidade. Portugalgay.pt (discussão) 11h47min de 27 de Novembro de 2007 (UTC)

No indivíduo o seu comportamento varia sim mas conforme o caráter de cada individuo, portanto não existe um gosto homossexual propagado pela mídia, e nem mesmo ambientes para homossexuais pois todo o ambiente pode ser do homossexual, assim como todo o lugar, todos os estilos de vida, todas as profissões podem ser do homossexual, dependendo apenas de cada um, de suas próprias escolhas, igual a todo o ser humano, e não do que o sistema, a cultura, o 'povo', as ongs e outros rotuladores dizem e empregam como máxima verdadeira.

então para quê tanta tinta sobre a palavra "gay"? Portugalgay.pt (discussão) 11h47min de 27 de Novembro de 2007 (UTC)

Críticas ao Gay masculino[editar código-fonte]

Isto são críticas exactamente a quê?!? Portugalgay.pt (discussão) 11h54min de 27 de Novembro de 2007 (UTC)

Algumas leituras focam suas críticas ao Gay masculino, dentre elas destacam-se:

"gay" "masculino" seria um pleonasmo tendo em conta a dicussão acima, bastaria dizer "verdadeiro homem" Portugalgay.pt (discussão) 11h54min de 27 de Novembro de 2007 (UTC)
  • Geralmente o sentimento Gay traz um culto a masculinidade, aos caracteres sexuais secundários masculinos, ao comportamento masculino, etc. Traz também uma admiração, amor, contemplação e busca a uma idealização de masculinidade.
vide acima. Portugalgay.pt (discussão) 11h54min de 27 de Novembro de 2007 (UTC)
  • A palavra Gay remete a idéia de um modelo de homossexual que por acaso, por busca, ou de forma propositada, consegue reunir os seguintes atributos: ser muito masculino, ser alegre, ser fisicamente forte, ser vistoso, ser saudável e ser muito bonito como homem e modelo de beleza masculina.
acho que tem uma forma muito sui generis de ver a questão. Portugalgay.pt (discussão) 11h54min de 27 de Novembro de 2007 (UTC)
  • Dentro do modelo Gay não existe elementos pseudo-héteros, onde um indivíduo do par é mais masculino enquanto o outro é mais feminino, ainda porque isso não seria um par verdadeiramente homossexual mas sim um par seguindo um modelo pseudo-heterossexual. No modelo Gay é primordial que os dois sejam igualmente masculinos e nenhum dos dois tenha nenhum lado feminino.
será que fazem sexo? como conciliar o não modelo pseudo-heterossexual com a penetração anal ou oral? quais as posições sexuais aceitáveis dentro deste modelo Portugalgay.pt (discussão) 11h54min de 27 de Novembro de 2007 (UTC)

O modelo pseudo-heterossexual concilia muito bem, até mesmo ouve-se casos de um que é só passivo e outro que é só ativo. Já no modelo Gay(para matar sua curiosidade) os 2 são igualmente masculinos e igualmente ativos e passivos, e dispõem de concepções paradisíacas como a do sexo vestido, a do sexo sem penetração, e da mutua masturbação sem sexo oral, que seria o famoso "amaço", digo paradisíaco por não ser genitalisado, ou seja o erotismo e os jogos de fetiche não se dão apenas visando os genitais mas todo o corpo é alvo de erotismo, paradisíaco também pelo fato de abolir a concepção de sexo selvagem, portanto esse sexo Gay é feito com calma, sem pressa, sem hora para terminar, com um exagero de lubrificação quando houver penetração, sendo que esse sexo anal é feito devagar onde o que penetra introduz apenas a glande e nada mais que isso, seria quase que um ‘fio terra’. A realização paradisíaca as vezes se dá apenas com o beijo na boca, que seria o famoso ‘ficar’ portanto atualmente para se satisfazer sexualmente com alguem basta conhecer, beijar e ir embora, só isso. O namoro Gay por vezes se dá apenas com o carinho, o ficar abraçadinho olhando a paisagem, com beijos, passeios, demonstrações verbais de sentimento como -eu te amo, adoro você, presentes, atividades coletivas, passeios, etc, pode durar mais de 3 meses e acabar sem que tenha havido nenhuma relação sexual, ou seja é um namoro como qualquer outro, como o hétero por exemplo. Paradisíaco por visar o namoro onde o sexo fica em segundo plano e não é tão importante assim.

Achei muito interessante a contribuição acima. Conheço uma amplitude grande de modelos pseudo-heterossexuais tanto em Gays como em Lésbicas assimilados em conversas informais. Entre os amigos e amigas que conheço quase sempre um dos dois assume, com grande predominância, o papel do gênero oposto. Nesse sentido o comentário é importante pois mostra que a homossexualidade tem uma abrangência ainda maior nas relações de afeto, que poucas vezes são abordadas. --Jirah (discussão) 12h54min de 16 de Dezembro de 2007 (UTC)

Jirah, meu querido, acho que você não intendeu, pseudo-hétero são as duplas onde um é mais masculino e o outro é mais feminino, isso acontece em duplas de homens e mulheres porém no modelo GAY isso não acontece jamais pois os dois homens são igualmente masculinos bem como as duas mulheres são igualmente femininas. Nesse modelo não existe uma genitalização e nem mesmo a intenção sexual, a satisfação ocorre de forma afetiva, portanto trata-se de uma natureza afetiva que é um acessório moderno e atual da sexualidade.

Não é difícil entender, imagine comigo dois homens muito masculinos que namoram um com o outro, só namoram, com beijos, ficar abraçadinho, rizadas, passeios, telefonemas, presentes, lembranças, demonstrações de amor como um casal de adolescentes que agente vê por aí, namorados héteros que agente vê se beijando no shopping por exemplo, apenas substitua a menina por outro menino, agora imagine que o namoro depois de 3 meses acabou sem que houvesse nenhuma relação sexual.

Na verdade o homossexual, por exemplo o masculino, busca a afetividade na figura masculina e não necessariamente o sexo. Busca afeto como, o carinho, o passar as mãos nos pelos do braço, sentir o cheiro no pescoço, sentir com calma o sabor da boca, conversar, olhar nos olhos, ter prazer no simples fato de estar perto da pessoa, rir etc. Isso é oque realmente importa, evolui, e nutre o coração.

Agora para você entender o significado dessa natureza afetiva é preciso que você tire da cabeça palavras feias que inventaram para etiquetar as pessoas, essa palavras feias que devem ser esquecidas são: heterossexual, homossexual e bissexual, e suas variantes. Só existe uma coisa a se pensar, é a de que todos tem fome de afetividade, portanto sexualidade é uma palavra velha, as pessoas tem mesmo é natureza afetiva, e necessidade de sacia-la, e a única natureza afetiva que existe é a da própria afetividade que deve ser desempenhada sem nenhuma culpa e com muita naturalidade.

Você também pode pensar que a natureza tem muito carbono mas só alguns se arranjam em diamantes portanto ser minoria não significa ser pior, e nesse caso não significa mesmo! Para ser o que chamam de homossexual o espirito do individuo tem que ser extremamente evoluído, bonito e elevado, são elas que realmente, com suas contribuições na sociedade dão graças, glorias, luzes e majestade, colocando-a e conduzindo-a para o eixo do amor.

Essas pessoas, homo-afetivas, são injustamente marginalizadas e só Deus sabe mensurar o tamanho da injustiça e o tamanho do estrago causado na humanidade pelo que já se perdeu e ainda se perderá com o boicote a essas almas maravilhosas e seres divinais que infelizmente por um motivo ou outro não puderam e nem poderão ser ouvidas ou dado a elas o caro, muito caro valor, que sempre mereceram e merecerão. De forma inconsciente isso é meio retorico pois todos no mundo sabem disso mas infelizmente é guardado, de forma egoísta como algo a ser sempre secreto.

Isto tudo é muito interessante mas não vejo o que isto tem a ver com "verdadeiros gays", você apresenta uma forma de comportamento de duas pessoas e etiquetou isso de "comportamento gay" de forma arbitrária. Quanto aos pseudo-heteros, escapou-lhe um detalhe: a sociedade espera que um homem faça carinhos, ofereça prendas, etc, etc a uma mulher... o resto que indica é o comportamento que pode existir entre pessoas do mesmo sexo tal como há pessoas do sexo oposto que não se regem por esses estereótipos e não deixam de ser "heterossexuais" por isso! (P.S. por favor coloque 4 ~ no final dos seus comentários... facilita a leitura das mensagens ao colocar automaticamente uma assinatura e data/hora nos mesmos) Portugalgay.pt (discussão) 05h41min de 23 de Dezembro de 2007 (UTC)
Em relação aos papeis na relação discordo completamente do Jirah. Dos relacionamentos que conheço (e foram muitos) há todos os tipos de relações. Desde o marido macho que engana a dama desprotegida e fingem que são o "casal perfeito" em público até aos dois indivíduos completamente independentes em termos de funções e uma série de variantes pelo meio. No entanto na maioria dos casos (tal como acontece nos casais de pessoas de sexo diferente contemporâneos) em algumas facetas da vida comum um dos indivíduos tem o papel do género feminino, em outras facetas o mesmo indivíduo tem o papel do género masculinos e, finalmente, em outras facetas distintas o mesmo indivíduo não segue os estereótipos de género. Parece-me que muitas vezes as pessoas se esquecem que os estereótipos de género são mais abrangentes do que "o cavalheiro que abre a porta à dama" e incluem outras áreas como "quem dá sustento à casa", "quem limpa a casa", "quem trata da decoração", "quem decide quando se tem sexo", "como se reage perante a adversidade", etc, etc... Portugalgay.pt (discussão) 05h48min de 23 de Dezembro de 2007 (UTC)
  • O homossexual Gay quase nunca tem a sua natureza afetiva revelada publicamente, ou participa de paradas, movimentos de apoio a uma causa, ongs. Não costuma freqüentar ambientes tidos como para o público GLBT, não se portando como um simpatizante, ou segmentando sua participação na sociedade. Assumindo um comportamento idêntico ao do homem que não é homossexual, sendo ainda tomado como exemplo de boa vida, espiritualidade, caráter, integridade, boa sorte, dignidade e autoconsciência entre outras virtudes.
por contrapartida as pessoas que vão a paradas, movimentos e fazem parte de ONGs não são exemplos de "boa vida, espiritualidade, caráter, integridade, boa sorte, dignidade e autoconsciência entre outras virtudes" Portugalgay.pt (discussão) 11h54min de 27 de Novembro de 2007 (UTC)

Devido à grande diversidade sexual e de comportamentos humanos faz-se crer que existam alguns Gays que reunam essas características. Em conformidade com a teoria de Alfred Kinsey para a homossexualidade existem Gays que somente sentem-se atraídos sexualmente por outros homens sem que isso importe, necessariamente, num modelo de ideal masculino. Considere-se também que a natureza do termo Gay como conhecido atualmente, é abrangente, sendo também utilizado para referir-se a qualquer homossexual, bissexual, etc, efeminado ou não. Algumas vezes o termo Gay é utilizado, inclusive, para referenciar-se a travestis e transexuais onde os concursos de "Miss Gay" são exemplos do uso do termo nesse sentido.

tudo isto para dizer que não existem gays verdadeiros, e que Kinsey fez um modelo que classifica as pessoas numa escala homossexual - heterossexual, mas essa escala é irrelevante para ser gay ou não. Portugalgay.pt (discussão) 11h54min de 27 de Novembro de 2007 (UTC)

A palavra gay é uma giria popularesca. Os países adotam termos das culturas mais influentes, como EUA, Brasil, França, Inglaterra, Arabia, China Japão Índia, México, etc. O termo Gay é um exemplo de varias outras palavras que vieram desses países de cultura muito influente, porém a forma aportuguesada com certeza é guei, e diria que para o português essa forma é mais correta e bonita, porem é valido também, imagino que pelo uso, a palavra gay que pode ser usada em qualquer texto, portanto as duas formas estão corretas. A voz do Oraculomiraculoso


...não seria, porventura, a forma gráfica correta para o termo ou vocábulo, dado que parece ainda não se achar incorporado oficialmente ao vernáculo da língua portuguesa? A dinâmica linguística é... dinâmica, sim, mas precisa ser respeitado o seu ritmo.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda, em seu Dicionário da Língua Portuguesa, no domínio cultural-linguístico do Brasil, consigna-o (dado o seu caráter todo-inclusivo e vanguardista), porém o faz com as seguintes ressalvas:

Para "Gay", traz: gay[Ingl.] Adj. 2 g. e 2 n. S. 2 g. 1. V. guei. (remetendo-o, pois, ao elemento lexical guei, preferível)
Para "Guei", traz: [Do ingl. gay, "alegre", "gaio"; "homossexual".] Adj. 2 g. 1. Diz-se de homossexual. 2. Pertencente ou relativo a guei (4). 3. Que se destina a público homossexual: revista guei. S. 2 g. 4. Indivíduo homossexual. [Sin. ger. (ingl.): gay.]

Vejam-se, a propósito, as seguintes fontes oficiais:

(O VOLP não consigna "gay", apenas "guei").
(O Universal não consigna "gay", apenas "guei").

Por outro lado, o artigo gay no Wikcionário em Língua Portuguesa ainda carece de correções.

EgídioCamposDiz! 14h00min de 30 de Novembro de 2007 (UTC)

Lá vamos nós novamente fazer uma guerra com versões... mas (quase) *ninguém* em Portugal (excepto os autores de dicionários, pelos vistos) escreve "guei"! No google a diferença entre uma pesquisa por "guei portugal" e "gay portugal" é brutal (de quase 40'000 na primeira para quase 3'000'000 na segunda). OK... é óbvio que a maioria pode estar enganada (e, infelizmente, isso acontece muitas vezes quando se trata da língua), mas parece-me que neste caso se está a levar ao extremo a questão. Mesmo no Brasil a coisa não é linear: http://www.sualingua.com.br/01/01_gay.htm (e o Google aponta no mesmo sentido). É possível que o futuro seja a grafia "guei", mas ainda está longe esse momento, penso eu de que... Portugalgay.pt 15h56min de 2 de Dezembro de 2007 (UTC)

  • Como também é possível que a grafia futura oficialmente incorporada ao léxico, ao vernáculo, seja gay (note: sem o itálico...). Creio até que, alem de simplesmente apenas possível, é muito provável que assim venha a ser. Só que, até o presente... não é. É simples assim. Não se trata, pois, de guerra (ou sequer de intenção de tal), caro colega. Trata-se tão-somente de procurar respeitar o cenário linguístico vigente, enquanto a sua [da linguística...] dinâmica está em ação, a decidir por qual ou tal, certo? Será isso pedir demais?!... Observe, a propósito do artigo em causa, fiz-lhe algumas substanciais contribuições, mormente no tocante a correções necessárias (que, por sinal, estão a ser alvo de vandalismos recorrentes). Pode, então, constatar que o meu propósito é apenas buscar a correção do artigo/verbete. Uma delas, a questão gráfica oficial, sim, por que não? Apontei correções necessárias e fiz, com todo o respeito e empenho — e sem imodéstia — um trabalho primoroso. Agora... se não houver aceitação, paciência! Cumprimentos. EgídioCamposDiz! 00h12min de 3 de Dezembro de 2007 (UTC)
Eu limito-me a ver a situação actual em Portugal. No dicionário online da Porto Editora (que está temporariamente disponível gratuitamente) aparece guei com referência para gay onde aparece a definição comum. Na enciclopédia universal da Texto Editora (que disponibiliza apenas parte da enciclopédia online) não há sequer referência a guei e há uma entrada para movimento gay. Quanto ao "oficialmente"... o que quer isso dizer? Em leis da república portuguesa? Acho que não aparece ainda... em jornais e outros meios de comunicação aparece sempre gay... No dicionário da Língua Portuguesa da Priberam não encontrei nem gay nem guei . Quanto ao VOLP, infelizmente não tive acesso ao site (presumo que uma falha temporária) e não consegui verificar o que fazem com termos como laser ou cd... Portugalgay.pt 00h43min de 3 de Dezembro de 2007 (UTC)
  • Por primeiro, cumprimento-o pelos construtivos diálogos que tem suscitado. Sobre mérito ad causam, tenho mais a dizer-lhe o seguinte: (1º) [são perguntas...] os dicionários que tem consultado trazem primeiro "gay", remetendo-o a "guei", ou o contrário? Em qualquer das duas hipóteses, ao consignar o termo "gay", fazem-no em itálico (gay) — de forma a anunciar, a declarar a ainda não-inclusão lexical-vernacular ou não? (2º) oficial não é o mesmo que legal. Não necessariamente, embora usualmente sim. Oficial quer dizer promanado de autoridades institucionalizadas, cometidas de alguma atribuição. Assim, em Portugal, a Academia de Ciências de Lisboa, assim, no Brasil, a Academia Brasileira de Letras (responsável, no domínio linguístico brasileiro, pelo VOLP, entre outras incumbências). O Universal, de Portugal realmente não consigna qualquer das formas. (3º) LASER (Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation), CD (Compact [Digital Laser] Disc, ou, reduzido, Compact Disc) são ou siglas, ou assemelhados (siglemas, ou siglóides), e, pois, recebem tratamento diferenciado, sim. Que princípio linguístico de incorporação se usa para esses casos? Ordinariamente, é o da assimilação fonético-preservada: chofer < francês chauffeur; futebol < inglês football e por aí vai... CD — desde que pronunciado /cêdê/, como não fere o vernáculo, assimila-se de pronto (não se diga, claro, /ciidii/, numa aproximação grosseira do Alfabeto fonético internacional...). Veja o nobre colega que há consistência lógica nesse corpus linguæ. Mas chegaremos a bom termo! Sds! EgídioCamposDiz! 12h46min de 3 de Dezembro de 2007 (UTC)
Recentemente li matéria sobre a proibição do uso de estrangeirismos no Brasil (CCJ da Câmara aprova lei contra estrangeirismos, de 13/12/2007) tendo talvez como base o Projeto de Lei N° 1676-D, DE 1999. Sendo o termo Gay (em itático) ainda não amparado por vários dicionários da língua portuguesa, talvez o termo se incluiria na lista de estrangeirismos! Considero que a palavra mais próxima para Gay em português talvez fosse "homossexual masculino" onde perderíamos o termo amplamente aceito "Gay" na linguagem popular em favor de "homossexual masculino", um termo altamante complexo, que sequer traduz o mesmo imaginário popular. Não conheço termo mais aceito que "Gay" na linguagem popular brasileira para representar os homossexuais em geral. A se proibir o uso de estrangeirismos no Brasil talvez o melhor termo para Gay seria Baitola, cujo termo e significado estão devidamente citados no dicionário Houaiss. --Jirah (discussão) 00h57min de 24 de Dezembro de 2007 (UTC)

Proponho que a página "Gay" se refira apenas a palavra e o seu uso, não a cultura homossexual. Igualmente como é na Wikipedia de lingua Inglesa.

Fica quase como dois artigos designados a falar sobre a mesma coisa, tanto o Homossexual como o artigo Gay esta sendo usado apenas para falar sobre homossexualidade...


Achei tuas sugestões muito pertinentes! Até o momento os temas GLBT enriquereram dos mais diversos conteúdos replicando conceitos em diversas páginas. Simplificá-los na essência de cada conteúdo é importantíssimo mas exigirá grandes esforços em identificar, separar e ilustrar conceitos importantes que se aplicam a vários temas.

Sugiro as seguintes diretrizes:

  • Para Gays e Lésbicas e Bissexuais, seria importante ressaltar a Escala Kinsey em algum momento sem discorrer demasiadamente sobre o assunto. Uma breve citação para a transsexualidade seria importante.
  • Para Travestis e Transsexuais, seria importante importante ressaltar a Escala de Orientação Sexual de Harry Benjamin em algum momento. Uma breve citação para a homossexualidade seria importante.
  • A questão de direitos, preferencialmente abordada em tema pertinente, como Cronologia dos direitos homossexuais e temas correlacionados.
  • O tema Homossexualidade poderia ser um índice para todas as características da homossexualidade humana, incluindo registros históricos e um pequeno tópico sobre a homossexualidade no reino animal.
  • Teorias para a Homossexualidade, um tema a parte, abordando as teorias psiquiátricas, psicológicas e da medicina sobre o assunto, abordando também algumas questões do senso comum.
  • O tema Transsexualidade poderia ser semelhante em diretrizes da Homossexualidade, idem para as Teorias para a Transsexualidade.
  • Citação da homossexualidade e transsexualidade como manifestações naturais no tema Gênero.

Seria grato por sugestões sobre o assunto e de como subdividir e concatenar os temas! - O que seria realmente um diferencial em cada tema e o que seria comum a varios temas? A minha opinião é que a criação de temas teóricos sobre a homossexualidade/transsexualidade poderiam ser o primeiro passo e que o projeto tivesse um início, meio e fim para alcançar a abrangência desejada. --Jirah (discussão) 00h40min de 12 de Janeiro de 2008 (UTC)


  • Uma notita... na realidade a página "gay" está dedicada à palavra e seu uso: "Cultura Gay", "Direitos Gay", etc, etc... a única excepção é a parte de iorubá que deveria estar num verbete próprio (oh céus!) ou em homossexual. Portugalgay.pt (discussão) 13h45min de 12 de Janeiro de 2008 (UTC)
  • A citação do uso do idioma iorubá, mesmo no cárcere, é valiosíssima a meu ver, muito embora gritante- e claramente pejorativa. Primeiro coloquei a relação iorubá-homossexualidade na página Iorubá da Wikipédia, onde ela foi relegada como não pertencente... agora se procura expulsar ela daqui da página Gay. Quantos empurros, what is isso?! Se fosse eu, ficava... Bepp (discussão) 22h24min de 7 de Abril de 2008 (UTC)
  • Espero que seja possível encontrar referências culturais para o idioma iorubá que não passem por insultar os próprios utilizadores do idioma. Perdoem-me a comparação mas seria como colocar numa página sobre hebraico como única referência uma citação de Adolf Hitler . Portugalgay.pt (discussão) 14h37min de 9 de Abril de 2008 (UTC)

Só para esclarecer: transferi o item Iorubá usado pelos Gays para esta página porque entendo que a linguagem utilizada tanto pelos Gays e simpatizantes como a utilizada por pessoas não-Gays que conhecem as palavras dos dialetos utilizados nas religiões afro-brasileiras não é propriamente a língua yorùbá, essa linguagem é um conjunto de palavras desses vários dialetos e idiomas. Tanto usam palavras do quimbundo e quicongo, misturando com yorubá e português, portanto essa mistura não é língua yorubá. É considerado falante desta língua quem lê, fala, escreve e entende, o que é muito raro mesmo com todos os cursos existentes da língua. Jurema Oliveira (discussão) 21h30min de 6 de Setembro de 2008 (UTC)